EVENTO DIOCESANO REÚNE 1500 JOVENS
EM GRAVATAL
Era ainda cedo quando o movimento de ônibus em direção à Gravatal começou!
Neste domingo, 17 de outubro de 2010, jovens vindos de toda a Diocese de Tubarão rumaram à paróquia de Gravatal para o ENJOCRI – Encontro de Jovens Cristãos, grande Encontro que mobilizou a juventude diocesana.
Animados ao som da Banda RAFFINARI, da Paróquia de Morrotes (Tubarão), os mais de 1500 jovens se concentraram no ginásio municipal de esportes.
Chegaram mostrando o rosto jovem que a diocese tem.
Por volta das 8:30hs, fez-se a acolhida e a apresentação das delegações das quatro comarcas presentes.
Toda a animação foi coordenada pela equipe assim constituída: seminarista Rafael Uliano, o jovem Fernando, Ir. Elisângela e Pe. Édison Müller.
O primeiro momento importante foi a Espiritualização, conduzida pela paróquia de Monte Castelo, que ajudou-nos a refletir sobre a esperança que devemos ter em nossa caminhada como jovens, não desanimando e lutando para sermos promotores da paz.
Depoimentos marcaram a manhã procurando trabalhar a inclusão e o preconceito.
Foi marcante a presença de dois irmãos anões que moram em Tubarão.
Os jovens anões Kaio e Marina, ao darem seus testemunhos, emocionaram-se e fizeram com que todos enchessem os olhos de lágrimas e os aplaudissem de pé.
Ambos fazem fa
culdade e aprenderam a viver cada dia sorrindo mais e mais para a vida.
Também fomos brindados com a apresentação do coral da Escola Especial Vida e Arte, de Tubarão, encantando a todos com belas canções.
Destacou-se o depoimento do jovem Lucas, portador da rara síndrome de Tourret. Hoje, através do apoio da Escola, tem o seu emprego e vive muito feliz.
O pessoal da APAE de Gravatal também marcou presença com danças e coreografias feitas pelos próprios alunos da Escola que, com o seu jeito meigo, prenderam a atenção dos jovens, deixando-lhes uma linda mensagem do amor de Deus.
O jovem Gustavo, deficiente visual, de Florianópolis, apresentou uma canção mostrando seu exemplo e modelo de vida de perseverança e insistência em viver, encantando todos pela bela voz.
Uma presença no ginásio chamava a atenção de todos: um mendigo. Portava mochila, cobertor, sacolas... um andarilho.
Sentava-se hora num lugar, hora noutro.
Para fechar a manhã com chave de ouro, ele se despiu de seus trajes de mendigo e, sob aplausos emocionados, ao som da canção “Sou um Milagre”, revelou sua identidade.
Tratava-se de João Batista Anselmo, de Oficinas, Tubarão.
Ele contou sua história de superação e resgate dos vícios das drogas, deixando todos boquiabertos pela interpretação e contextualização conduzida por ele.
Por volta da 11:30hs fomos conduzidos ao almoço, que foi preparado pela APAE local, sendo o lucro arrecadado em prol da instituição.
Muita música e animação marcaram a manhã.
Registre-se as presenças de diversos padres de nossa Diocese, dentre eles: Pe. Auricélio, Pe. Édison, Pe. Elias, Pe. Paulo Rodrigues e Pe Nilo Buss.
Também estiveram presentes religiosas, vocacionados e seminaristas, fazendo com que o evento ficasse mais enriquecido.
Valeu a pena ver a empolgação dos jovens tão animados em busca da paz, trabalhando pela paz, tecendo redes de paz.
(Michel Maÿ dos Santos – seminarista)
QUE LEGAL!!!!!
ResponderExcluirESSA É MAIS UMA PROVA DE QUE NA VIDA TEMOS QUE LUTAR SE PESTANEJAR... E CREDITAR QUE SEMPRE VAMOS SUPERAR...
QUE ESSE ENCONTRO ACONTEÇA COM MAIS FREQUENCIA...
QUE MAIS E MAIS JOVEM SIGAM POR ESSE CAMINHO TÃO BONITO E IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE...
ABRAÇOS...