domingo, 31 de outubro de 2010

RIACHINHO – ENCONTRO VOCACIONAL EM JAGUARUNA

ANIMAÇÃO VOCACIONAL
ENVOLVE TODA A COMUNIDADE
Muito carinhosa a acolhida da comunidade do Senhor Bom Jesus, de Riachinho, na Paróquia de Jaguaruna.
Um grupo de cantos já aguardava a chegada do Pe. Auricélio, dos seminaristas e da Equipe Vocacional.
Cerca de 60 pessoas participaram do Encontro Vocacional! Eram crianças, adolescentes, jovens (uns dez!) e até alguns adultos.
O Encontro aconteceu na capela da comunidade, que ainda está em fase de construção. Durante a tarde, o Pe. Eleomar e o Pe. Pedro Damázio, pároco e vigário paroquial respectivamente, marcaram suas presenças.
O pároco cunhou uma palavra que norteou as reflexões: ESFORÇO. Ele citava o esforço (empenho, decisão) de Zaqueu em querer VER JESUS PASSAR.
Pe. Auricélio e o seminarista Renato abordaram a temática da vocação que Deus faz a cada um, e da necessidade de uma resposta.
Os seminaristas José Luiz e Gustavo dirigiram o momento de espiritualidade e ajudaram na realização e animação do evento.
A Equipe Vocacional da paróquia estava presente nas pessoas de Rosânia (coordenadora), Daniel, Daiane, Jair, Débora, Tereza e seu esposo.
Às 19h, após o lanche oferecido pela comunidade, o Pe. Auricélio apresentou e comentou alguns clips musicais vocacionais.
Em seguida, aconteceu a Santa Missa. Ao final, a Rosânia agradeceu a acolhida da comunidade a mais esta iniciativa da Pastoral Vocacional.
O Jalmor e a Cláudia, líderes comunitários, agradeceram a realização do Encontro na comunidade.
Pe. Auricélio, ex-pároco de Jaguaruna, agradeceu a receptividade e elogiou a comunidade que caminha unida e organizada.
E abençoou as três jovens que tocaram violão na missa e que estavam estreando como animadoras da comunidade, ao lado do veterano Valter.
Também cumprimentou os pais e irmãos da noviça Manoela Costa Pereira, filha da comunidade que, no próximo dia 11 de dezembro, receberá as vestes de Irmã de Maria de Schoenstatt, no Rio Grande do Sul.





















































































































ESPECTATIVA PARA O RETIRO ANIMA SEMINÁRIO



RETIRO ESPIRITUAL ACONTECE NESSE FERIADÃO

Nos próximos dias 31, 01 e 02 de novembro, na Casa do Pe. José Livinos Jochen, em Sanga Grande Alta, Jaguaruna, acontecerá o Retiro anual do Seminário Nossa Senhora de Fátima.

O orientador será o Pe. André Corrêa Oenning, Pároco de Nova Brasília e Diretor Espiritual de nosso Seminário. O seminarista Marcelo, estudante de Teologia e auxiliar de formação de nossa Casa, participará do Retiro. Também o Pe. José, anfitrião, acompanhará esta atividade de formação. Os nossos padres Pedro e Auricélio substituirão o Pe. André em suas atividades paroquiais, além de alguns compromissos em outras paróquias.

O momento do retiro é sempre muito salutar e necessário. O próprio Jesus fazia seus momentos especiais de encontro e intimidade com o seu Pai. Foi assim, no deserto, que Ele preparou-se para iniciar a sua vida pública, anunciando o Reino. Também quando iria escolher os Doze apóstolos, retirou-se em oração “para um lugar deserto”.

Retiro significa sair do ambiente normal, cotidiano, e buscar maior proximidade com Deus e consigo mesmo, num outro ambiente, longe dos atrativos convencionais.

Abençoado retiro a todos! Que o Espírito Santo ilumine o padre Pregador! Os frutos colheremos ao longo da caminhada!




SEMINARISTAS EXERCITAM SUA CIDADANIA


ATRAVÉS DO VOTO CONSTRUÍMOS
A SOCIEDADE QUE SONHAMOS

Por ocasião da realização do 2º turno das eleições que elegerão o novo presidente do país, os nossos seminaristas eleitores foram dispensados para irem até suas famílias e realizarem o exercício do voto.

“A Política é a melhor forma de fazer caridade”, ensinava o saudoso Papa Paulo VI. Sim, o compromisso com a administração dos bens públicos é fator decisivo para que toda uma população tenha seus direitos atendidos.

A Igreja, como instituição, não toma partido por este ou aquele candidato. Apresenta princípios éticos; isto, sim. Cabe à Igreja-povo, à cada um de nós, portanto, fazermos conscientemente o exercício de cidadania por meio do voto consciente e comprometido.

Boas eleições para todos! E que o Senhor Deus abençoe aquela pessoa que for escolhida para governar o país.


ARMAZÉM – REARTICULANDO A PASTORAL VOCACIONAL

SEMINARISTAS PARTICIPAM DE REUNIÃO DO SAV NA “CIDADE AMIGA”

Com o objetivo de rearticular a Pastoral Vocacional em Armazém, neste dia 28, quinta feira, aconteceu uma reunião com animadores de coroinhas.
Tal encontro deu-se na Sala de Catequese, com início às 19:30h. Não compareceram todos os convidados, mas apenas uns sete. D. Cecília, atual coordenadora da PV, juntamente com seu esposo Silvester, acolheu os participantes.
Refletiu-se sobre a importância da animação vocacional na paróquia, como uma dimensão que deve envolver todas as demais pastorais e organismos eclesiais.
Foram agendadas algumas atividades para o próximo ano:
* Encontro de Formação para Animadores de Coroinhas, 02/04/2011. Convidar Animadores de Vargem do Cedro e S. Martinho. 13:30h às 17:30h, podendo encerrar com Missa.
* Encontro Paroquial de Coroinhas, 04/06/2011. 13:30h-16:30h, com lanche. Pode ser numa comunidade.

* 10º Encontro Comarcal de Coroinhas, 28/08/2011. Local: à definir.
* Agendar uma reunião mensal com os coroinhas da matriz. Convidar um dos padres para uma pequena mensagem. Reservar momento de formação e de definição da escala.
* Promover Encontros com Catequizandos (matriz, ou paroquial) de todos os níveis ou somente da Intermediária; sempre em parceria com a Catequese, envolvendo os Movimentos.

* Aproveitar as Missas Vocacionais mensais para usar de criatividade e levar a proposta vocacional à comunidade.
Em muitas paróquias a situação da Pastoral Vocacional não é muito diferente. Além de pessoas abnegadas, é necessário o envolvimento direto dos padres que nela trabalham, e de definirem uma direção de trabalho (planejamento).
Contudo, o trabalho é tão importante que não pode ficar nas mãos de uma pessoa ou de um grupinho. É tarefa de toda a Igreja!
“Enviai, Senhor, operários para a vossa messe!”

PAI DE SEMINARISTA LANÇA LIVRO EM LAGUNA


LIVRO RESGATA CULTURA AÇORIANA
DE NOSSO LITORAL
Há alguns anos que o professor Laércio Vitorino, pai do seminarista Alberto e professor do seminarista Leonardo, vem realizando projetos e pesquisas sobre a cultura luso-açoriana no litoral de Santa Catarina, especialmente nas comunidades que compõe o Distrito de Ribeirão Pequeno, no interior sul de Laguna. Estes trabalhos desembocaram no Grupo Cultural Casa da Dinda.
E, após tanto lutar, com incentivos estaduais, o professor e escritor Laércio lançou, neste sábado, 30 de outubro, o seu primeiro livro “Memória – um patrimônio irrenunciável – comunidade do Distrito de Ribeirão Pequeno da Laguna”. O evento aconteceu às 15h, no Salão Paroquial de Ribeirão Pequeno.
Nosso Seminário recebeu o convite para estar no ato de lançamento do livro, mas apenas o Alberto e o Leonardo foram dispensados para participar do evento. E o professor foi convidado pelos Formadores para vir ao Seminário apresentar a sua obra.
Parabéns ao novo escritor e pesquisador açoriano, e que o Bom Deus lhe ajude a divulgar os saberes desta tão importante cultura açoriana!

SEMINARISTAS PARTICIPAM DE “MISSA PELA PAZ”

OS CRISTÃOS PRECISAM EMPENHAR-SE NA EDIFICAÇÃO DA PAZ
O dia 28 de outubro, quinta feira, foi marcado pela realização da Missa da Paz, na matriz de Morrotes.
O dia de São Judas Tadeu e São Simão, apóstolos, foi ocasião propícia para que uma grande multidão se concentrasse numa celebração para clamarem por PAZ.
Nós que somos discípulos missionários do Príncipe da Paz, somos os primeiros interessados em cultivar uma CULtURA DE PAZ em nossa sociedade.
Diante de tantos sinais de agressividade, de medo e de desesperança, dentro e fora das famílias, o Pe. Avelino, pároco de Morrotes, já há alguns anos, vem congregando fiéis para a Missa da Paz.
As pessoas vestem roupa na cor branca (ou a própria camiseta alusiva à data, confeccionada pela paróquia), trazem velas (e neste ano a paróquia ofereceu um aparador de cera de vela), organizam excursões ou caravanas (dos municípios vizinhos)... e vão se concentrando no Salão de Celebrações, no Centro de Pastoral, ao lado da matriz.
Uma grande equipe de organização ajuda o padre nos trabalhos. Os seminaristas participaram do Momento de Adoração.
A Adoração teve início às 13:30h e terminou com a bênção, um pouco antes do início da Missa.
Os seminaristas receberam camisetas da paz, ofertadas por benfeitores anônimos.
Coube a eles a tarefa de coordenarem a última hora de Adoração. E o fizeram muito bem.
Após a belíssima e envolvente celebração, animada pelo Grupo Luz, do Sandrinho, de Oficinas, eles retornaram para o Seminário mais comprometidos em ser promotores da paz em todos os ambientes onde estiverem.
Nossa gratidão ao Pe. Avelino pelo convite e pelo empenho em conseguir as camisetas para nós.
QUE A PAZ DO SENHOR JESUS CHEGUE E SE ESTABELEÇA PARA SEMPRE ENTRE NÓS.




























































"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)