O primeiro foi o Rodrigo da Silva, da Diocese de Tubarão, 3º ano de Teologia.
Realizou sua experiência de férias na Amazônia, em Parintins, no período de dezembro de 2009 a fevereiro de 2010.
Sua motivação bíblica foi a frase de Jesus: “Vem e segue-me” (Lc 18,22). Conheceu o Bispo D. Giuliani Frigeni. Atuou na Paróquia da Barreirinha.
A realidade o tocou: poucos padres (apenas três, e já idosos), 105 comunidades (ribeirinhas e indígenas), poucas vocações presbiterais, neopentecostalismo muito forte, alcoolismo, desemprego e as enormes distâncias.
Percebeu, contudo, o protagonismo dos leigos; que há muitos líderes atuantes; a forte presença dos jovens na caminhada eclesial; a importante ação social da Igreja. Notou que o Povo é sedento da Palavra de Deus.
Entre tantas marcas, guarda o esforço e dedicação dos padres missionários que lá vivem e atuam.
O segundo testemunho foi do seminarista Júlio, 3º ano, da Diocese de Rio do Sul. Seu testemunho missionário foi sobre os 10 meses que viveu na Diocese de Humaitá, no Pará.
Lá o clero é reduzido a 15 padres, quase todos estrangeiros. Sua paróquia era constituída de 249 comunidades. Atuou forte na formação de lideranças jovens e organização de Grupos de Jovens.
A frase bíblica de sua inspiração: “Vende o que possuis e dá aos pobres e terás um tesouro nos céus!” (Mt 19, 16-22).
Após o almoço, os dois teólogos coordenaram uma dinâmica gincana, organizando os seminaristas em três equipes. Com tarefas bem criativas, todos se envolveram.
A tarde transcorreu em clima de alegria. A Missa aconteceu às 18:30h, tendo como presidente o Pe. Arnildo, de Lages.
Após o jantar, houve uma sessão de cinema, quando foi apresentado um documentário sobre D. HÉLDER CÂMARA – o Santo Rebelde.
O filme marcou a todos pela força do testemunho de grande santo de nossos dias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.