02 de junho de 2013. Hoje foi um dia de Festa em São Luís, comunidade da Paróquia de São Sebastião, de Vargem do Cedro, no município de Imaruí. Além de ser o Dia do Senhor, domingo, aconteceu a 8ª Romaria Vocacional da Diocese de Tubarão e a Festa da Beata Albertina. Não obstante as adversidades (chuva no dia anterior, frio, feriadão e, talvez, o fato de muitos fiéis ainda não terem recebido o pagamento), muita gente compareceu ao Santuário e participou das várias atividades que aconteceram ao longo do dia.
Antes da celebração festiva, às 9:40h, o jovem Diácono Rafael Uliano deu o seu testemunho de fé. Partilhou com a comunidade o seu itinerário vocacional e como está respondendo ao chamado de Deus em sua vida. Em seguida celebramos a Santa Missa. D. João Francisco Salm a presidiu, ladeado pelos padres Sérgio Jeremias de Souza (Reitor do Santuário), Vanderlei da Rosa (Vigário de Imaruí), este Promotor Vocacional e o Diácono Rafael.
Os seminaristas do Seminário Menor auxiliaram nas funções litúrgicas. Membros de várias Equipes Vocacionais também participaram com leituras e preces. A Banda Discípulos, do KM 60 (Paróquia de Oficinas, Tubarão) animou a celebração, coordenado pelo Fabrício. D. Maria Verônica Berkenbrock, irmã da Beata Albertina e moradora de Vargem do Cedro, estava presente. Há pouco mais de um mês faleceu um dos irmãos da Bem-aventurada, Vendolino (aquele que encontrou o corpo martirizado da Beata no fatídico 15 de junho de 1931). Os restaurantes da comunidade abrigaram os fiéis para o almoço. Eu e os seminaristas almoçamos no Salão de Festas da vila, acompanhados do Sr. Bispo, os padres e grande número de fiéis.
Às 13:30h, no Santuário, iniciamos um momento mariano. Os seminaristas cuidaram da animação. Ouvimos os depoimentos da Ir. Bertilda (das Irmãs Franciscanas de São José, de Vargem do Cedro), dos seminaristas Lucas Rodrigues (sobre a JMJ), Micael (sobre a vida no Seminário), Sadionei (sobre o seu despertar vocacional). Uma senhora de Tubarão deu o seu depoimento sobre três graças que alcançou pela intercessão de Albertina e fizemos uma homenagem à Beata cantando o hino oficial. Um Grupo de Jovens de Capivari apresentou uma bonita coreografia.
Em seguida, com animação do músico Irineu Calegari, o Pe. Sérgio presidiu a Adoração Eucarística. Neste mesmo momento toda a Igreja Católica estava em comunhão com o Santo Padre Francisco, em Adoração. A iniciativa foi de Bento XVI, dentro da dinâmica do Ano da Fé. Ficamos muito felizes de poder estar comungando nossa catolicidade.
Terminada a cerimônia, iniciamos a Santa Missa. Muitos romeiros vieram participar da celebração que eu presidi, auxiliado pelos seminaristas na liturgia e animação. Rezamos pela saúde e pelas vocações. Assim encerramos mais uma Romaria, muito gratos a Deus pela oportunidade e os consolos que nos deu. E continuamos rezando pela canonização de Albertina.
Depois das devidas despedidas e agradecimentos, fomos visitar Vargem do Cedro: a matriz e o Flus Hauss. Lá cumprimentamos D. Maria Verônica, a tal irmã de Albertina. Fizemos compras e retornamos para Tubarão. Aqui chegamos, cansados e contentes, por volta das 19:15h.
http://padreauricelio.blogspot.com.br/
http://padreauricelio.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.