02 de dezembro de 2012. 08h. A comunidade de São Pedro, de Costa da Lagoa, em Jaguaruna, está construindo sua capela. Por hora, está usando o Salão de Festa, onde aconteceu a celebração hoje. Foi muito bom rever as pessoas da comunidade onde fui pároco por dois anos. A Equipe de animação estava à postos.
O seminarista Marcelo Buss e algumas senhoras da Pastoral Vocacional local estavam presentes. O seminarista José Luiz deixou o seu recado vocacional. O Marcelo partilhou sobre este momento especial que ele mesmo está vivenciando e que tem sido muito especial para toda a paróquia.
Às 10h fomos para Morro Bonito, em Jaguaruna. A escolha da padroeira de Morro Bonito, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, deu-se por um fato muito curioso que aconteceu no lugar pelos idos de 1917. Era tempo de Primeira Grande Guerra e Nossa Sra. aparecia em Fátima, Portugal.
Duas crianças, enquanto brincavam, avistaram uma imagem de Nossa Senhora, sob uma árvore. Dezenas de anos depois, por volta de 1950, no clima da anunciação do Dogma da Imaculada Conceição, aqueles “videntes” resolveram contar o que haviam testemunhado. Nossa Senhora lhes dirá a construção de uma gruta no lugar e que as pessoas tomassem água de uma fonte que ela faria nascer do lugar. Foi construída uma grutinha e a notícia se espalhou por toda parte. Excursões vinham de longe para passar algum tempo no lugar e fazer as devoções marianas.
Hoje, pela manhã, o Pe. Auricélio presidiu a Missa na gruta. Ela foi toda reformada e construíram uma tenda para abrigar os devotos. Um grupo de músicos de Morro Grande, liderado pelo seu Edinho, animou a celebração. O seminarista José Luiz deixou uma mensagem vocacional à assembleia. A comunidade estava muito feliz. O andor com a imagem da Imaculada foi trazido em procissão desde o Salão de Festas até à Gruta acompanhada pela Banda Municipal. Foi muito bom celebrar com a comunidade me meio ao bosque que circunda a gruta. D. Anita, filha do seu João Candinho, ex-proprietário, construtor e zelador da gruta durante muitos anos, narrou a história da devoção no lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.