terça-feira, 25 de setembro de 2012
PE. AURICÉLIO ESCREVE SOBRE O RETIRO DO CLERO DE TUBARÃO
27 a 31 de agosto de 2012. Chegou um tempo especial para os presbíteros de nossa Diocese de Tubarão: o retiro espiritual anual. Mais uma vez, o retiro aconteceu na Vila Fátima, conhecida como Morro das Pedras, na Praia da Armação, no sul da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis. A bela casa dos jesuítas, no alto do morro, com uma vista esplendorosa do mar e da lagoa do Peri e com jardins encantadores parece ter sido talhada especialmente para estes encontros com Deus.
O Pregador foi D. Célio de Oliveira, Bispo de São João Del Rei, Minas Gerais. Com seu jeito singelo e ponderado, planejou suas onze conferências pautando-as sobre o Documento de Aparecida. Suas locuções breves, em torno de 35 minutos, eram concluídas com uma síntese por escrito da sua falação e com uma anedota.
Nossa tarefa era refletir sobre os temas abordados a partir dos textos bíblicos sugeridos, no sistema da Lectio Divina. Os momentos de oração (Laudes, Hora Média e Missa, com as Vésperas) eram muito edificantes. À noite D. Célio dirigiu momentos especiais conosco: Missa de abertura, Celebração de Memória dos Padres Falecidos, Noite Penitencial e Adoração Eucarística.
O Retiro oportunizou que houvesse momentos de diálogo com os colegas que quase não encontramos em meio às tantas atividades pastorais. E ainda comemoramos o aniversário natalício do Pe. Rogério Ramos, bem como o aniversário de Ordenação do Pe. Pedrinho Goulart.
Nossa Diocese ainda encontra-se vacante, mas os padres estão à frente do trabalho de evangelização de nossa grei. Durante estes dias sentimos muito presente em nossas orações e reflexões os nossos diocesanos, os nossos seminaristas e os irmãos padres que não puderam estar presentes.
A presença do Diácono Virgílio conosco lembrou-nos que, dentro de poucos anos, deveremos ter conosco os futuros Diáconos Permanentes que ainda estão na Escola Diaconal. A missa de encerramentos marcou o fim deste nosso “kairós presbiteral”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.