quinta-feira, 24 de maio de 2012

MORROTES – MISSA VOCACIONAL PELA PAZ NAS FAMÍLIAS

Com o Pe. Avelino é só festa! Quem nunca riu de alguma das suas anedotas, piadinhas ou arremedos?! “É uma parada!” Pois hoje, dia 14 de maio, às 19:15h, estivemos celebrando a Santa Missa na paróquia dele, Morrotes, em Tubarão. Estamos festejando a Semana do Seminarista e, como atividade principal, planejamos visitar as matrizes de cada paróquia da Comarca.

O salão de orações estava tomado por aproximadamente duas mil pessoas. Chegamos meia hora antes e só conseguimos estacional nossa Kombi muito longe do local da Missa. Na hora marcada – pois o pároco não tolera atrasos! – iniciamos a Santa Missa. Longa procissão de entrada com coroinhas, liturgos, ministros da Eucaristia e padres.

Além do pároco, nossos formadores Pe. Auricélio e o Pe. Pedro De Biasi, concelebraram. Nós nos, seminaristas, nos espalhamos no meio da multidão. A animação da celebração ficou por conta dos amigos do Grupo Unidos em Cristo, de Gravatal (Pouso Alto).

Ao final, o pároco pediu ao Pe. Pedro de apresentar cada seminarista. Terminada a celebração, ficamos conversando com as pessoas. O Pe. Avelino, junto com a SAV preparou um delicioso lanche para nossa comunidade, com torta e tudo! A D. Edi, da PV da Catedral, e o casal Loro e Izilda, da PV de Capivari, estavam presentes. Foi um belo momento de confraternização.

O pároco ainda presenteou o Seminário com uma enorme caixa de guloseimas: bolachas, salgadinhos, bolos... Muito obrigado, Senhor, por tanto carinho que recebemos desta comunidade querida de Morrotes!

MONTE CASTELO – MISSA VOCACIONAL

23 de maio de 2012. 19:30h. Dentro da Semana do Seminarista, nesta noite, a nossa comunidade seminarística esteve rezando com a comunidade da matriz de Monte Castelo. O pessoal do SAV e o Pe. Bantu Mendonça, Vigário Paroquial, nos recepcionaram.

O Pároco, Pe. Carlos, não pôde estar presente por conta de compromissos religiosos em Laguna. O Pe. Pedro precisou ficar no Seminário por conta de alguns compromissos. Os fieis lotaram a matriz para a Missa e Novena de Nossa Senhora da Agonia. O Ministério de Música Amigos pela Fé (Véve, Luciana, Bruno e Marcelo) animou a celebração.

A Missa foi presidida pelo Pe. Auricélio e concelebrada pelo Pe. Bantu que, muito carinhosamente, agradeceu nossa presença. O pessoal do SAV paroquial, coordenado pelo Sérgio Goulart, gentilmente, ofereceu uma lembrancinha para cada seminarista.

Os seminaristas Sadionei e Matheus falaram em nome de nossa comunidade. terminada a celebração, o SAV nos ofereceu um delicioso lanche. Bacana ver a empolgação dos animadores vocacionais e também dos membros do Grupo de Jovens que estão se preparando para o Cenáculo Diocesano no próximo domingo.

CEDA – HOMENAGEM AOS SEMINARISTAS

21 de maio de 2012. 19:30h. Hoje, segunda-feira, como é costume, aconteceu a Missa Vocacional na CEDA, em Tubarão. Os seminaristas animaram a celebração, que foi presidida pelo Pe. Auricélio e concelebrada pelo Pe. Pedro. recebemos a visita do Grupo de Coroinhas de São Tarcísio da matriz São José Operário, de Oficinas, Tubarão.

Na oportunidade, rezamos em Ação de Graças pelos aniversários deste mês: dos seminaristas Adson e José Luiz, da benfeitora Terezinha (oficinas); dos casais Vanderlei e Azenair, e Deocir e Maria (25 e 29 anos de Matrimônio, respectivamente) – pais dos seminaristas Matheus e Jean – e do Pe. Auricélio.

A D. Margarete, mãe do seminarista Adson, doou quatro crucifixos peitorais para uso dos coroinhas. No início da celebração, eles foram abençoados e entregues aos coroinhas Lucas, Matheus, Ana Paula e Maria Eduarda.

Após a Novena de Nossa Senhora de Fátima, o Pe. Pedro encaminhou a homenagem aos seminaristas. Cada seminarista foi presenteado por uma madrinha de oração, que também receberam alguns presentes. Foi um momento muito bonito e fraterno. Percebemos como o nosso povo acolhe bem a nós, seminaristas, e como sentimo-nos valorizados com este gesto.

Num clima de muita alegria, o seminarista propedêuta Lucas dirigiu uma mensagem de felicitações ao nosso promotor. Cantamos “Parabéns à você” e recebemos a bênção.

CAPIVARI – MISSA VOCACIONAL E DA JUVENTUDE

20 de maio de 2012. 19:15h. Dentro dos festejos da Semana do Seminarista estava prevista uma Missa Vocacional na matriz de Capivari de Baixo. Por isso, nesta noite de domingo da Ascensão nossa comunidade seminarística foi rezar com o povo de Capivari.

O Pe. Pedro, nosso Reitor, não pôde nos acompanhar porque está auxiliando na paróquia de Imaruí. Os seminaristas cuidaram da animação, e o fizeram muito bem. D. Izilda, do Setor Juventude e Pastoral Vocacional nos acolheu. Jovens de várias comunidades vieram participar.

Foi tudo muito bonito e animado. O Pe. Auricélio presidiu a celebração e cantou algumas de suas canções durante a reflexão. O seminarista Gabriel, de Capivari, refletiu sobre Vocação. O Lucas Bittencourt falou em nome do Seminário.

Depois, terminada a celebração, o Pe. Adelino e o seminarista Rodrigo nos acolheram em sua Casa Paroquial e nos ofereceram um delicioso lanche. Muito obrigado por tudo!!!

CANGUERI – IMARUÍ – ENCONTRO DA CONGREGAÇÃO MARIANA

20 de maio de 2012. 15h. A comunidade do Senhor do Bom-fim, de Cangueri Quadro da capela, em Imaruí, recebeu Congregações da Congregação Mariana de toda a Federação (Dioceses de Tubarão e Criciúma).

O belo encontro iniciou pela manhã. Pe. Auricélio, como Assistente Espiritual da Congregação, foi convidado para presidir a Santa Missa. E levou com ele os seminaristas propedêutas que, ao longo da liturgia, o auxiliaram e deixaram seus recadinhos vocacionais. A celebração foi muito bonita, como é próprio de quem ama a Jesus e Sua Mãe.

Sendo hoje o Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social, o presidente recordou as duas palavras-chave que o Papa Bento destacou em sua Mensagem especial para este dia: silêncio e palavra. Ou seja: para falar bem das coisas de Deus é preciso, primeiramente, ouvi-Lo! E saudou o Ramon Silveira, da Rádio Tubá, que estava animando o Encontro, querendo, assim, cumprimentar todos os comunicadores.

ALMOÇO FESTIVO NO SEMINÁRIO


20 de maio de 2012. 12h. Hoje, solenidade da Ascensão do Senhor Jesus, o domingo foi celebrado com muita alegria em nosso Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão. Pela manhã cedinho, os seminaristas acompanharam o Pe. Pedro à Unisul-TV para a Missa da Ascensão. Foi uma forma especial para celebrar a Semana do Seminarista.


Para comemorar os aniversariantes deste mês – eu, o Adson e o José Luiz – organizamos um almoço festivo. Meus pais e meu padrinho também vieram participar. A mãe e irmão do Adson, D. Margarete e Mateus, também. Os pais do José não puderam participar. Os pais do Jean, Deocir e Maria, e mais nossos benfeitores Daniela e Matheus, ajudaram a preparar a refeição.

Os rapazes enfeitaram o refeitório com toalhas vermelhas e imponentes vasos de flores. O Daniel Willemann leu uma saudação aos aniversariantes e todos cantaram “Parabéns à você”. Tudo foi muito aprazível, pois sempre é prazeroso estar entre amigos. Somos imensamente gratos a Deus pelas bênçãos que derrama sobre nós.

SÃO TOMÉ – MISSA VOCACIONAL E JANTAR COM O SAV

Dentro dos festejos da Semana do Seminarista, nesta noite de 19 de maio, às 19h, visitamos a comunidade de São Tomé, na paróquia de Oficinas, Tubarão. Fomos todos muito bem acolhidos.

O Coral Unidos pela Fé, da Catedral, animou a celebração. Era também a Missa dos catequizandos, o que exigiu maior envolvimento dos pequenos. Foi tudo muito alegre! Os seminaristas Lucas e o José Luiz receberam um espaço para poder deixar seus recadinhos vocacionais.

Dali fomos à SASCO, em Oficinas, para o jantar de confraternização, com a SAV. O pároco, Pe. Edinei Ourique, e o vigário Pe. Rogério Ramos, acompanharam o jantar vocacional oferecido pelo SAV local. E foi muito bom! Nossa gratidão à Sônia, à D. Regina e aos demais membros do SAV.

SEMINARISTAS ACOLHEM VISITANTES DE CARREIRA DO SIQUEIRO

Neste dia 19 de maio, às 14h, cerca de setenta pessoas da comunidade de Carreira do Siqueiro, Laguna (Paróquia de Imaruí), de todas as idades, vieram visitar nosso Seminário. Foram bem acolhidos por nós, seminaristas, e pelo Pe. Auricélio.

Reunidos no Auditório conversamos com eles, cantamos e lhes apresentamos nossa Casa. O seminarista Sadionei cuidou de explicar os objetivos do Seminário. Outros o auxiliaram. Depois, na capela, o Jonas dirigiu um momento de oração.

Em seguida, eles puderam andar pela Casa, tomar um lanche, e brincar nas várias modalidades de esportes. Trouxeram alguns alimentos para nós; e nos presentearam com bijajica e tapioca (alimentos que muitos seminaristas não conheciam ainda).

Pelas 17h eles se despediram. Somos muito gratos pelo carinho demonstrado. Voltem sempre!

FORMADORES DISCUTEM 3ª SEMANA PROPEDÊUTICA

Na tarde 17 de maio de 2012, no auditório do Seminário de Azambuja, aconteceu a reunião dos formadores dos Seminários Propedêuticos de Santa Catarina. Estavam presentes os representantes de Tubarão, Florianópolis, Joaçaba, Lages e Criciúma, mais o Pe. Vânio (ex-Presidente da OSIB) e o Pe. Pedro Paulo (novo Presidente).

A iniciativa de se promover mais uma Semana Propedêutica Catarinense visa oportunizar aos propedêutas de nossas dez Dioceses uma maior reflexão sobre Discernimento Vocacional, o tema central, bem como favorecer a criação de laços de fraternidade entre os futuros estudantes de Filosofia de Brusque.

A próxima Semana acontecerá nos dias 26 a 30 de setembro do presente ano. Será em Criciúma. A OSIB convidará alguns palestrantes cujos nomes foram sugeridos. Criciúma se encarregará da acolhida, hospedagem, alimentação, e definição de alguns aspectos da Programação.

Deverão participar cerca de 50 jovens candidatos ao Seminário Maior. A novidade é que cada Diocese terá cinco minutos para apresentar algo sobre sua caminhada propedêutica. Estima-se que esta 3ª Semana será tão ou mais exitosa quanto as outras duas edições que aconteceram em Tubarão e Joaçaba.

PE. AURICÉLIO PARTICIPA DE ENCONTRO DA OSIB REGIONAL

O Curso Anual da OSIB (Organização dos Formadores de Seminários e Institutos do Brasil) do Regional Sul IV da CNBB teve início dia 16 de maio, e se estendeu até o dia 18. O assunto principal foi o estudo do Documento 93 “Diretrizes da Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.

D. Severino, Bispo de Caçador, dirigiu as reflexões. D. Irineu Andreazza, de Lages, Bispo referencial da OSIB, esteve presente. De nossa Diocese de Tubarão esiveram participando os padres Auricélio e Pedro Paulo. Foram acolhidos e hospedados pelo Pe. Pedro Schlichting, Reitor do Seminário de Azambuja.

Pe. Vânio Silva, Presidente da OSIB, conduziu os trabalhos do Encontro. A primeira conferência foi feita pela Ir. Nilma Nielbert, Psicóloga e membro da Sociedade das Irmãs da Divina Providência, de Florianópolis. Entre tantos assuntos abordados, ela disse: “devemos estimular as famílias para o cultivo da oração. O testemunho de vida e oração dos pais é muito importante; e também o é o testemunho dos padres.

Na família deve ser cultivada a vida de fraternidade, visando criar um campo afetivamente sadio” Questionou como acontecem as férias dos seminaristas: “estão cultivando a dimensão espiritual ou fazem férias de tudo?” Avaliou a posição de cada um dentro da cadeia familiar, dizendo que “nossos formadores procedem de famílias com formação muito rígida, trazendo, por isso, uma enorme carga de medo, raiva, superproteção...”.

Falou que há um certo “hipnotismo social” em que certas idéias negativas parecem ser a verdade, como por exemplo, citou, que Matemática é a pior matéria escolar. Explicou “Tudo começa como se pensa. Idéias negativas não ajudam”.

No período da tarde, Pe. Mário Agustín, Formador da Diocese de Blumenau, partilhou sobre sua participação no recente Curso Nacional da OSIB. Ao final do dia foi eleita a nova diretoria da OSIB: Pe. Pedro Paulo (Tubarão) será o presidente. Terá o auxílio do vice, Pe. Vânio (Fpolis), do secretário Pe. Oscar (Criciúma) e do tesoureiro Pe. Pedro S. (Fpolis).

O segundo dia do Curso ficou sob os cuidados de D. Severino. Acessível e inteligente, o prelado analisou o texto do Documento 93. Houve muita participação de todos, enriquecendo as reflexões. O Curso foi concluído no dia 18, após a manhã de estudos dirigida pelo Bispo de Caçador.

CELEBRAÇÃO DO DIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

14 de maio de 2012. 19:30h. A padroeira do Seminário é Nossa Senhora de Fátima e a celebração do seu dia foi ontem, dia 13. Para marcar a data, a Missa Vocacional na CEDA, hoje, foi toda especial. Pe. Pedro, nosso reitor, fez a presidência da celebração.

Pe. Auricélio homenageou as mães presentes cantando “Olhos de Mãe”, de sua autoria. Sua mãe, D. Osmarina, homenageou Nossa Senhora cantando “Ave Maria”, uma composição do nosso Promotor.

Devotamente, as mães trouxeram o andor com a imagem para junto do altar, e os seminaristas e demais jovens presentes a rodearam. Ali cantamos e rezamos.

Ao final, quatorze senhoras se ofereceram para ser “Madrinhas de Oração” dos seminaristas ao longo deste ano. Fazemos sempre isso para marcar a Semana do Seminarista.

SEMINARISTAS GANHAM “MADRINHAS DE ORAÇÃO”

14 de maio de 2012. 19:30h. Durante a Missa Vocacional na CEDA, nesta segunda-feira, o Pe. Pedro convidou voluntários para serem “Madrinhas ou Padrinhos de Oração” dos seminaristas.

Quatorze senhoras se ofereceram, uma para cada seminarista. Ali mesmo elas conheceram seus afilhados. Ao longo do ano eles manterão algum contato salutar.

A iniciativa abre a Semana do Seminarista e tem se mostrado muito bonita. Cria-se um bom nível de amizade entre madrinha e afilhado que, às vezes, dura anos.

RIO BONITO – MISSAS DO DIAS DAS MÃES

Neste dia 13 de maio, Dia das Mães, às 17h, o nosso Promotor presidiu Missa na comunidade de Bela Vista, em Rio Bonito (Braço do Norte), na qual aconteceu, também, a novena da festa da Beata Albertina.

O seminarista Sadionei ajudou nos serviços do altar. O seminarista Lucas Rodrigues se uniu à equipe e fomos para a comunidade de Rio Santo Antônio, pois às 19h teríamos outra celebração.

Em todas as comunidades se percebe o carinho que as pessoas tem pelos seminaristas, sendo isso um grande incentivo vocacional.

RIO BONITO – MISSAS DO DIAS DAS MÃES

Neste dia 13 de maio, Dia das Mães, às 17h, o nosso Promotor presidiu Missa na comunidade de Bela Vista, em Rio Bonito (Braço do Norte), na qual aconteceu, também, a novena da festa da Beata Albertina.

O seminarista Sadionei ajudou nos serviços do altar. O seminarista Lucas Rodrigues se uniu à equipe e fomos para a comunidade de Rio Santo Antônio, pois às 19h teríamos outra celebração.

Em todas as comunidades se percebe o carinho que as pessoas tem pelos seminaristas, sendo isso um grande incentivo vocacional.

PINDOTIBA – MISSA VOCACIONAL COM HOMENAGEM ÀS MÃES

12 de maio de 2012. 19:30h. O Pe. Auricélio presidiu a Missa Vocacional em que se homenageou, também, as queridas mãezinhas, pela passagem do Dia das Mães. O Ministério de música Som e Fé, da RCC de Braço do Norte, animou a celebração.

O seminarista Daniel Cardoso, que reside naquela comunidade, auxiliou na celebração e, ao final, deixou um recado vocacional. Como costuma fazer todos os anos, a comunidade convida um padre do Seminário para a Missa e faz uma campanha de alimentos. Este ano também.

O Daniel agradeceu as doações e convidou a comunidade para visitar nossa Casa.

PE. AURICÉLIO PARTICIPA DE JORNADA VOCACIONAL

09 a 14 de maio de 2012. 8h. As Irmãs Franciscanas de São José, que em nossa Diocese estão presentes em Vagem do Cedro, organizaram uma Jornada Vocacional na região. Ontem elas trabalharam na Escola de Vargem do Cedro.

À convite delas, Pe. Auricélio participou das atividades no Colégio Fridolino Hülse, no centro de São Martinho. Atingiram estudantes do Ensino Fundamental (6ªs a 8ªs séries), nos dois períodos diurnos. Ir. Anete coordenou os trabalhos, auxiliada por quatro candidatas à Vida Consagrada (Elaine, Isabel, Gildete e Daiane). Os adolescentes estavam bem comportados e interessados.

No dia seguinte, aconteceram atividades em Rio São João (interior de São Martinho) e no centro, na Escola Rodolfo. Trabalhamos com as primeiras séries do Ensino Fundamental. As crianças são maravilhosas, alegres, e muito participativas.

No dia 11 de maio, a Jornada Vocacional foi em Armazém, na Escola da localidade de Santa Terezinha (antiga Sanga Morta). Pela manhã realizamos dois bons encontros com estudantes e, à tarde, mais duas sessões. A diretora, os professores e estudantes foram muito carinhosos. A Equipe continuou outros trabalhos mais pastorais durante o final de semana na paróquia de Vargem do Cedro.

No dia 14, a Equipe foi recepcionada com muito carinho e apreço pela diretora do Colégio de Armazém. Utilizamos o auditório do educandário, tudo estava muito bonito e muito bem instalado. Trabalhamos as turminhas da manhã e da tarde. Os adolescentes e jovens participaram muito bem. A última escola a ser atingida nesta Jornada foi o Colégio de Pinheiral (Braço do Norte-Rio Fortuna). Conversamos com jovens e crianças.

Nesta empreitada vocacional, muitas sementes foram lançadas; confiamos tudo aos cuidados do Senhor, que é o Dono da seara.

sábado, 19 de maio de 2012

QUERIGMA – MENSAGEM VOCACIONAL AOS JOVENS

06 de maio de 2012. 9:30h. Cerca de 50 jovens provenientes de 6 paróquias da Comarca de Tubarão participaram da primeira etapa do Curso Querigma.

Este evento visa capacitar jovens para serem melhores líderes em suas comunidades, em seus Grupos e para organizarem novos grupos de jovens. A Ir. Lily assessorou o Encontro.

Várias pessoas se alternaram nas reflexões. Pe. Auricélio esteve presente e aproveitou o espaço para lançar o apelo vocacional. Ao final rezou com eles a Oração Vocacional. Eles estavam muito animados e receptivos a este tipo de convite.

PROPEDÊUTAS - MISSA VOCACIONAL NA MATRIZ DE MORROTES

05 de maio de 2012. 19:15h. Por solicitação do pároco, Pe. Avelino, o Pe. Auricélio e os seminaristas propedêutas foram participar da Missa na matriz de Morrotes.

Nesta Missa Vocacional os seminaristas participaram através de determinadas funções: proclamação do Evangelho, convite vocacional e motivação para a Oração do Pai Nosso.

O apelo vocacional foi lançado, especialmente aos jovens, mas, de modo geral, à toda a comunidade.

CATEQUIZANDOS DE CAPIVARI VISITAM SEMINÁRIO

05 de maio de 2012. 14h. Conforme acontecera no ano passado, os catequizandos da comunidade de Três de Maio, na Paróquia de Capivari de Baixo, estiveram visitando o nosso Seminário. Chegaram neste sábado, 5, por volta das 14h e permaneceram entre nós até perto das 17h.

Pe. Auricélio os acolheu na capela, juntamente com um grupo de seminaristas. Dirigiu-lhes uma breve saudação vocacional. O seminarista Gustavo deu prosseguimento às atividades: explicar os objetivos do Seminário, levá-los a conhecer nossa Casa e encaminhá-los para os esportes.

Eles trouxeram lanche e também alguns produtos de limpeza e alimentos para doar ao Seminário. Foram muito gentis e educados o tempo todo. Suas catequistas estavam sempre atentas para que pudessem se divertir tranqüilamente. Sejam sempre muito bem-vindos!

RELIGIOSAS PREPARAM ENCONTRO VOCACIONAL FEMININO

05 de maio de 2012. 14:30h. Foi um momento muito especial na caminhada vocacional a reunião desta tarde, na Casa São José, das Irmãs da Divina Providência, em Tubarão, coordenada pelo Pe. Auricélio.

O objetivo da reunião foi encaminhar os preparativos do 4º Encontro Vocacional Feminino da Diocese, que acontecerá dia 14 de julho próximo, aqui no nosso Seminário. Na mesma ocasião acontecerá o nosso 2º Encontrão para garotos.

A Ir. Irmgart, Vice-coordenadora da PV-diocesana acolheu carinhosamente a todos em sua casa. Estavam presentes, ainda, as Irmãs Rosemeyre (Instituto Coração de Jesus, de Braço do Norte), Verônica (das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, de Imbituba), Ignez Maria (das Irmãs Vicentinas, de Orleans) e o Promotor Vocacional. Fez-se uma revisão do último encontro, no ano passado, e definiu-se o modelo do próximo Encontro.

Os trabalhos e compromissos foram divididos e delegados. Todos ficaram muito entusiasmados e certos de que será um ótimo Encontro Vocacional, com as graças de Deus e de Nossa Senhora.

SEMINARISTAS ACOLHEM MEMBROS DO CONSELHO DE PASTORAL DA DIOCESE

05 de maio de 2012. 8:30h. A segunda reunião do Conselho Diocesano de Pastoral aconteceu neste dia 5 de maio, sábado, na Sala de Palestras do nosso Seminário, em Tubarão.

O início aconteceu às 8:30h; e o término às 13h. Pe. Lino Brunel, o Coordenador Diocesano de Pastoral, coordenou os trabalhos, auxiliado pelo Pe. Sergio Jeremias, nosso Administrador Diocesano. O Murilo, da PJ, coordenou a espiritualização.

O Administrador fez um repasse da reunião da CNBB, da qual participou, em Aparecida, São Paulo. Comentou que percebeu um evangélico clima de comunhão eclesial vivido entre os bispos, não obstante as opiniões antagônicas entre eles. Além da nossa Diocese vacante, outras 15 estão na mesma situação e que, até o final do ano, outro tanto de Igrejas Particulares perderão seus pastores. Nenhuma notícia, portanto, sobre nosso futuro Bispo.

Comentou as reflexões e comemorações da 50ª Assembleia da CNBB, dos 50 anos do Concílio Vaticano II, da celebração do Ano da Fé (que terá início dia 11 de outubro – data da abertura do tal Concílio), e da celebração dos 20 anos do Catecismo da Igreja Católica. Grande parte da Assembleia foi para tratar das orientações para uma verdadeira animação bíblica de toda a ação evangelizadora da Igreja, sob as luzes da Verbum Domini.

Terminada a explanação, Pe. Lino conduziu uma reflexão dobre Pastoral Familiar. Todos os segmentos pastorais puderam usar a palavra e partilhar suas atividades diocesanas. Após a reunião, foi servido um delicioso almoço no refeitório do Seminário. Os seminaristas prepararam os ambientes da Casa e recepcionaram muito bem aos ilustres visitantes. Mereceram vários elogios!

SEMANA DO SEMINARISTA – ESTÁ CHEGANDO A HORA!

Mês de Maio é o Mês de Nossa Senhora. E, dia 13 de maio, é dia de celebrarmos a primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. Foi neste mês que foi adquirido o terreno para construir o nosso Seminário, grande sonho de D. Anselmo Pietrulla, nosso primeiro Bispo.

Eis o motivo de nosso Seminário ter sido consagrado a Maria. D. Anselmo queria que os seminaristas e futuros padres da Diocese tivesse uma Mãe; qual Mãe seria melhor que aquela que o próprio Deus escolheu para ser a Mãe de seu Filho Jesus?

Neste mês, de 19 a 27, celebraremos a SEMANA DO SEMINARISTA. Acontecerão Missas Vocacionais nas matrizes da Comarca de Tubarão, com as presenças dos seminaristas.

Os objetivos são agradecer o apoio recebido pelos Seminários da Diocese, rezar pelas vocações e, oxalá, despertar mais vocações específicas para vida religiosa e presbiteral. Haverá confraternização com as Equipes Vocacionais.

Nas demais paróquias da Diocese acontecerá uma Campanha de Orações pelas Vocações. Pede-se que, principalmente, sejam promovidos momentos de Oração nos encontros de Catequese, reuniões e celebrações que já costumam acontecer nas paróquias.

Nossa Senhora, Rainha das Vocações, rogai por nós!

VEM AÍ: 7ª ROMARIA VOCACIONAL e BOTE FÉ VOCACIONAL

Será no próximo dia 03 de junho a próxima Romaria Vocacional ao Santuário da Bem-aventurada Albertina Berkenbrock. São Luís, no município de Imaruí e paróquia de Vargem do Cedro, já está se preparando para receber os romeiros. Equipes Vocacionais, comunidades religiosas e todas as pessoas de boa vontade estão convidadas a participar.

Junto com o Setor Jovem da diocese estaremos promovendo o Bote Fé Vocacional, que é uma forma da Pastoral Vocacional ajudar a preparar o clima para a Jornada Mundial da Juventude de 2013.

Cerca de cem jovens que estarão reunidos em Braço do Norte para o Curso Querigma (de Formação) virão em romaria para o nosso evento em São Luís. Durante todo o dia haverá atividades no Santuário e na Gruta do Martírio.

A PROGRAMAÇÃO básica é a seguinte:

08:30h. Acolhida dos romeiros no Santuário.
09:00h. Momento de oração; depoimentos; animação.
10:00h. Santa Missa (Pe. Sérgio, Administrador Diocesano).
12:00h. Almoço.
13:30h. Animação. Momento Mariano. Depoimentos.
14:30h. Adoração Vocacional (seminaristas).
15:00h. Missa Vocacional. BOTE FÉ VOCACIONAL.

GRUTA DO MARTÍRIO – Terços Vocacionais

08:30h. Equipe Vocacional de Armazém.
09:00h. Equipe Vocacional de Gravatal.
14:00h. Equipes Vocacionais de Catedral e S. Antônio de Pádua.
14:30h. Equipe Vocacional de Jaguaruna.
15:00h. Equipe Vocacional de Orleans.

ENCONTRO REUNIRÁ APAIXONADOS PELAS MISSÕES

05 de maio de 2012. “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho”. Todo cristão é chamado a ser discípulo missionário do Senhor.

Por isso, no próximo dia 12, sábado, acontecerá mais um encontro com pessoas que já participaram do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) ou que queiram acender a chama missionária em nossa Diocese de Tubarão.

Será no CEAC (Centro de Atividades da Catedral), das 8:30h às 10h. Toda pessoa que desejar refletir sobre Missões pode participar. Venha você também!!!

JAGUARUNA – MISSA DA FÉ COM PV E RCC

04 de maio de 2012. 20h. A RCC de Jaguaruna promoveu a celebração eucarística desta quinta-feira, na bela matriz de Nossa Senhora das Dores.

O Ministério Vozes do Espírito, da comunidade, veio animar a Missa da Fé, que foi presidida pelo Pe. Auricélio. Waldir, Waldir, José Faustino e Silvana deram conta do recado com muita unção. Grande parte das canções foi extraída do repertório do nosso formador.

Alguns membros da Pastoral Vocacional da paróquia, que também fazem parte da RCC, cuidaram da acolhida. Os seminaristas propedêutas auxiliaram durante a celebração: o Lucas proclamou o Evangelho; o José Luiz animou a oração-canção do Pai Nosso; o Fernando apresentou as preces da comunidade e o Jonas refletiu sobre vocações.

A Vanderléia (Léia), jornalista-proprietária do Jornal Folha Regional e coordenadora da PASCOM paroquial postou registros sobre a celebração ao longo da Missa. Assim o Blog e o Face-book da Paróquia ficaram atualizados (www.paroquiajaguaruna.blogspot.com ).

Ao final, por volta das 22:30h, ficamos conversando com as pessoas que vinham nos cumprimentar ou partilhar suas impressões. E passamos na casa do Celso e da Léia Piuco, onde recebemos um delicioso lanche.

SEMINARISTAS EVANGELIZAM PELA INTERNET

Com o incentivo que os formadores tem dado para que os seminaristas aproveitem sua paixão pela internet para usá-la com vistas à evangelização, vários seminaristas criaram seus próprios Blogues e páginas no Face-book.

O Papa Bento XVI, nos seus encontros com jovens por todo o mundo, tem incentivado os jovens a serem discípulos missionários do Senhor através dos modernos meios de comunicação social. Isso é muito importante, pois as redes sociais disseminam todo tipo de opinião e, muitas delas, são contrárias ao Evangelho.

Por que não aproveitarmos estes instrumentos para propagarmos o amor de Deus? E os jovens sentem-se atraídos por esta forma de comunicação. Não podemos ficar pra traz. Você também pode usar a internet para evangelizar! Seja um missionário de Jesus Cristo!

Eis os endereços dos nossos Blogues.
www.deusefielseminaristas.blogspot.com
seminariotubarao.blogspot.com
seminaristasadionei.blogspot.com
mixelmay.blogspot.com
rafaeluliano.wordpress.com

PE. AURICÉLIO ESCREVE CARTA VOCACIONAL AOS CATEQUISTAS

Tubarão, 05 de maio de 2012.

Caro/a Catequista, saudações no Senhor Ressuscitado!

Venho, como Promotor Vocacional na Diocese, agradecer a você e à sua Paróquia pelo incentivo no trabalho de Animação Vocacional. E também, reconhecendo a importância do seu ministério, para solicitar ainda mais um pouco do seu empenho.

O Decreto Optatam Totius (sobre a Formação dos Sacerdotes), do Vaticano II, explica que a animação vocacional “é um dever de toda a comunidade cristã, a qual, pelo testemunho de uma vida plenamente cristã, se torna mediadora da vocação divina” (OT, 2). Portanto, é urgente difundir “a convicção de que todos os membros da Igreja, sem exceção, tem a graça e a responsabilidade do cuidado pelas vocações” (Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis – João Paulo II, 41).

Em nossa Diocese, a Pastoral Vocacional pretende “desenvolver um trabalho de animação vocacional para possibilitar o surgimento e o acompanhamento de todas as vocações na Igreja... evangelizando à luz da Sagrada Escritura, em vista da construção do Reino de Deus” (Programação Pastoral 2012, p. 04 e Plano Diocesano, §109).

Nossa Diocese é um lindo canteiro para todas as vocações! Quanto às vocações de “especial consagração”, agradecemos a Deus pelos 31 seminaristas diocesanos (14 em Tubarão; 07 em Brusque, 09 em Florianópolis e um Estagiário), e 01 no Seminário Josefino (Orleans). Além do Marcelo e do Rodrigo que aguardam as Ordenações. Há, ainda, alguns seminaristas em congregações fora da Diocese. Não são tantas, mas também há jovens candidatas à vida religiosa que são acompanhadas pelas Irmãs.

Cremos que Deus continua CHAMANDO-VOCACIONANDO jovens de nossas paróquias! Precisamos do seu apoio, catequista, para ajudar os mais jovens a “ouvirem” este chamado. Pergunte a eles sobre como desejam “gastar” a vida. Proponha-lhes o ideal vocacional: servir a Jesus, ao Seu Reino na Sua Igreja!

Além de motivar a ORAÇÃO VOCACIONAL com seus catequizandos, obedientes à exortação de Jesus (“Pedi ao Senhor da Messe”), lhe pedimos o favor de agendar e divulgar nossos

PROJETOS:

01. SEMANA DO SEMINARISTA – de 19 a 27/05: promover uma Campanha de Oração pelas Vocações;

02. 7ª ROMARIA VOCACIONAL ao Santuário da Beata Albertina - 03 de junho. Haverá atividades durante todo o dia. Acolhida: 8:30h.

03. ENCONTRÕES VOCACIONAIS – 14/07 e 06/10: no Seminário de Tubarão, das 8 às 16h, para garotos a partir da 4ª série.

04. ESTÁGIOS VOCACIONAIS – 1-2/09 e 24-25/11: no Seminário de Tubarão, para rapazes a partir da 8ª série. Início: sábado, às 8h; término, domingo, às 16h.

05. 4º Encontro Vocacional Feminino – 14/07: no Seminário de Tubarão, das 8 às 16h, para moças a partir de 12 anos.

06. AGOSTO – MÊS VOCACIONAL.

07. ANIMAÇÃO VOCACIONAL DOS COROINHAS – são quase 2.200 coroinhas em nossa Diocese! Uma verdadeira “escola vocacional”!

08. Formação e animação de EQUIPES VOCACIONAIS nas paróquias.

Novamente, em nome da Pastoral Vocacional Diocesana, agradeço a você, catequista, por nos ajudar a criarmos um “clima vocacional favorável” em nossas comunidades. Fique com Deus!

Pe. Auricélio Costa
www.peauricelio@yahoo.com.br - www.padreauricelio.blogspot.com

ABORTO E MATERNIDADE NÃO COMBINAM

A Igreja Católica está na luta para proteger a vida, especialmente daquele ser humano indefeso. Mães, neste mês de Maio – mês consagrado à vocês e à Maria, queremos manifestar o quanto vocês são importantes para nossas vidas. Verdadeiras mães, vamos sensibilizar nossa sociedade para que não haja mais a prática do aborto.

A Sagrada Escritura, no Livro do Deuteronômio 30,19 diz: “ato hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, amando o Senhor teu Deus, obedecendo à Sua voz e apegando-te à Ele, e tua vida é prolongada em teus dias”.

Reflita comigo: você acha que matando um filho de Deus você alegrará o Criador? Eu creio que Deus fica muito triste, pois os filhos que Ele criou não estão obedecendo aos Mandamentos que Ele mesmo lhes entregou. E tenho certeza que é um grande presente para uma mãe completar a gestação de um filho, trazê-lo ao mundo e ver seus dias para fazê-lo feliz.

Portanto, não tem sentido tirar a vida de uma criança ainda no ventre de sua mãe. É maravilhoso gerar uma nova vida e deixar aquele anjinho viver, sorrir, sonhar, construir seus passos... Cada criança é única e tem o direito de viver. Uma criança pode transformar vidas, mudar a sua família... e o mundo!... nem que seja por um minuto.

Mulheres que praticam o aborto talvez não mereçam ser chamadas de mães. No meu entendimento, não são mães verdadeiras, pois não tem amor.

O nosso futuro estará comprometido se não mudarmos o rumo da nossa sociedade e passarmos a defender a vida sempre!

Gabriel Serafim Amaro, seminarista da 2ª série

terça-feira, 1 de maio de 2012

MARIA, OBEDIÊNCIA QUE PRO-VOCACIONA

É comum ouvirmos um certo adágio popular que reza assim: “pedido de mãe é ordem”. Neste mês de maio muito refletiremos sobre o papel da mãe em nossa vida e a homenagearemos de inúmeras formas. De fato, por nove longos meses fomos gerados e gestados no ventre de nossa genitora. A partir desta experiência fundante, viveremos cada dia de nossa existência ligados física ou psico-afetivamente àquela mulher que chamaremos de “mãe”. E não há nada de mal nisso, pois tudo foi providenciado pelo Bom Deus!

De nossas mães recebemos tudo que precisamos para crescer: o afeto, o leite materno, as primeiras lições de sociabilidade, de sobrevivência... O seu papel materno nos influenciará profundamente na construção de nossa estrutura psicológica. Isto é, o que somos hoje se deve muito ao que recebemos de nossa mãe!

Ao vir ao mundo, tendo chegado o tempo, o próprio Deus quis fazer a experiência de ter mãe. A jovem Maria, de Nazaré, foi a escolhida. Coube-lhe a missão de gestar em seu ventre o Salvador. Ela lhe deu educação para que se tornasse um homem maduro; ela providenciou todas as necessidades primárias de Jesus!

Realmente, Maria não poderia ser uma “mulher comum”, para que lhe fosse confiada tarefa tão grandiosa: educar “o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Salvador”. E ela teve êxito em sua missão. Defendeu e acompanhou o seu menino em todas as etapas da vida d’Ele. E O seguiu até o Calvário... e mais, até a Ascensão!

Ninguém como Maria para conhecer tão profundamente Jesus! É por isso que coube a ela o papel de instigar Jesus a iniciar a Sua missão, realizando o primeiro sinal. E foi lá em Caná, numa festa de casamento. As presenças de Maria e Jesus encheram de Graça aquela festança. O milagre da transformação da água em vinho encheu de bênção toda aquela família.

Por iniciativa de Maria não somente Jesus é chamado a responder diante de uma necessidade que surgira: a falta de vinho. Ela vai chamar os servidores de bebida: também eles devem colaborar para que a festa continue. “Façam tudo o que Ele lhes disser” (Jo 2,5). O tom de Maria é imperativo. O pedido da mãe de Jesus soa como uma ordem de alguém que sabe o que é melhor para o seu Filho (e para todos os “demais filhos”).

Hoje, ainda, Maria continua chamando cada um de nós para colaborarmos com o seu Filho e a Igreja d’Ele. Isto significa que nossa vocação passa também pela figura de Maria. Somos chamados a ser obedientes a Jesus e, consequentemente, obedientes à Maria. “Obedecer na fé” é uma resposta que damos a Deus (1Rm 1,5). E Maria é o mais perfeito modelo de realização deste conselho evangélico. Precisamos cultivar em nós este dom para que sejamos sempre mais obedientes e, assim, vivamos na paz. Pois, como diz aquela máxima: “quem obedece não peca”.

Percebemos, hoje, muita dificuldade em obedecer. Os pais reclamam da educação que eles mesmos deram aos seus filhos. Mas, na verdade, o mundo todo passa por profundas transformações e estamos vivendo no império do “eu” narcisista. Há uma grande indiferença para com as questões coletivas, não obstante tantos sinais de solidariedade que brotam pelas nossas comunidades. Maria nos ensina a termos uma atenção redobrada diante dos novos desafios que encontramos: é preciso escutar bem para podermos dar uma resposta coerente. Como ela mesma buscou ter clareza da missão que o Anjo lhe revelara: “Mas como isso vai acontecer?” (Lc 1,34).

Ao homenagearmos nossas mães da Terra, não nos esqueçamos de contemplar a figura de nossa Mãe do Céu. Ela nos ensina a termos sensibilidade e solidariedade para com as necessidades alheias. Ela nos convida (e nos provoca) a envolvermos mais pessoas no processo de construção do Reino de Deus. Ela, primeira discípula-missionária, nos desafia na tarefa missionária, permanecendo sempre perto de nós, como mãe-mestra-intercessora! E nos diz: “Façam tudo o que Ele lhes disser”.

Pe. Auricélio – Promotor Vocacional

MUTIRÃO PARA COLOCAÇÃO DE POLTRONAS NA CAPELA

30 de abril de 2012. Visando acomodar um maior número de pessoas, sob a coordenação do Pe. Pedro De Biasi, nosso Reitor e Administrador, durante todo o dia de hoje os seminaristas e funcionários da CEDA fizeram um mutirão na capela da Casa de Encontros.

Até que o Salão Nobre Dom Anselmo seja recuperado, depois da reforma na sua cobertura, a capela será usada para os grandes encontros e cursos que acontecerem na CEDA.

As poltronas que eram usadas no Salão Nobre foram colocadas na capela. Houve um grande empenho de todos, especialmente do Pe. Pedro, que precisou montar todos os conjuntos de poltronas.

1º ESTÁGIO VOCACIONAL – JOVENS EM FESTA VOCACIONAL

28 e 29 de abril de 2012. Às 8h os jovens vocacionados foram chegando ao nosso Seminário para o 1º Estágio deste ano. O tema escolhido foi “Eu sou o Bom Pastor”, dentro da espiritualidade da liturgia deste final de semana. Enquanto o Jean e o Adson, com o Pe. Pedro, recepcionavam os participantes e seus acompanhantes, os seminaristas Sadionei e Fernando cuidavam das Inscrições e entrega dos crachás. Os colegas Daniel W., Daniel C. e Matheus providenciaram alojamento para todos.

A Sala de Palestras foi bem preparada pelos companheiros Jean, Gabriel e Adson. A Equipe de Música (Alberto, José Luiz, Daniel, Fernando) cuidou também da animação, junto com o Pe. Auricélio. O José Luiz dirigiu uma dinâmica de Apresentação. Pelas 9h o Pe. Pedro fez a Mensagem de abertura. Após o lanche, o Gustavo conduziu um momento de Espiritualização.

No retorno, o Pe. Pedro dirigiu uma reflexão sobre a Mensagem do Papa Bento XVI para o 49º Dia Mundial de Oração Pelas Vocações, que será celebrado amanhã, cujo tema é “Vocação, dom de Deus”. E convidou os seminaristas de Teologia Eliano, André e Anderson a colaborarem nas reflexões e deixarem seus testemunhos. Em seguida, o seminarista Gabriel dirigiu, na capela, o Momento de Oração. Após o Almoço, às 14h, apesar da leve chuva, aconteceram trabalhos externos e esportes - vôlei/futsal/futebol. Esta parte desportiva foi coordenada pelos seminaristas Daniel C., Lucas R., Sadionei e Gustavo.

No final da tarde o Pe. Auricélio presidiu a Missa Vocacional. Após a janta e o devido descanso, fez-se uma sessão do filme: “Em seus passos, o que faria Jesus?”. O enredo envolveu a todos. Antes do descanso, às 22h, os seminaristas Lucas R., Daniel e Lucas B. dirigiram um momento de “Adoração Eucarística” que foi muito bonito.

No domingo, 29, a Alvorada aconteceu às 07:15h. Depois, na capela, fizemos o Momento Mariano, preparado pelos seminaristas Lucas R. e Sadionei. Tomado o delicioso café da manhã, sempre com muita animação, Pe. Auricélio apresentou o filme “A vida de Chiara Luce Baldano”. Após uma partilha do filme, o Pe. Ademir Borges deixou o seu recado vocacional.

Os seminaristas Gustavo e Jean dirigiram um Painel sobre “O dia-a-dia no Seminário”. E, às 11:30h, o Pe. Pedro presidiu a Santa Missa. Durante o dia contamos com a presença de quinze voluntários das Equipes Vocacionais de Pedras Grandes e Jaguaruna. Além de todo o carinho, eles prepararam as refeições.

Após o Almoço os padres fizeram uma entrevista com cada estagiário. Esta é uma oportunidade para conhecerem melhor cada jovem e identificarem os futuros candidatos ao Seminário. Os propedêutas organizaram os trabalhos internos, visando deixar a Casa em ordem.

Ao final, o Lucas B. coordenou o momento avaliativo do Estágio. O próximo Estágio será dias 01 e 02 de setembro. Todos manifestaram desejo de retornar. E nossa comunidade está muito agradecida aos padres, animadores vocacionais e lideranças que ajudaram na realização deste belo Estágio. Também é necessário agradecer, novamente, a cada um dos vinte estagiários que nos ajudaram a celebrar este momento tão especial.

SEMINARISTAS SE PREPARAM PARA A MISSÃO JOVEM

22 de abril de 2012. 13:30h. Os seminaristas de nosso Seminário participaram da tarde de formação dos missionários que participarão da 5ª Missão Jovem de nossa Diocese.

O evento aconteceu no Centro de Pastoral da matriz Santa Terezinha, na Passagem, em Tubarão, onde já aconteceu a Pré-missão. A Missão, propriamente dita, acontecerá de 25 a 27 de maio. Além dos nossos colegas, outras cinqüenta missionários deverão participar.

De nossa Casa, os propedêutas e os terceiranistas visitarão as comunidades, enquanto os demais ajudarão nas atividades na matriz. É que, nestes mesmos dias, acontecerá a Semana do Seminarista, e haverá Missas Vocacionais em algumas matrizes, e que requerem a presença dos seminaristas.

Os coordenadores da PJ-diocesana, Murilo e Aline, ficaram muito contentes com a participação dos seminaristas. E os seminaristas voltaram muito empolgados por poderem participar desta Missão Jovem.
"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)