sexta-feira, 29 de julho de 2011

ORAÇÃO VOCACIONAL – 16º ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL DO PE. AURICÉLIO


Senhor Jesus,
Tu nos deste um coração de carne,
um coração pequeno, um coração tão frágil.
Viemos a teus pés, como discípulos missionários,
para adorar o teu Sagrado Coração.

E também para pedir-Te
um coração capaz de acolher a todos, sem discriminação.
Dá-nos um coração capaz de perdoar
e ainda amar quem nos ofendeu.

Um coração capaz de ver sempre mais longe,
no horizonte, cheios de esperança.
Dá-nos um coração capaz de se compadecer,
de se doar, de não se perder nas aparências.

Sim, Senhor Jesus, Tu nos chamas incessantemente.
Tu desejas a nossa colaboração na construção do teu Reino.

Ajuda-nos a acolher tal vocação
e a darmos uma resposta generosa.
Que o nosso coração, cada vez mais semelhante ao teu,
diga sempre SIM ao chamado que nos fazes.

Amém!

ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO PRESBITERAL – MUITOS MOTIVOS PARA AGRADECER

Neste dia 29 de julho de 2011 nosso Promotor Vocacional, Pe. Auricélio, celebra os 16 anos de ministério presbiteral. Foi ordenado Diácono por D. Hilário Moser, então Bispo de Tubarão, no dia 11 de dezembro de 1994.

Na mesma cerimônia ocorrida na Catedral, em Tubarão, foi ordenado seu companheiro de missão em Guiné-Bissau (África Ocidental), o Pe. Eduardo José Bittencourt. Sua primeira designação foi para auxiliar o Pe. Paulo Rodrigues em Imaruí.

A Ordenação Presbiteral ocorreu no dia 29 de julho de 1995, na catedral. A festa foi acompanhada de uma grande preparação vocacional coordenada pelo Pe. Pedro De Biasi, nosso atual reitor, então pároco da Catedral, e seu vigário, o Pe. Raimundo Ghizoni.

Muitas pessoas foram envolvidas nesta festa: as celebrações vocacionais em cada comunidade, entrevistas nos meios de comunicação, encontros com pastorais... A comunidade da Passagem (hoje matriz Santa Terezinha do Menino Jesus), onde o Pe. Auricélio nasceu e se criou e descobriu sua vocação, esmerou-se na preparação do seu primeiro filho sacerdote. À frente, além de sua família, estava o Paulo Perito, que coordenava a CAEP.

Todas as lideranças se envolveram e movimentaram toda a comunidade especialmente na semana da Ordenação. Houve um tríduo com Missas na comunidade.

Na véspera da Ordenação, após a Missa, aconteceu um jantar para mais de mil pessoas no Salão Paroquial e nos barracos que foram montados. Houve até um show da banda Censura Livre, da qual o Pe. Auricélio era integrante!

No dia seguinte o Pe. Auricélio fez um retiro aqui em nosso Seminário Nossa Senhora de Fátima (que estava vazio por causa das férias escolares). Às 15h, estando a catedral completamente lotada, foi a cerimônia de Ordenação. O Ordenando fez questão de convidar todos os Ministros da Comunhão e Coroinhas da Paróquia para entrarem em procissão. Eis o seu tema de Ordenação: “O Senhor é meu Pastor. Nada me faltará” (Sl 22/23). A Paróquia ofereceu um belo coquetel aos convidados.

No dia seguinte, 30, presidiu a sua primeira Missa na Passagem. Uns dez padres concelebraram. No restaurante Moinho (da Zéza) foi servido o almoço para 400 pessoas.

A festa não acabou: à tarde, no Salão Paroquial, os jovens prepararam uma Tarde Festiva para a criançada. Centenas de pessoas estiveram presentes, cantaram “Parabéns à Você” e foi servida uma torta gigante, decorada com os símbolos da Ordenação: caminho, pegadas, chinelos, violão e Bíblia.

Em sinal de gratidão a toda a Igreja, cada ano, por ocasião do seu aniversário presbiteral, o nosso Promotor elabora uma Oração Vocacional e escolhe um lema para sua reflexão. Na próxima página apresentamos a Oração Vocacional e o lema: “Tende os mesmos sentimentos de Jesus” (Fil 2,5).

ACIDENTE CHAMA A ATENÇÃO PARA A REFORMA DO SALÃO DA CEDA

Há mais de um ano que a reforma no Salão Nobre Dom Anselmo, na Casa de Encontros Dom Anselmo, vinha sendo planejado. Uma empresa de Capivari foi contratada para fazer a reforma da cobertura do prédio.

Muito bonita foi a iniciativa do Movimento de Irmãos de toda a Diocese. Ele promoveu uma rifa para custear estas reformas. O Salão Nobre já foi palco de muitos shows, conferências e reuniões. É um espaço ímpar na cidade; possui uma ótima acústica e ampla área para estacionamento.

Espera-se que ele esteja em condições de uso no final deste ano, quando acontecerá a Assembléia Diocesana de Pastoral. Hoje à tarde, por volta das 16h, o Pe. Auricélio esteve no local, fazendo algumas fotos da obra.

Infelizmente, logo a seguir, aconteceu um acidente de trabalho que pode atrasar um pouco mais a conclusão da empreitada. Ao deslocar uma tesoura de madeira que dá suporte ao telhado, ajudado por um guindaste, uma tesoura se deslocou equivocadamente e derrubou as demais, provocando um efeito dominó, e vieram ao chão.

No alto da construção, a 9 metros, estava trabalhando um operário que também sofreu uma forte queda. Foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao hospital N. Sra. da Conceição. Não houve fraturas, graças a Deus, mas apenas algumas escoriações. Que Nossa Senhora abençoe a sua recuperação e os trabalhos que estão sendo feitos.

HOMENAGEM AOS MOTORISTAS NO DIA DE SÃO CRISTÓVÃO

BÊNÇÃO DAS CHAVES E DEPOIMENTOS NA MISSA VOCACIONAL

25 de julho de 2011. 19:30h. Durante a Missa Vocacional na CEDA, o Pe. Pedro homenageou os motoristas pela passagem do Dia do Motorista, amanhã. Pediu que eles depositassem suas chaves numa mesa, junto ao presbitério.

Ao final da celebração, fez-se uma oração de bênção sobre as chaves e seus condutores. Dois depoimentos marcaram o momento. Um jovem senhor motorista, ao passar diante de uma Gruta de Nossa Senhora Aparecida, decidiu parar para rezar.

Voltando para casa, sob intensa neblina, saiu da estrada, capotou e ficou preso na forquilha de uma árvore. Percebeu uma luz e conseguiu chegar até lá, cambaleando. Era a luz das lâmpadas da Gruta. Dali conseguiu buscar ajuda.

No dia seguinte percebeu que não fosse aquela árvore teria sido arremessado por mais de cem metros de barranco abaixo. Tomou como milagre de Nossa Senhora. Uma jovem, emocionada, contou que sempre viaja levando consigo um terço e uma pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Numa dessas ocasiões, com toda a família, vindo de São Paulo, o motorista do ônibus dormiu ao volante. Percebendo o trágico desenlace ela suplicou à Nossa Senhora proteção. O veículo desceu o enorme barranco. Neste grave acidente, duas pessoas morreram. Mas ela e sua família ficaram ilesas. Tomou por graça alcançada.

MISSA VOCACIONAL NA JORNADA DE ADORAÇÃO NO MORROTES

SEMINARISTAS PARTICIPAM DE MISSA VOCACIONAL

23 de julho de 2011. Às 15h, na matriz de Morrotes, aconteceu a Missa Vocacional, dentro das Quarenta Horas de Adoração, presidida pelo Pe. Auricélio, com a participação dos seminaristas.

Este evento faz parte da série de atividades que comemora os 25 de existência da Paróquia Imaculada Conceição. Várias equipes de serviço estavam atuando para que tudo corresse bem: acolhida (oferecendo água, panfletos, colhendo assinaturas dos presentes e oferecendo informações; o pessoal do som, cuidando das instalações e uso dos instrumentos e microfones; o pessoal da cozinha que estava preparando o bolo de 25 metros no salão; os líderes da comunidade de Santo Antônio de Pádua (presentes com mais de 40 pessoas) dirigindo a Adoração; os que estavam controlando o trânsito e organizando os estacionamentos; a equipe de comunicação que acompanhava os profissionais da Unisul-TV; o pessoal da Liturgia (ministros, leitores, comentarista, músicos, coroinhas) preparavam a Missa; mais a CAEP que ditava as coordenadas.

A celebração começou na hora marcada. A animação ficou sob a responsabilidade de um Ministério de Humaitá de Cima, liderado pelo Milton. A parte de leituras, comentário e preces e Ministros da Comunhão ficou aos cuidados da comunidade da Guarda (Margem Esquerda). A Missa transcorreu normalmente. A matriz estava tomada de fieis. Houve muita animação e fervor.

Ao final, fez-se um momento vocacional, quando o presidente chamou os seminaristas para junto de si no altar. o Pe. Avelino, pároco e organizador de todos os festejos, cumprimentou aos presentes e entregou ao Pe. Auricélio uma estola comemorativa.

Em seguida o presidente chamou todos os jovens presentes (eram mais de 20 apenas da comunidade de Santo Antônio!) para aproximar-se do trono de Adoração, onde foi exposto o Santíssimo Sacramento. Dada a bênção solene, terminou mais esta celebração. Uma outra aconteceu às 18h e, às 19:30h, encerrando a jornada, a Missa solene da festa, com queima de fogos e partilha do bolo de aniversário de 25 metros (construído com a participação das comunidades!).

Parabéns ao Pe. Avelino e aos seus colaboradores! Parabéns a todas as comunidades, com todos os seus organismos eclesiais! Animados e fortalecidos por este jubileu, trilhem ainda mais firmes nos caminhos da evangelização!

PARÓQUIA DE MORROTES COMEMORA 25 ANOS DE EXISTÊNCIA

PE. PEDRO E SEMINARISTAS PARTICIPAM DE ATIVIDADES RELIGIOSAS

21 de julho de 2011. O aniversário de uma pessoa ou de uma instituição é sempre ocasião para alegrar-se, rever a caminhada e ampliar horizontes para o futuro. Muito agradecidas, as comunidades que compõe a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Morrotes festejam seus 25 anos de caminhada paroquial.

Foi no dia 13 de julho de 1986 que o Sr. Bispo D. Osório Bebber decretou a criação da nova paróquia, nomeando seu primeiro pároco Pe. Nilo Schlickmann. Depois dele, vieram os párocos Pe. José Benjamim Cipriano, Pe. Sérgio Jeremias de Souza e o atual Pe. Avelino de Souza. Toda a paróquia foi evolvida em uma enorme programação festiva.

O momento culminante foi a atividade Quarenta Horas de Adoração. Iniciada nesta quinta-feira, 20, deverá prolongar-se até a noite de 23, sábado, quando haverá uma celebração especial. O Pe. Pedro De Biasi presidiu uma das Missas desta jornada de adoração.

Foi na manhã de hoje, 22, às 11h da manhã. Muitos fiéis compareceram e o nosso reitor pode acentuar a importância da Paróquia na vida do nosso Seminário.

À tarde, pelas 18h, foi a vez dos seminaristas conduzirem o momento de Adoração Vocacional. O Lucas coordenou, juntamente com os demais colegas. Cânticos, orações, reflexão, momentos de silêncio... constituíram esta Adoração.

PROPEDÊUTAS INICIAM SEGUNDA ETAPA DAS FÉRIAS

ANDRÉ E JUDÁ RETORNAM PARA O SEIO FAMILIAR

21 de julho de 2011. Tendo gozado já uma semana de férias, agora, a partir de hoje, os propedêutas Judá e André Arthur gozarão a segunda etapa de suas merecidas férias.

Retornando para suas famílias, voltam também para a vida de suas comunidades e paróquias (Oficinas e Humaitá, respectivamente, ambas em Tubarão).

Sentiremos suas ausências, mas continuaremos com nossas atividades normais, pois sempre há muito que fazer. Felicidades! Aproveitem bem!

AS AULAS ESTÃO NORMALIZADAS NO HENRIQUE FONTES

SEMINARISTAS RECEBEM PLANO DE REPOSIÇÃO DE AULAS

21 de julho de 2011. Há mais de duas semanas que os nossos seminaristas secundaristas estão recebendo aulas no Colégio Estadual Henrique Fontes. Nos primeiros dias, quando ainda persistia a greve, eles tinham apenas algumas aulas.

Agora, com o fim da Greve e o retorno dos professores ao trabalho, nossos estudantes permanecem todo o período matutino em sala de aula. Eles compreenderam o sentido das reivindicações dos seus educadores e se solidarizaram com eles. Os professores têm partilhado com os estudantes suas impressões sobre os mais de cinqüenta dias de Greve.

Ontem eles tiveram conhecimento do Plano de Reposição de Aulas. Pelo jeito, terão aulas durante todo o mês de dezembro e alguns sábados dos meses anteriores.

Desejamos que eles aproveitem bem a oportunidade de estudar lá no Colégio e aqui no Seminário.

Dos professores esperamos que eles se motivem para repassar seus conhecimentos para os estudantes; e que sua luta inspire nos mais jovens o ideal de lutar por seus direitos e de construir uma sociedade mais preocupada com a Educação. Boas aulas!!!

COMUNIDADE DE AUXILIADORA RECEBE IMAGEM PEREGRINA

SEMINARISTAS PARTICIPAM DA ACOLHIDA DA PADROEIRA PAROQUIAL

20 de julho de 2011. 19:30h. Acompanhando o Pe. Pedro De Biasi, os seminaristas participaram da Missa-novena na comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, vizinha de nosso Seminário.

Com muita alegria e foguetório a comunidade acolheu a chegada da imagem da Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia, que realiza uma peregrinação pelas comunidades, comemorando os vinte e cinco anos da referida Paróquia de Morrotes.

A comunidade cantou, vibrou, rezou e celebrou o amor de Deus! Talvez Auxiliadora seja a comunidade mais nova desta Paróquia. Seus líderes são muito esforçados e estão construindo um Salão de Festas.

Que a Mãe do Senhor, nesta visita, abençoe todas as famílias deste bairro e o nosso Seminário também.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

CAPIVARI – MISSA VOCACIONAL NA MATRIZ

NOSSA COMUNIDADE PROMOVE VISITA VOCACIONAL EM CAPIVARI

17 de julho de 2011. 19:15h. Na Semana do Seminarista nós visitamos todas as paróquias da nossa Comarca de Tubarão. Faltava apenas Capivari. Mas hoje, à convite do Pe. Adelino e da Pastoral Vocacional, lá estivemos para rezar com a comunidade a nossa fé.

Chovia muito, mas a matriz ficou quase lotada. Um Ministério constituído por três jovens animou a celebração. Um grupo de jovens trouxe a Bíblia em procissão. Durante a Missa, o Murilo Medeiros, coordenador diocesano da Pastoral da Juventude e paroquiano, explicou à comunidade o sentido da 12ª Jornada Mundial da Juventude.

Esta Jornada acontecerá em agosto, em Madri, na Espanha, e terá a presença de três delegados de nossa Diocese, sendo ele mesmo um destes.

Também o seminarista Gabriel usou a palavra para agradecer todo o carinho da acolhida e das orações pelas vocações. E fê-lo em nome de todos os seminaristas porque ele também é membro daquela paróquia.

Após a Missa, o pároco nos levou à Casa Paroquial, onde nos ofereceu um delicioso cachorro-quente.

ORLEANS – ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA ANIMADORES VOCACIONAIS

SEMINARISTA ANDRÉ ARTHUR MINISTRA PALESTRA

13:30h. Cerca de trinta pessoas participaram do Encontro de Formação para Animadores e Coordenadores de Coroinhas da Paróquia Santa Otília, de Orleans. Cássio, coordenador paroquial dos Coroinhas e Zilma, coordenadora paroquial da Pastoral Vocacional acolheram os presentes.

Pe. Auricélio e André Arthur dirigiram as reflexões abordando vários temas sobre o ministério com crianças e adolescentes coroinhas. A Paróquia possui cerca de 120 pequenos voluntários que auxiliam o padre no serviço do altar.

A Ir. Ignez Maria, que assessora a Pastoral Vocacional de Orleans, também estava presente. Foi um rico momento de partilha da caminhada e ocasião para refletir sobre tarefa tão importante. Ao término do Encontro, todos participaram do lanche.

PE. PEDRO E SEMINARISTAS REZAM NO HOSPITAL

IRMÃS ACOLHEM CARINHOSAMENTE OS SEMINARISTAS

17 de julho de 2011. 18h. Nós seminaristas, e o nosso Reitor, Pe. Pedro De Biase, fomos hoje ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, fazer visita a doentes e participar da Santa Missa.

Fomos acolhidos carinhosamente pelas Irmãs da Divina Providência. Além de nós e das religiosas, também parentes e voluntários participaram da celebração. A Missa foi maravilhosa, podendo todos fazer um encontro com o Senhor Jesus vivo na Eucaristia.

Ao final, quando o sacerdote visitava e ungia os enfermos, nós, seminaristas, fomos levado à sacristia, onde as Irmãs nos ofereceram um delicioso lanche. Agradecemos ao Pe. Ademir Borges, o capelão, pelo convite e às queridas Irmãs por toda atenção que nos dispensaram.

Gabriel Amaro – seminarista 1ª série

SEMINARISTAS E FORMADORES FAZEM AVALIAÇÃO SEMESTRAL

DEPARTAMENTOS E SETORES RECEBEM NOVOS RESPONSÁVEIS

16 e 17 de julho de 2011. À convite dos formadores, nossa comunidade aproveitou este final de semana pra fazer uma avaliação da nossa caminhada seminarística neste primeiro semestre.

Foi uma ótima oportunidade para agradecer a Deus tantas coisas boas que vivenciamos neste período, mas também para acertarmos o passo, em certos aspectos que ainda podemos crescer mais. Estamos em processo de formação, visando o melhor discernimento vocacional. por isso, fazer revisões e retomar os objetivos é muito importante. Cada um pôde falar sobre seus sentimentos e sobre seus trabalhos no Seminário.

À tarde, os seminaristas puderam fazer as mudanças de quartos, e instalando-se em novas acomodações e com novos companheiros. No domingo, pela manhã, reservamos o tempo para distribuir os trabalhos para o próximo semestre. Setores e departamentos ganharam novos responsáveis.

Tudo aconteceu em clima fraterno e muita disponibilidade. O Pe. Pedro agradeceu o esforço que todos tem feito para o crescimento da comunidade.

MISSA DA FÉ EM PAULO CRUZ - JAGUARUNA

SEMINARISTAS PARTICIPAM DA FESTA DE SÃO PAULO APÓSTOLO

15 de julho de 2011. 19:30h. A comunidade de Paulo Cruz situa-se nas proximidades do centro de Jaguaruna. Seus poucos líderes são muito esforçados, e não se cansam de sonhar com uma comunidade participativa e atuante e fraterna.

A capela já está erguida, mas em fase de construção. O testemunho de seu padroeiro, São Paulo Apóstolo é uma grande inspiração para eles.

Nesta noite de sexta-feira, o Pe. Auricélio presidiu a Santa Missa da Festa do padroeiro. Acompanharam-no os seminaristas Judá, Lucas, Jonas e José Luiz. O Ministério Vozes do Espírito animou a celebração, sempre com um repertório lindo, ajudando a comunidade a rezar.

A Missa aconteceu sob uma grande tenda armada ao longo da estrada, na frente da capela. Portanto, a estrada foi interditada. Pessoas de outras comunidades também participaram.

Os festeiros estavam muito contentes. Após a celebração, fomos jantar na residência da Léia Piucco, a quem agradecemos imensamente.

FESTA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO EM MORRO DO MIRIM

COMUNIDADE FESTEJA PRESENÇA DE JESUS SACRAMENTADO

14 de julho de 2011. 20h. Tivemos a alegria de ser convidados para uma linda festa na comunidade de Morro do Mirim, em Imbituba.


O Pe. Auricélio presidiu a celebração em homenagem aos padroeiros Nossa Senhora do Carmo e São Pedro e fez-se acompanhar dos quatro seminaristas da 1ª série. Os seminaristas Jean e Daniel cuidaram do incenso; enquanto o Adson e o Gabriel dirigiram o momento vocacional.


A animação foi dirigida pelo Grupo de Cantores São José, de Guaiúba, daquele município. E, como sempre, realizou a sua função com brilhantismo. Além de festejar seus padroeiros, a comunidade agradecia a Deus pelos dez anos de presença do Santíssimo Sacramento na capela do bairro.


Durante a Missa houve homenagem aos Ministros da Comunhão (os atuais e os que já exerceram tal ministério), bem como aos Coroinhas (atuais e ex-coroinhas).


Foi muito bonito perceber que todo ministério, quando é exercido para o bem da comunidade, faz a comunidade crescer; e a pessoa se enriquece espiritual e humanamente também.


Após a celebração, a festa continuou no Salão, onde foi oferecido um jantar aos visitantes.

MISSA VOCACIONAL NA FESTA DA COMUNIDADE PAES LEME

GUSTAVO E ALBERTO PARATICIPAM DE MISSA EM IMBITUBA


13 de julho de 2011. 19:30h. Chovia. Mas a capela ficou lotada de fieis para a Missa-novena em homenagem a São Camilo de Lellis e Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.


A comunidade de Paes Leme, em Imbituba, preparou uma semana de atividades religiosas e sociais para festejar seus padroeiros. Seu Moreno e sua esposa ornamentaram a igreja com pequenas margaridas deixando-a mais linda ainda. Linda e meiga!


Pe. Auricélio presidiu a Santa Missa. A animação foi feita pela Associação Coral de Imbituba, que estreava sua nova regente, depois do fatídico incidente ocorrido com o Leco, seu excelente maestro.


Durante a celebração os seminaristas Gustavo e Alberto se apresentaram e deixaram seu recado vocacional, que foi muito bem aceito por todos os presentes. Ao final, eles receberam muitos elogios, que os motivaram em sua caminhada formativa.


No Salão de Festas, acompanhados do Dr. Manoel Bertoncini, advogado em Imbituba e companheiro dos nossos seminaristas da ESTEL, fomos agraciados com um belo churrasco.

MUTIRÃO NA PREPARAÇÃO DO SUCO DE LARANJA

FAMÍLIA DE BIASI DOA FRUTAS AO SEMINÁRIO

12 de julho de 2011. Treze de Maio é uma terra abençoada. Seus agricultores sabem fazer a terra produzir com abundância. A geada que caiu sobre a região nestes dias atrapalhou algumas culturas, mas o cultivo de laranjas nada sofreu.

Por isso, aproveitando a época da fruta, o Pe. Pedro e mais os seminaristas Jonas e José Luiz, foram à Santa Cruz, no interior do município, colher laranjas na propriedade da família do nosso reitor.

Todos os anos tem sido assim. E o resultado é que conseguiram carregar nossa Kombi de laranjas.

Nos dias seguintes o trabalho foi extrair das frutas o seu precioso suco. Foram organizadas equipes para o trabalho de espremer as laranjas, embalar a polpa e guardá-la devidamente congelada.

Nossa gratidão à família De Biasi e, especialmente aos nossos colegas que foram colher as laranjas.

domingo, 10 de julho de 2011

ASSEMBLEIA DE PASTORAL APROVA NOVO PLANO DIOCESANO


NOVO PLANO APONTA DIRETRIZES DE EVANGELIZAÇÃO


PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS

9 de julho de 2011. 8h. A manhã fria não impediu que todos os delegados da Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Tubarão se reunissem no Auditório da CEDA.

Após a acolhida e o momento de oração, Pe. Lino encaminhou a apresentação do texto do Plano Diocesano após o incremento das muitas emendas que foram apresentadas na noite anterior. Houve alguma discussão sobre certas dúvidas, mas percebeu-se sempre um clima muito amistoso e de cooperação. Todas as alterações foram revistas e aprovadas em seguida.

Por fim, o texto do documento foi acolhido na sua íntegra pela Assembleia e aprovado. Sua vigência será pelos próximos dez anos, devendo sofrer uma revisão para atualização dentro de cinco anos.

Em seguida, na capela da CEDA, aconteceu a Santa Missa da unidade diocesana, presidida por D. Wilson.

Os seminaristas de nosso Seminário Nossa Senhora de Fátima animaram com os cânticos.

D. Wilson estará aniversariando amanhã. Por isso, no almoço, ele recebeu uma singela, mas carinhosa homenagem dos participantes e ficou muito agradecido.

No encerramento da última sessão, o Sr. Bispo usou da palavra para comentar suas impressões da Assembléia.

“Irmãos, este Documento que acabamos de aprovar é a cara da nossa Diocese. Nele há lacunas, buracos... mas é assim mesmo que somos! Mas há também muitos sonhos, muito empenho de nossa gente que busca o Reino de Deus! Também é assim a nossa Diocese!

Muita gente trabalhou para que chegássemos até aqui. Foi um grande esforço. Nestas páginas está o rosto de muita gente. Era o que queríamos e foi o que aconteceu. Houve um grande debruçar-se sobre este trabalho. Como Bispo, isto me deixa muito contente.

Evidencio os nomes de duas pessoas que foram muito eficientes neste processo: Pe. Nilo Buss e Pe. Lino Brunel. Seus nomes possuem as mesmas letras, mas em ordem inversa (brincou). Eles se desdobraram diuturnamente para que pudéssemos ter os textos deste Plano. Em suas pessoas, eu cumprimento a todos os diocesanos e diocesanas.

Voltaremos para nossas paróquias com sentimento de esperança. O bailinho que houve aqui há pouco é um sinal desta nossa alegria. Fizemos um grande trabalho e definimos um Plano que será muito importante para nossa Diocese nos próximos anos. Agora, convoco a todos a serem portadores deste Documento.”

A Assembleia encerrou-se às 16:30h.

D. WILSON ABRE ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL



NOVO PALNO DE PASTORAL DEVE SER ESTUDADO E APROVADO

8 de julho de 2011. 18h. CEDA. Uma Assembleia Diocesana de Pastoral está para acontecer. Mais de cem delegados estão chegando de todas as 28 paróquias da Diocese de Tubarão. São leigos e leigas, padres e religiosas, seminaristas e nosso Bispo, D. Wilson Tadeu.


Todos vem trazendo muita alegria pois, nesta Assembléia, dever-se-á aprovar o novo Plano Diocesano de Pastoral.


O trabalho anterior à Assembleia teve início em 2009, quando, sob orientação de D. Jacinto, iniciamos e realizamos uma Pesquisa por Amostragem para vermos a realidade de nossa Diocese. Foi um trabalho “de fôlego”, que serviu de base para os estudos posteriores nas comunidades, paróquias e comarcas.


Deste movimento saíram muitas propostas de ação e muita reflexão foi feita para definirmos diretrizes para nossa caminhada eclesial pelos próximos anos.


Pe. Lino Brunel, o coordenador de Pastoral da Diocese, acolheu os participantes e encaminhou a formação da mesa presidencial da Assembleia, chamando o Pe. Nilo Buss, Vigário Geral e S. Excia, Revma. D. Wilson para presidir os trabalhos. Também o Pe. Lino ocupou o seu lugar na referida mesa.


A seguir, D. Wilson acolheu aos presentes e deu abertura aos trabalhos com estas palavras: “Nós temos o auxílio dos vários instrumentos da técnica moderna para nosso trabalho nesta Assembleia. Contudo, é Deus quem se revela em nossos trabalhos e pela nossa participação. Deus quer aproveitar a nossa realidade e o nosso esforço para a construção de nosso novo Plano de Pastoral.


Estamos unidos num mesmo espírito e imbuídos de um desejo de fazermos o melhor que pudermos. Agradeço a todos os que já trabalharam até aqui. E quero acolhê-los com minhas boas-vindas. Declaro aberta a Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Tubarão.”


Após os momentos de animação e espiritualização, fez-se um levantamento de sugestões de emendas ao texto “A Comunidade e a Missão dos Discípulos Missionários de Jesus Cristo na Diocese de Tubarão”. Apresentadas as emendas e tiradas as dúvidas, encerrou-se os trabalhos por volta das 22h.

PROFESSOR JOÃO GERÔNIMO RECEBE HOMENAGEM DE SEMINARISTAS

NATALÍCIO DE PROFESSOR É COMEMORADO POR NOSSA COMUNIDADE


07 de julho de 2011. 10h. Estávamos nos aquecendo sob o sol da manhã gelada de mais um dia de inverno. Havíamos terminado a primeira etapa de estudos da Verbum Domini. Os propedêutas estavam tendo aulas de Atualidades com o Prof. João Gerônimo que, para nossa surpresa, estava aniversariando.


Terminada a primeira aula dos nossos colegas, eles vieram com seu professor tomar um cafezinho e aproveitamos para cantar PARABÉNS À VOCÊ ao aniversariante.


O Judá lhe dirigiu algumas palavras, destacando a sua enorme capacidade intelectual e também sua vastíssima experiência de 75 anos de idade.


Pe. Pedro, nosso Reitor,também endossou essas palavras com o seu próprio testemunho, tendo vivido vários anos junto do mestre.


O professor agradeceu as palavras de felicitação e disse que faz tudo com muito amor e que vale muito a pena viver e seguira Jesus Cristo.


Parabéns, Prof. João! Sua vida é um dom precioso para todos nós! Que o senhor continue gozando de plena saúde para permanecer atuando como agente de pastoral na sua paróquia da Catedral! lá, além de ser o “fotógrafo oficial” e atuar em muitas frentes de pastoral, o senhor continua e dar-nos este brilhante testemunho de fé, junto de sua família!


Parabéns! Obrigado por ser nosso benfeitor e nosso professor voluntário!


quarta-feira, 6 de julho de 2011

JORNAL DIOCESE EM FOCO É SUBSÍDIO PARA NOSSA FORMAÇÃO


RECEBEMOS E TOMAMOS CONHECIMENTO DA EDIÇÃO DE JULHO

06 de julho de 2011. 8:30h. O Pe. Pedro trouxe um exemplar do jornal Diocese em Foco para cada um. No início de nossa manhã de estudos, ajudados pelo Pe. Auricélio, recebemos e fizemos uma leitura rápida dos muitos textos e observamos cada fotografia.


Gostamos de ver as fotos sobre a Solenidade de Corpus Christi pelas paróquias. E ficamos muito contentes de ver uma foto de nossa paróquia natal contemplada nesta edição. Também lemos e refletimos o texto “A urgência da sensibilidade vocacional”, do nosso Promotor Vocacional.


Parabenizamos aos articulistas e toda a Equipe de Redação do Jornal. E muito obrigado por este subsídio tão rico.

PE. ADEMIR EING, VINDO DE ROMA, VISITA NOSSO SEMINÁRIO



SEMINARISTAS ACOLHEM PE. ADEMIR


06 de julho de 2011. 11:30h. Ao encerrarmos a manhã de estudos sobre a Verbum Domini, tivemos a alegria de receber a vista do Pe. Ademir Eing. Antes, como formador da Teologia, ele veio muitas vezes ao nosso Seminário onde, inclusive, foi seminarista e formador.


Atualmente, ele está realizando estudos de doutoramento em Roma, Itália. Ao fazer um tempo de férias, veio visitar-nos e isso nos deixou muito contentes. Conversou conosco sobre suas impressões da Cidade Eterna.


Comentou sobre a solenidade de Corpus Christi e a entrega do pálio para os seis novos arcebispos do Brasil, dentre eles o nosso ex-bispo D. Jacinto (Arcebispo de Pelotas). Interessou-se sobre nossa caminhada, nossos estudos, a situação da greve e se estamos firmes na vocação.


Participou do almoço conosco e descansou um pouco. Bem vindo sempre, Pe. Ademir! Nossa Casa estará sempre aberta para acolhê-lo!

SEMINARISTAS PARTICIPAM DE MISSA COM O PRESBITÉRIO DIOCESANO

D. WILSON PRESIDE MISSA NA CEDA

05 de julho de 2011. 18h. Os padres que estão participando do Curso sobre Iniciação Cristã na CEDA, se reuniram na capela do local para celebrar o Santo Sacrifício.

Acompanhados dos padres Pedro e Auricélio, os seminaristas de nosso Seminário também participaram da celebração.

Foi uma maneira muito especial de rever os párocos e vigários, concluir mais um dia de estudos no Seminário sobre a Dei Verbum, e celebrar o aniversário do colega Gabriel.

A Missa foi presidida pelo Sr. Bispo D. Wilson Tadeu, que dirigiu palavras especiais de acolhida aos seminaristas.

GABRIEL CHEGA AOS 17 ANOS MUITO ANIMADO EM SUA VOCAÇÃO

NOSSA GRATIDÃO A DEUS PELA VIDA E VOCAÇÃO DO GABRIEL

05 de julho de 2011. Hoje é aniversário do nosso irmão de caminhada GABRIEL!

Nestes seus 17 anos de vida queremos agradecer a Deus pelo dom de sua vida, de sua vocação e de sua presença alegre entre nós. Unimo-nos à sua mãe Santana e aos seus irmãos, todos de Capivari de Baixo, para augurar-lhe “muitas felicidades e muitos anos de vida!”.

O Gabriel está na 1ª série do Ensino Médio e este é o seu primeiro ano de seminário. Fácil de relacionar com todos, está sempre disponível a auxiliar seus companheiros.

Destaca-se pela sensibilidade para com a dor do outro, especialmente com a situação dos andarilhos que, diariamente, batem à nossa porta pedindo alimentos.

Que Deus lhe conserve sempre assim, Gabriel, muito feliz e espalhando vivacidade!!!

PRESBITÉRIO INICIOU CURSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE

PE. DOMINGOS ORMONDE DIRIGE CURSO SOBRE INICIAÇÃO CRISTÃ

04 de julho de 2011. 19h. Anualmente os presbíteros de nossa Diocese de Tubarão tem o seu curso de formação permanente. Neste ano, o curso acontece em Tubarão, na CEDA – Casa de Encontros Dom Anselmo, no período de 4 a 7 de julho.

Os presbíteros irão refletir sobre Iniciação Cristã, tema muito pertinente para os desafios da evangelização hoje. O dirigente do Curso será o Pe. Domingos Ormonde, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Nesta noite, portanto, o Pe. Rafael, coordenador da Pastoral Presbiteral, e o Sr. Bispo Dom Wilson Tadeu acolheram o palestrante. O primeiro tema a ser estudado foi a visão antropológica da questão do Batismo, fundado no Documento de Aparecida. Várias problemáticas foram levantadas.

Muitas boas reflexões foram feitas, revelando que o nosso clero está atento ás necessidades da Igreja em nossa diocese e no mundo. A questão da Pastoral do Batismo mexe com todo o esforço de evangelização da nossa Igreja.

Apesar do frio intenso (chegou a fazer 4 graus centígrados em nosso Seminário por volta das 18:30h), quase todos os
sacerdotes estavam presentes à primeira sessão deste Curso.

Desejamos aos nossos sacerdotes um frutuoso estudo!

TEM INÍCIO NOSSO ESTUDO SOBRE A VERBUM DOMINI

DOCUMENTO SOBRE A PALAVRA DE DEUS É BASE DE NOSSA REFLEXÃO

04 de julho de 2011. 8:30h. Mais um dia sem aulas. Esta greve parece está chegando ao seu ocaso, mas ainda não temos sinal de reinício das aulas.

Nossa comunidade, porém, se reuniu, nesta manhã, para estudar a Exortação Pós-sinodal VERBUM DOMINI, do Papa Bento. Trata da “Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.

O Seminário doou um exemplar do documento para cada seminarista. Nossos formadores vão dirigir os estudos.

Já no início do texto, o Papa recorda os dias 5 a 26 de outubro de 2008, quando, em Vaticano, aconteceu a XXII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

O Papa disse que foi “uma experiência profunda de encontro com Cristo, Verbo do Pai, que está presente onde dois ou três se encontram reunidos em seu nome”.

Ele diz que deseja que haja “uma redescoberta,na vida da Igreja, da Palavra divina, fonte de constante renovação, coma esperança de que a mesma se torne cada vez mais o coração de toda a atividade eclesial”.

Nossos estudos ainda deverão continuar por toda a semana e sempre que possível, conforme uma programação especial.

BENFEITORES DOAM PRESENTES AOS SEMINARISTAS


SEMINARISTAS RECEBEM AGASALHOS DE MOLETON

03 de julho de 2011. Terminada a Missa da Festa de São Pedro e São Paulo, o nosso reitor anunciou a entrega dos presentes oferecidos por uma família tubaronense, benfeitora do Seminário.

Estas pessoas possuem uma facção de vestuário e reservaram alguns conjuntos de moleton para doar para cada seminarista. Será que os rapazes ficaram felizes? Muito!

Que Deus abençoe estas pessoas e sua empresa. Muito obrigado pelo belo gesto!

“CLARINADAS DO SEMINÁRIO” É A VOZ DO NOSSO SEMINÁRIO

SEMINARISTAS AVALIAM PROGRAMA DE RÁDIO


03 de julho de 2011. 9h.

Uma das tradições de nosso Seminário é o programa de rádio “Clarinadas do Seminário”, que vai ao ar pela Rádio Tubá, todos os domingos, antes da Missa na Catedral, ou seja das 8:30h às 9h.


Sempre há uma equipe de seminaristas que se preocupa em planejar e realizar a gravação do programa. A gravação ocorre no Estúdio que temos dentro de nosso Seminário.


Neste semestre os responsáveis são os seminaristas Jonas, Alberto e Gabriel. E têm se esforçado por fazer de nosso programa “a voz do Seminário”. Muitos de nossos familiares, amigos e benfeitores acompanham esta programação.


Neste domingo, dia 3, especialmente, os seminaristas e padres se reuniram para ouvir conjuntamente a transmissão do Clarinadas. Após, todos partilhamos nossas impressões sobre o programa, apontando alguns aspectos que precisam melhorar e/ou sugestões.


Os padres elogiaram o esforço e crescimento de todos neste aspecto da comunicação e incentivaram para que o programa continue a ser levado a sério como uma forma de formar futuros (mas já no presente) comunicadores do Reino de Deus e da Boa Nova de Jesus!


Parabéns aos responsáveis pelo Departamento de Comunicação do Seminário! E a nossa gratidão aos amigos rádio-ouvintes!

2º ENCONTRÃO VOCACIONAL REÚNIU MAIS DE 50 GAROTOS





ALEGRIA E ENTUSIASMO TOMAM CONTA DE NOSSA CASA


02 de julho de 2011. 8h. Hoje o dia começou cedo para todos nós. Após o Café da Manhã, cada um foi assumindo o seu posto e sua função para deixar tudo em ordem assim que os rapazes chegassem para mais um Encontro Vocacional.


O 2º Encontrão deste ano ficou meio ameaçado de não ter êxito devido à Greve que, se acabasse, poderia exigir reposição de aulas neste sábado. Mas, não. Tudo correu bem. Até o clima colaborou: a chuva cessou e o frio amenizou.


Os garotos foram chegando bem dispostos e eram logo bem acolhidos pelos seminaristas Adson e André e pelos padres. Cada um fez sua inscrição e recebeu um crachá. Cuidaram desta função os seminaristas Lucas, Daniel e Gabriel.


No auditório a equipe de animação empunhou violões e microfones para agitar a galera. Aos poucos todos foram perdendo a habitual e normal vergonha inicial e participando das músicas com gestos.


O Pe. Pedro, reitor, dirigiu uma palavra de acolhida aos 56 participantes. Cinco leigos vieram acompanhar os garotos.


Os seminaristas Judá e Lucas dirigiram a Oração Inicial, utilizando o texto bíblico escolhido para ser o tema deste Encontrão: “Deixem vir a mim as crianças, pois delas é o Reino dos Céus” (Lc 18,16).


O Pe. Auricélio dirigiu uma reflexão a partir do texto Mt 13 “Parábolas sobre o Reino dos Céus”.


Após o lanche, todos assistiram ao desenho animado “Reino de Deus” e houve uma breve partilha. A Santa Missa de Maria Imaculada aconteceu na CEDA, junto com as participantes o Encontro Vocacional Feminino. O Pe. Pedro a presidiu, ladeado do Pe. Auricélio. Os seminaristas e alguns vocacionados instrumentistas cuidaram da animação.


Após a Missa, ali mesmo na CEDA, fizemos uma foto para o “álbum histórico”. Cada um se esforçou para que a foto ficasse bem bonita... e ficou!!


Após a refeição teve início a parte dos jogos de mesa, de quadra e no campo. Após tantos dias de chuva, era natural que o campo estivesse encharcado. Mas daí é que se tornou mais atrativo e as brincadeiras mais engraçadas. Todos tomaram banho de lama!... Diziam: “Ah se minha mãe me visse assim!”


Tudo correu bem. Recompostos, às 15:30h, se reuniram no Auditório para a Avaliação em grupos. Depois de muita animação, já com saudades, o Encontrão foi encerrado com o café da tarde.


Nossa gratidão aos participantes e aos leigos, pais, agentes vocacionais e padres que incentivaram a realização de mais este evento vocacional. o próximo Encontrão será dia 1º de outubro! Aguardamos todos novamente!!! E muitos mais participantes!!!

3º ENCONTRO VOCACIONAL FEMININO – CHEIO DE ÊXITO




NOSSO SEMINÁRIO RECEBEU VOCACIONADAS DE VÁRIAS PARÓQUIAS

02 de julho de 2011. 8h. Graças a Deus, cessou a chuva que vinha caindo sobre nossa região nestes últimos dias; e o frio intenso também deu uma trégua. Isso significa que tudo estava de acordo para a realização de um belo Encontro Vocacional.


Não deu outra: as adolescentes e jovens foram chegando aos poucos em nosso Seminário. As Irmãs e os seminaristas haviam deixado tudo em ordem para acolhe-las. Elas vieram animadas e dispostas a participar de todas as atividades que lhes seriam propostas.

Eis os objetivos deste 3º Encontro Vocacional Feminino: propiciar às jovens um maior conhecimento sobre a vocação à vida religiosa, despertando e cultivando novas vocações, no encontro pessoal com Jesus através dos padres, religiosas (inter-congregacional) e seminaristas que vivem animadamente o seu “sim” e o seu carisma.


A Ir. Nazarita cuidou da animação, com o seu poderoso violão.


A primeira reflexão foi dirigida pela Ir. Rose, envolvendo as participantes em várias dinâmicas. Tratou do “Encontro com a pessoa de Jesus”. A segunda reflexão foi feita pela Ir. Goreti, sobre “Nossa Senhora”.


Às 11:30h, na capela da CEDA, contígua ao Seminário, houve a Missa Vocacional. foi presidida pelo Pe. Pedro De Biasi e concelebrada pelo Pe. Auricélio. Irmãs, vocacionadas e os rapazes do Encontrão Vocacional participaram.


Após o almoço, as Irmãs e jovens fizeram uma foto comum e se reuniram para conferir algumas apresentações teatrais. As Irmãs Naza e Eliete dirigiram um mini-gincana com as moças. Foi uma grande animação entre as equipes amarela e vermelha!


O Encontro terminou às 16 h com o café. Todas estavam muito felizes e já planejando um novo Encontro. Estavam presentes 42 jovens e as Irmãs Nazarita, Edilsa e Irmgart (Divina Providência), Verônica, Assunta, Leontina e Goreti (Beneditinas da Divina Providência), Rose, Eliete e Maria Inês (Coração de Jesus - Servian), Catarina (Catequistas Franciscanas) e Ignez Maria (Vicentinas).


Neste segundo semestre cada comunidade religiosa irá promover os seus próprios Encontros. O próximo Encontro Diocesano, portanto, somente em 2012.


Agradecemos a atenção dos seminaristas às Irmãs e vocacionadas. Também às voluntárias, especialmente à D. Fátima, que ajudaram na cozinha e a tantos benfeitores e Equipes Vocacionais. Sabemos que muitos padres cuidaram da divulgação do evento. À eles nossa gratidão.

PE. PEDRO DE BIASI PRESIDE MISSA EM ORATÓRIO



SEMINARISTAS PARTICIPAM DE MISSA VOCACIONAL


01 de julho de 2011. 19:30h. Sexta-feira. Estava muito frio, e havia chovido um pouco.


Dirigindo a nossa Kombi, o Pe. Pedro levou um grupo de seminaristas para participar da Missa Vocacional na comunidade de Oratório, no interior da paróquia de Morrotes.


Os seminaristas foram recebidos com muito carinho pelas lideranças da comunidade.


Muita gente participou da celebração. Durante a Missa, por várias vezes, o reverendo valorizou a participação e presença dos seminaristas, destacando a importância da oração pelas vocações.

MISSA NA COMUNIDADE DE SÃO TOMÉ


CRIANÇAS COROAM A IMAGEM DO CORAÇÃO DE JESUS

01 de julho de 2011. 20h. Sexta-feira. Não poderia estar melhor. A comunidade de São Tomé reunida, festejando o seu padroeiro e a sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus.


A animação foi feita pelo Grupo de Cantores Amigos pela Fé, da Catedral. A celebração solene contou com o auxílio de um grupo de acólitos, com direito a incenso e tudo.



Após a comunhão, houve a cerimônia de coroação da imagem do Coração de Jesus. Foram chamados para perto do altar todos os membros do Apostolado e renovaram a sua Consagração.


Os seminaristas Judá, André Arthur, Lucas e Adson acompanharam o Pe. Auricélio, que presidiu a Santa Missa.


O Judá, por sinal, é filho desta localidade e recebeu muito carinho dos seus conterrâneos. Sua mãe Tereza estava presente e o viu encenar o apóstolo padroeiro, caracterizado com figurino especial.


Após a celebração, fomos encaminhados ao Salão de Festas, onde nos ofereceram um lanche junino: cachorro-quente, quentão, pinhão e amendoim. Tudo correu muito bem, num clima de fraternal celebração.

PONTA DAS PEDRAS – LAGUNA – MISSA DE SÃO PEDRO



CRIANÇAS ANIMAM MISSA DO PADROEIRO

29 de junho de 2011. 20h. Hoje é dia dos santos Pedro e Paulo. Pela manhã, na Laudes, cumprimentamos o nosso reitor, pelo seu onomástico.


Fazia muito frio. À noite, os seminaristas Judá e André Arthur, acompanhados do Pe. Auricélio, foram à comunidade de São Pedro, em Ponta das Pedras, na Capital Juliana (Laguna).


Era a missa festiva de seu padroeiro. A pequena capela foi tomada pelas pessoas. Uma liderança da comunidade nos acolheu: “é uma honra para a nossa comunidade recebê-los aqui”.


A animação da Missa foi feita pelo Coral Infantil do Colégio Stella Maris (que se situa na comunidade e é propriedade das Irmãs da Divina Providência), acompanhado de um tecladista.


Ao dirigir-se ao coral, o André afirmou: “eu nunca havia encontrado um coral de crianças tão bonito e tão afinado”.


Os seminaristas auxiliaram na celebração e deixaram seu recado vocacional. Foi muito celebrar com este povo simples e devoto.

SEMINARISTA LUCAS CHEGA AOS 18 ANOS DE VIDA






LUCAS FOI HOMENAGEADO DURANTE CELEBRAÇÃO

27 de junho de 2011. 19:30h. “Todos os dias precisamos agradecer a Deus pelo dom da vida, pois sabemos que muitas pessoas, jovens como nós, não puderam viver este dia tão lindo que nós estamos vivendo”.


Com estas palavras, o seminarista Lucas Bittencourt das Neves agradeceu o carinho recebido da comunidade por ocasião de seu 18º aniversário, celebrado no último dia 25.


Foi durante a Missa Vocacional na CEDA, em Tubarão. Todos lhe desejaram “muitas felicidades e muitos anos de vida”!


Possuidor do dom da oratória, o jovem seminarista aniversariante partilhou do seu desejo e firme decisão de continuar perseguindo responder ao chamado para o sacerdócio.


E respondeu a uma pergunta que o Pe. Pedro lhe fizera anos atrás: “O senhor me perguntou sobre o que é viver. Hoje eu posso lhe responder: é dizer cada dia um ‘sim’ sincero para Deus e para as necessidades dos irmãos. Assim a vida tem sentido!”


A comunidade o aplaudiu, manifestando-lhe apoio.


Parabéns, Lucas! Você é muito importante para todos nós!
"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)