sexta-feira, 30 de julho de 2010

NAS FÉRIAS DOS SEMINARISTAS, FORMADORES EM CURSO

De 26 a 28 de julho, na Casa de Encontros Dom Anselmo – CEDA, em Tubarão, aconteceu mais um Curso de Formação Permanente para o clero da Diocese de Tubarão. Pe. Pedro De Biasi e Pe. Auricélio marcaram presença.

O tema escolhido pelos presbíteros ainda no ano passado e agilizado pela Pastoral Presbiteral foi AUTO-ESTIMA.

Os estudos e reflexões foram conduzidos pelo Pe. André Marmilicz, vicentino de Curitiba/PR. Ele é Doutor em Ciências da Educação e Diretor da Faculdade Vicentina de Curitiba.

Já escreveu várias obras, dentre elas “Ele falava com autoridade – Auto-estima e Liderança” e “Auto-estima, fundamentos para uma vida saudável”. É cantor e compositor, tendo lançado recentemente o primeiro CD “Amor Incondicional” (Pe. André e Grupo Ágape).

Participaram quase todos os padres diocesanos e o Pe. Lucas, dehoniano. D. Wilson Tadeu participou de todas as sessões de estudo.

Com seu jeito muito acessível, alegre e didático, o assessor conseguiu envolver todos os cursistas.

Algumas pérolas dos estudos:



+ Devemos buscar ser “proativos”, isto é: assumir as rédeas da própria vida. Ser “reativo”, justificando-se sempre, não constrói felicidade.


+ Auto-estima é “a disposição para experimentar a si mesmo como alguém competente para lidar com os desafios básicos da vida e ser merecedor de felicidade” (Natanael Brandon).





+ Certas pessoas podem nos ajudar na superação de desafios. Mas é preciso construir a própria história.


+ Diante da idolatria do corpo perfeito vale o que Sêneca (séc.II) ensinou: “a deformidade do corpo não afeta a alma, mas a deformidade da alma se reflete no corpo”.


+ Auto-estima não é sucesso, pois o sucesso não aceita derrotas. Derrota é frustração. Buscamos é felicidade!


+ Características da pessoa que tem grande Auto-estima: busca do desafio, persistência, rapidez em recuperar-se de dificuldades, aceita-se como é, mantém bom humor, olha em primeiro lugar o que é positivo, tem uma positiva curiosidade.





+ Constrói-se a Auto-estima cuidando-se das dimensões: física, mental, dos relacionamentos sociais e espiritual.


+ “Após a leitura de cada livro penso em dizer ao autor: ‘Muito obrigado, meu amigo! Você me ensinou muitas coisas importantes!’” (Pe. André M.).

+ Somos movidos por duas fortes energias: thanatos (morte) e eros (vida). Qual vamos deixar crescer mais dentro de nós?

+ Vou para onde me levam meus PROJETOS DE VIDA! Pois, “o mundo inteiro abre caminho ao homem que sabe para onde vai”.
+ “Pais liberais geram filhos nascisistas” (D. Wilson).

+ Atitudes que ajudam a melhorar a Auto-estima: viver conscientemente, auto-aceitação, auto-responsabilidade, auto-afirmação, intencionalidade e integridade pessoal.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)