sexta-feira, 30 de julho de 2010

PE. AURICÉLIO CELEBRA 15 ANOS DE MINISTÉRIO PRESBITERAL


Como tem acontecido todos os anos, o Pe. Auricélio celebrou a Missa de Ação de Graças pelos seus 15 anos de Ordenação Presbiteral neste dia 29 de julho, na matriz Santa Terezinha, no bairro Passagem, em Tubarão.

A celebração foi animada pelo Ministério de Música da Família Costa. Com a matriz tomada de fieis, rezou-se por todas as vocações.

“Foi aqui que cresci em todas as dimensões. Foi aqui que dei os meus primeiros passos como gente e como cristão. Foi aqui nesta comunidade que percebi que fui chamado para uma vocação específica e, recebi apoio suficiente para poder discernir e responder ao propósito que Deus tinha para mim. Foi aqui que me percebi homem pecador e necessitado da compreensão das pessoas e da misericórdia de Deus.

Foi nesta comunidade que pude viver e partilhar as emoções das Ordenações Diaconal e Sacerdotal. Que linda festa me foi preparada! Estávamos todos em abençoado júbilo naquele dia 29 de julho de 1995! Com a liderança dos padres Pedro De Biasi e Raimundo Ghizoni, da Equipe Vocacional e todos os organismos da paróquia da Catedral (aos quais serei eternamente grato), uma linda preparação foi realizada em cada comunidade paroquial. E a celebração da Ordenação, então!? A Catedral estava superlotada, lindamente enfeitada; sentia-se uma alegria singular.

Foi aqui, nesta comunidade de Santa Terezinha que, no dia 30 de julho, presidi a minha Primeira Missa! Por isso, cada ano, venho rezar com minha comunidade para dizer a todos MUITO OBRIGADO, e celebrar o grande mistério do sacerdote: trazer Cristo presente na Eucaristia!

E, como faço a cada ano, no aniversário da Ordenação, escolhi um tema para minha reflexão e compus uma Oração Vocacional.”

O tema é: “Sou agradecido Àquele que me deu força, Cristo Jesus, Nosso Senhor, pela confiança que teve em mim, colocando-me a seu serviço” (1Timóteo 1,12).


ORAÇÃO VOCACIONAL

Senhor Jesus, Filho amado de Deus Pai,
de cujo coração brotam todas as vocações,
recebe a nossa oração.
Queremos agradecer-Te pelo chamado à vida e à fé!
E por fazer de nós teus discípulos missionários.
Conhecemos muitas das exigências de nossa missão.
Precisamos ter um coração missionário,
samaritano e comprometido com o teu Reino.
Sabemos que muitos dos nossos irmãos
nem receberam sequer o primeiro anúncio
de que Tu és o Salvador.
De fato, Jesus,
“a messe é grande e os operários são poucos”!
Por isso, pedimos-Te:
“envia operários para a tua messe”!
Continua a chamar homens e mulheres,
de todas os continentes, para anunciarem
e testemunharem a Boa Nova do Reino.
Mas ajuda-nos a criar um “clima vocacional”
para podermos “ouvir” o teu chamado
e dar uma resposta generosa.
Obrigado, Senhor Jesus,
pela força do teu Espírito Santo!
Louvado sejas, Nosso Senhor!

Amém!

NAS FÉRIAS DOS SEMINARISTAS, FORMADORES EM CURSO

De 26 a 28 de julho, na Casa de Encontros Dom Anselmo – CEDA, em Tubarão, aconteceu mais um Curso de Formação Permanente para o clero da Diocese de Tubarão. Pe. Pedro De Biasi e Pe. Auricélio marcaram presença.

O tema escolhido pelos presbíteros ainda no ano passado e agilizado pela Pastoral Presbiteral foi AUTO-ESTIMA.

Os estudos e reflexões foram conduzidos pelo Pe. André Marmilicz, vicentino de Curitiba/PR. Ele é Doutor em Ciências da Educação e Diretor da Faculdade Vicentina de Curitiba.

Já escreveu várias obras, dentre elas “Ele falava com autoridade – Auto-estima e Liderança” e “Auto-estima, fundamentos para uma vida saudável”. É cantor e compositor, tendo lançado recentemente o primeiro CD “Amor Incondicional” (Pe. André e Grupo Ágape).

Participaram quase todos os padres diocesanos e o Pe. Lucas, dehoniano. D. Wilson Tadeu participou de todas as sessões de estudo.

Com seu jeito muito acessível, alegre e didático, o assessor conseguiu envolver todos os cursistas.

Algumas pérolas dos estudos:



+ Devemos buscar ser “proativos”, isto é: assumir as rédeas da própria vida. Ser “reativo”, justificando-se sempre, não constrói felicidade.


+ Auto-estima é “a disposição para experimentar a si mesmo como alguém competente para lidar com os desafios básicos da vida e ser merecedor de felicidade” (Natanael Brandon).





+ Certas pessoas podem nos ajudar na superação de desafios. Mas é preciso construir a própria história.


+ Diante da idolatria do corpo perfeito vale o que Sêneca (séc.II) ensinou: “a deformidade do corpo não afeta a alma, mas a deformidade da alma se reflete no corpo”.


+ Auto-estima não é sucesso, pois o sucesso não aceita derrotas. Derrota é frustração. Buscamos é felicidade!


+ Características da pessoa que tem grande Auto-estima: busca do desafio, persistência, rapidez em recuperar-se de dificuldades, aceita-se como é, mantém bom humor, olha em primeiro lugar o que é positivo, tem uma positiva curiosidade.





+ Constrói-se a Auto-estima cuidando-se das dimensões: física, mental, dos relacionamentos sociais e espiritual.


+ “Após a leitura de cada livro penso em dizer ao autor: ‘Muito obrigado, meu amigo! Você me ensinou muitas coisas importantes!’” (Pe. André M.).

+ Somos movidos por duas fortes energias: thanatos (morte) e eros (vida). Qual vamos deixar crescer mais dentro de nós?

+ Vou para onde me levam meus PROJETOS DE VIDA! Pois, “o mundo inteiro abre caminho ao homem que sabe para onde vai”.
+ “Pais liberais geram filhos nascisistas” (D. Wilson).

+ Atitudes que ajudam a melhorar a Auto-estima: viver conscientemente, auto-aceitação, auto-responsabilidade, auto-afirmação, intencionalidade e integridade pessoal.
































D. WILSON TADEU PARTICIPA DE REUNIÃO DO PRESBITÉRIO


A primeira reunião do presbitério diocesano com o seu novo bispo ocorreu neste dia 29 de julho, na Casa de Encontros D. Anselmo, em Tubarão.

O encontro teve início às 7:30h com a Santa Missa, presidida por D. Wilson e concelebrada pelos padres presentes.

Após o café e uma breve espiritualização, fez-se uma reflexão sobre questões administrativas da Diocese, a partir do Manual de Procedimentos Administrativos publicado pela CNBB na sua 48 Assembléia Geral ocorrida este ano.

O almoço foi na própria CEDA. Em seguida, a reunião continuou com estudos e reflexões sobre temas pastorais.

Percebeu-se um grande interesse de todos os sacerdotes pelo bom encaminhamento da nossa Igreja Particular.

D. Wilson disse que “a diocese é um organismo vivo, é um corpo. É necessário, portanto, fazermos todo esforço para caminharmos e agirmos juntos”.

Solicitou que todos continuem a demonstrar “boa disposição para ajudar a diocese a caminhar; inclusive, por caminhos que ainda não andamos”, em vista da construção do Reino de Deus.

O encontro terminou às 17h. E os padres puderam retornar para suas atividades, junto de suas paróquias e locais de ministério.


















SEMINÁRIO ACOLHE “RECREIO DE FÉRIAS”



O município de Capivari de Baixo está promovendo o RECREIO DE FÉRIAS para envolver crianças e adolescentes durante o período das férias escolares.

Uma série de atividades está sendo realizada, dentro e fora do município, sempre coordenada por um grande grupo de monitores e educadores.

Na programação foi prevista uma visita ao Seminário Nossa Senhora de Fátima. Portanto, ficamos muito alegres em acolher, na tarde de 27 de julho, terça-feira, 290 “recreístas”.

Chegaram uniformizados, juntamente com seus monitores, e foram acolhidos pelos padres Pedro e Auricélio. Coube ao reitor a missão de dirigir-lhes uma palavra de boas-vindas.

Eles se concentraram no ginásio de esportes e, sentados no chão, conversaram com o Pe. Pedro. Com seu jeito muito especial para lidar com grande número de pessoas, e de todas as idades, o reitor falou um pouco sobre a função do Seminário e a importância de valorizar bem a vida!


Após algumas brincadeiras dirigidas pelos monitores, foi servido um lanche a todos e retornaram, alegres, para sua cidade.

Parabéns pela iniciativa das lideranças de Capivari, buscando envolver crianças e adolescentes que não teriam, talvez, oportunidade de ocupar seu tempo de férias de maneira tão sadia e educativa.


Cumprimentamos, também, os visitantes pela boa educação e organização que manifestaram durante sua estada entre nós.

O Seminário está sempre de portas abertas para acolher grupos de crianças e adolescentes. É só agendar a visita com os padres do Seminário. Quando os seminaristas se encontram no Seminário, eles têm a maior alegria de acolher os visitantes e dirigir-lhes algumas palavras. É um dos “trabalhos pastorais” que os seminaristas menores podem fazer e que muito lhes ajuda na sua formação integral.

Então, sejam sempre bem-vindos!!!!!

terça-feira, 27 de julho de 2010

A POSTULANTE MANOELA PARTICIPA DE MISSA VOCACIONAL NO SEMINÁRIO

Neste dia 26, segunda-feira, aconteceu a tradicional Missa Vocacional no Seminário, com a participação de toda a comunidade de amigos do Seminário.
Visto que a capela da CEDA está sendo utilizada pelos padres da diocese, em seu Curso anual, a Missa aconteceu na Sala de Palestras, no interior do Seminário. O ambiente foi preparado pelos seminaristas e padres.






O Judá e o Lucas, seminaristas de Tubarão, mesmo estando de férias, vieram colaborar na celebração. Pe. Auricélio cuidou da animação e o Pe. Pedro, presidiu a Eucaristia.
Recebemos, com muita alegria, um grupo de catequizandos e coroinhas de Pedras Grandes. Mérito da animadora vocacional Elizabeth, apoiada por um grupo de adultos e pela Prefeitura Municipal.

Após a comunhão, o Pe. Pedro abençoou o casal José e Sônia, de Gravatal, que celebrava Jubileu de Prata. Ela faz parte do SAV (Serviço de Animação Vocacional) do Santuário e, mensalmente, vem ao Seminário ajudar a preparar o almoço de domingo.

Em seguida, o reitor chamou a postulante Manoela que, no próximo dia 11 de dezembro, vestirá o hábito das Irmãs de Maria de Schoenstatt. A festa acontecerá no Santuário da Mãe Admirável, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Há quatro anos que a vocacionada está fazendo a preparação e, agora, com a graça de Deus, está prestes a dar o seu sim, consagrando-se como religiosa. Pe. Pedro apresentou os pais da futura Irmã, Jorge e Vanderléia, e o filho deles, Gabriel.

Manoela agradeceu as orações e convidou todos a trabalharem pelas vocações na Igreja.
Precisamos continuar rezando para que não faltem operários e operárias para a Messe do Senhor.

Que Deus abençoe a futura Ir. Maria Manoela e que o seu testemunho encoraje muitos outros jovens vocacionados a dizerem também o seu SIM!







SEMINARISTAS PARTICIPAM DE SHOW CULTURAL EM LAGUNA


Em Laguna, de 23 a 31 de julho, acontece a XXIX Semana Cultural do município. Uma série de atividades está sendo levada a efeito para celebrar o tradicional evento.

O Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos de Laguna, da Paróquia, está recebendo inúmeras apresentações culturais: teatro, dança, shows musicais, artistas da terra...
Muitas barracas foram montadas dentro do espaço cultural oferecendo aos participantes o melhor do artesanato local, quitutes e guloseimas, exposições de livros e fantasias de carnaval de Laguna.


Neste domingo, 25, às 20:30h, houve uma bela apresentação do Grupo de Cultura Casa da Dindinha, de Ribeirão Pequeno, interior do município lagunar.

Por muitos anos os seminaristas Alberto e Leonardo integraram o grupo de dança açoriana. Estando de férias, foram convidados a participar do espetáculo.

O show foi coordenado pelo professor Laércio Vitorino, pai do Alberto.


A apresentação foi realizada por um grupo de vinte crianças, adolescentes, jovens e adultos das comunidades de Parobé, Figueira, Morro Grande e Ribeirão Pequeno. Os estudantes são alunos da Escola local de Ribeirão Pequeno.

Trajados tipicamente, apresentaram danças açorianas: uma da Ilha de Picos e outra da Ilha de Santa Helena. Também apresentaram “Chimango”, uma dança do interior da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis). A dança do “Pau-de-fitas” foi muito bonita.


Os atores recordaram aspectos da cultura açoriana, que tanto marca a gente do litoral catarinense: as lavadeiras que lavavam as roupas nas margens dos rios, córregos e arroios; as torradeiras de café; a batedora de algodão; a fiadora no tear; a rendeira; as crianças brincando com bonecas de pano; cantigas de roda; o trabalho da benzedeira; o luto; o uso do pilão...

Um grupo de músicos e cantores deu o tom e o ritmo ao espetáculo.


Ao final, o orador do evento prestou uma merecida homenagem ao professor Laércio, idealizador do projeto de valorização da cultura, que há dez anos iniciou este trabalho. O professor foi aplaudido de pé por toda a platéia.

Nós queremos registrar nossos cumprimentos a todos os membros do Grupo de Cultura e, especialmente, aos nossos seminaristas Leonardo e Alberto, juntamente com seus pais Laércio e Albertina, pela bela apresentação.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)