terça-feira, 30 de setembro de 2014

´Viva São Jerônimo

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande “tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras”: São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase:“Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de ardoroso estudioso em Roma. Estando na “Cidade Eterna”, Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Nessa cidade, ele teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, ele se apresentava como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). No fim da permanência em Roma, ele foi batizado.
Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.
Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.
São Jerônimo, rogai por nós!

5° Semana Propedêutica

Os seminaristas propedeutas, participaram, junto com o Reitor Pe. Marcelo, da 5° semana propedêutica, que aconteceu em Joinville, no seminário Divino Espirito Santo. Este evento reuniu todos os seminaristas propedeutas do estado de Santa Catarina.
Tivemos lá, muitas palestras, conheçemos um pouco sobre a Faculdade São Luis, e o Sefisc.
Fomos visitar os pontos turísticos da cidade, como a Catedral, os museus e o Centro de atividades pastorais da Diocese de Joinville.
Visitamos também, o Santuário do Padre Aloísio Boeing, em Jaraguá do Sul. 
Este evento começou na quarta-feira as 18:00 hrs com a santa Missa, presidida por Dom Irineu, bispo de Joinville. E encerrou-se no domingo dia 28 de setembro, com a Santa Missa, presidida pelo Padre José Aires, de Criciúma, e logo após um delicioso almoço.


Seminário SCJ - Corupá - SC 

Seminário SCJ - Corupá - SC 

Todos Juntos, unidos em um mesmo Ideal.





terça-feira, 23 de setembro de 2014

PAZ, PAZ, PAZ

O nosso Santo Padre, o Papa Francisco, tem feito muitos apelos pedindo a Paz.
A vitória do mundo é a nossa Fé. Então pedimos a todos que com muita fé, rezem pedindo a Paz para todas as nações.
Senhor Jesus Cristo, dai-nos a vossa Paz.


Quando o dia da paz renascer, quando o sol da esperança brilhar, eu vou cantar. Quando o povo nas ruas sorrir, e a roseira de novo florir, eu vou cantar. Quando as cercas caírem no chão, quando as mesas se encherem de pão, eu vou cantar. Quando os muros que cercam os jardins, destruídos então os jasmins, vão perfumar.
 Vai ser tão bonito se ouvir a canção, cantada, de novo. No olhar do homem a certeza do irmão. Reinado, do povo.


 Quando as armas da destruição, destruídas em cada nação, eu vou sonhar. E o decreto que encerra a opressão, assinado só no coração, vai triunfar. Quando a voz da verdade se ouvir, e a mentira não mais existir, será enfim, tempo novo de eterna justiça, sem mais ódio, sem sangue ou cobiça, vai ser assim.

5° Semana Propedêutica


Hoje, dia 23 de setembro, Padre Marcelo e os seminaristas propedeutas, estarão saindo de viagem em direção a Joinville, aonde irá acontecer a 5° Semana Propedêutica. Semana esta que reúne todos os seminaristas propedeutas do estado de Santa Catarina. Que irão conviver juntos no ano de 2015 na faculdade de São Luis em Brusque-SC.
Peço a todos que rezem por eles, para que este encontro fortaleça ainda mais a vocação de cada um.
Obrigado.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

São Ludgero e a Crisma

No sábado dia 20 de Setembro, nós seminaristas, participamos junto com o Pe. Auricélio, do encontro paroquial de crismandos na Paróquia de São Ludgero. O encontro começou às 13 hrs e 30 m, o pároco Pe. Domingos Dorigon acolheu a todos os presentes com uma mensagem. Os seminaristas Gabriel G. João e Jean, falaram sobre a importância da Oração, da Amizade e do compromisso com Cristo e a Igreja. Pe Auricélio, fez uma reflexão sobre "Jesus o centro de nossa vida". Após as palestras tivemos um delicioso lanche, oferecido pelas catequistas da paróquia. Também dançamos e fizemos alguns brincadeiras com os jovens crismandos, que eram em torno de 140 jovens.O encontro terminou às 17 hrs e 30 m, com um momento de Oração conduzido pelo Pe. Auricélio. 
Agradecemos a todos que participaram e as catequistas que com muito amor e carinho, se dedicaram para que este encontro acontecesse.
Que Deus abençoe a todos, e que São Ludgero interceda por todos os jovens, para que, a semente que foi lançada, de bons frutos. 











domingo, 21 de setembro de 2014

12° PEREGRINAÇÃO DA FÉ

Aconteceu neste domingo dia 21 de setembro, no Santuário da Bem-Aventurada Albertina, a 12° Peregrinação da Fé, a Missa Solene dos Romeiros, presidida pelo nosso Bispo Dom João Francisco e co-celebrada pelos Padres Sergio Jeremias, José Eduardo e Auricélio Costa. Após a Missa, aconteceu o tradicional almoço no salão da comunidade.
A caminhada começou ontem, sábado as 06:00hrs da manhã, saindo da Igreja Matriz de Capivari de Baixo até o Santuário, dos nossos seminaristas, 7 foram em caminhada até o santuário com mais de 250 pessoas. Foram eles: Adson, Daniel, Lucas, Hayllan, Jailson, Matheus e Sadionei. Os outros se uniram a eles através da oração.
Deus abençoe a todas as pessoas que caminharam até o Santuário, um ato de Fé que faz muitas pessoas, a largarem tudo para caminhar por um Bem Maior, a Fé em JESUS e a devoção a nossa Santa, Beata Albertina.





sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Um pouco de História

Caros Amigos, familiares e benfeitores do nosso Seminário, em especial a você que reza e apoia as vocações sacerdotais. Na nossa Diocese de Tubarão, temos uma paróquia dedicada a São Ludgero, na cidade de São Ludgero-SC. Esta paróquia é conhecida como "um celeiro de vocações" ou ainda terra conhecida como "fábrica de padres". Cerca de trinta padres e mais uma centena de religiosas, nasceram e cresceram nestas terras de São Ludgero. Mais destacamos principalmente a memória de cinco homens, que nunca poderão serem esquecidas, por nós povo da Diocese de Tubarão. Cinco homens, que pastorearam e pastoreiam as sua Dioceses com muito amor e dedicação. Isto mesmo, cinco bispos, nascidos nesta terra, todos descendentes de imigrantes alemães.
São eles:
*Dom Afonso Niehues, nascido em 23 de agosto de 1914, em São Ludgero, filho de Germano Niehues e Teresa Rohden Niehues. Dom Afonso, estudou Filosofia em Azambuja e Teologia em Roma. Foi ordenado presbítero em Roma, no dia 16 de abril de 1938. Foi reitor do pré seminário de São Ludgero e Reitor do seminário de Azambuja. Foi ordenado bispo no dia 5 de abril de 1959, como bispo coadjutor de Lages. 
Participou do Concílio Vaticano II  e foi em 1965, nomeado arcebispo coadjutor de Florianópolis, e em 1967 tomou posso como Arcebispo até 1991, aonde renunciou, por causa da idade. Se tornando arcebispo emérito até 1993, ano de sua morte.
Foi o primeiro bispo brasileiro a aprovar o diaconato permanente.
Faleceu em 30 de setembro de 1993, na cidade de Brusque-SC, aos 79 anos de idade e está sepultado na Catedral Metropolitana de Florianópolis.

* Dom Gregório Warmeling, nascido em 17 de abril de 1918, em São Ludgero. Ingressou no seminário de Azambuja em 1929. E foi ordenado presbítero em 05 de setembro de 1943.
Nos anos 1943 e 1944, foi vigário paroquial em Itajaí, em 1944 até 1946, dedicou-se a formação no seminário de Azambuja, sendo professor de disciplina e orientador espiritual.
Em 18 de janeiro de 1947, foi nomeado vigário paroquial de São José, em Criciúma, ficando apenas um ano na terra das minas de carvão, foi nomeado em 25 de janeiro de 1948, pároco da terra de Santo Antônio dos Anjos de Laguna.
Em Laguna, tornou-se um mito, através do seus dotes humanos e sacerdotais. Foi ele o responsável pela colocação da imagem de 14 metros, de Nossa Senhora da Glória, inaugurada em 1953. 
Foi ordenado  2° bispo de Joinville-SC, sendo a sua ordenação episcopal em 29 de junho de 1957, na secular matriz de Laguna, sendo bispo ordenante Dom Joaquim Domingues de Oliveira e co-ordenantes, Dom Anselmo Pietrulla, nosso 1° Bispo e Dom Inácio Krause. 
Esteve à frente da Diocese de Joinville, de 1957 até 1993, se tornando Bispo emérito até 1997. Faleceu em 03 de janeiro de 1997, aos 78 anos, em Joinville e está sepultado na Catedral diocesana de Joinville.



*Dom Tito Buss, nascido no dia 09 de janeiro de 1925; estudou no ensino fundamental e básico em São Ludgero, (1934-1938); fez o ensino médio no seminário de Azambuja, Brusque (1941-1944); Filosofia no seminário Mariana, MG(1945-1946); Teologia no Seminário São Leopoldo, RS (1948-1951); foi ordenado sacerdote em 12 de agosto de 1951 em Blumenau, foi professor e orientador do seminário menor Diocesano em Taió, SC (1952-1957); Reitor do mesmo seminário (1958-1962); Pároco da Catedral de Joinville, SC (1962-1968);  Orientador do Seminário Maior Catarinense em Curitiba (1968-1969). 
Sua ordenação Episcopal foi em 08 de março de 1969, em Rio do Sul, foi o 1° Bispo de Rio do Sul, cargo que exerceu até 31 de agosto de 2000, quando virou Bispo emérito, e continuou morando em Rio do Sul, até o dia de seu falecimento, que foi dia 30 de abril de 2013, aos 87 anos de idade. Está sepultado na Catedral de Rio do Sul.

*Dom Vito Schlickmann, nascido dia 28 de dezembro de 1928, filho de Henrique Schlickmann e Bertha Oenning. Fez seus estudos primários em São Ludgero e no Seminário de Azambuja-Brusque. Fez seus estudos do seminário Maior (Filosofia e Teologia), no Seminário de São Leopoldo-RS, nos anos de 1948 a 1954.
Foi ordenado presbítero, por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, no dia 28 de novembro de 1954, em São Ludgero.
Trabalhou em vários lugares, como no Seminário de Azambuja, na paróquia de São Luis Gonzaga em Brusque e na paróquia Santa Teresinha. Foi vigário geral de Florianópolis, vigário na paroquia Sagrados Corações em São José. Foi professor do ITESC e prestou vários outros trabalhos a Igreja de Florianópolis.
Sendo eleito bispo titular de Gurza, em 25 de janeiro de 1995, foi sagrado bispo em 25 de março de 1995, na paróquia Sagrados Corações em São José, sendo sagrante principal Dom Eusébio Oscar Scheid e co-consagrantes Dom Tito Buss e Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. Hoje Dom Vito aos 85 anos, é Bispo titular de Gurza e auxiliar emérito de Florianópolis.

* Dom Juventino Kestering, nascido em 19 de maio de 1946, em São Ludgero, SC; fez seus estudos iniciais em São Ludgero; ensino médio aqui no nosso seminário Menor Nossa Senhora de Fátima, (1965-1967); cursou Filosofia e Teologia na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, com conclusão em 1973; fez metodologia Científica, em Montevidéu, Uruguai, em 1990. Foi ordenado sacerdote em 14 de julho de 1973, em São Ludgero, atuou como vigário da Catedral de Tubarão (1973-1988).
Sua ordenação Episcopal foi em 08 de março de 1988 em Tubarão, SC; Durante seu episcopado foi presidente do regional Oeste 2. Atualmente é Bispo de Rondonópolis, MT.

Já tivemos cinco Bispos, naturais de nossa região, com essas recordações, convido você, que é nosso benfeitor, amigo ou parente de algum seminarista, a rezar cada vez mais pelas vocações. Pedindo sempre a intercessão de Nossa Mãe querida, Rainha de Fátima, para que abençoe a cada um de nós, que estamos seguindo os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Abraço a todos. Deus nos abençoe!

Fonte de pesquisa: Livros: São Ludgero, Seu Povo Sua História de Iva Buss; Espartanos de Deus. Blog do Padre José Artulino Besen.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Viva Nossa Senhora da Piedade

Viva Nossa Senhora da Piedade!
Hoje dia 15 de setembro, a nossa Diocese de Tubarão, comemora a sua padroeira, Nossa Senhora da Piedade, também neste dia lembrada como Nossa Senhora das Dores.
Que a Virgem da Piedade, interceda por todos nós, seus filhos, em especial pelo povo tubaronense.
Muitas bençãos do céu para todos nós.
Participe, se você mora em Tubarão, ou região, da Missa que será presidida pelo nosso Bispo, hoje as 19:00 hrs na Catedral de Tubarão.

Dai-nos a benção, Mãe de Bondade.
Nossa Senhora da Piedade.

domingo, 14 de setembro de 2014

Exaltação da Santa Cruz, fonte de santidade e símbolo da vitória de Jesus


Nós nos reunimos com todos os santos, neste dia, em nossas comunidades,para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso : “Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos ” (I Cor 1,23).
Esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus. A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio.
Graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão, por isso neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos: “Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada”. “Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!”
Santa Cruz, sede a nossa salvação!

sábado, 13 de setembro de 2014

II Cerco de Jericó

Na quinta-feira, dia 11 de setembro, padre Auricélio, presidiu a santa missa no II Cerco de Jericó, na Vila Pe. Itamar, na Igreja de Sta Catarina de Sena. Nós seminaristas o acompanhamos. Após a Missa aconteceu a adoração ao santíssimo Sacramento.
 Deus abençoe a todos que estão trabalhando neste, II cerco de Jericó.


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

BODAS DE OURO DE SEBASTIÃO E OSMARINA


07 de setembro de 2014. 10h. Foi um lindo e inesquecível dia para toda a nossa família este da celebração de Bodas de Ouro de nossos pais Sebastião e Osmarina! Às 10h, na matriz Santa Terezinha da Passagem, em Tubarão, rezamos a Missa de ação de graças, na qual nossos pais renovaram seus compromissos matrimoniais. Receberam muitas homenagens. 

Os padres Raimundo, que os casou, e o Antônio Damiani, atual Vigário, concelebraram. Meus irmãos e cunhadas cuidaram das músicas e liturgia, juntamente com os netos do casal jubilar. Na procissão de entrada, a Rosélia (filha mais velha) entrou com o pai; e eu (filho mais velho), com a mãe. O Renato e a Fátima leram a “biografia” do casal, despertando muitas recordações e risadas. O Jean e o Hayllan acolitaram. 

Parentes, amigos de Igreja, compadres, padres, seminaristas e religiosas estavam presentes. Nossos pais trocaram alianças, quando o pai cantou uma linda canção de amor para nossa mãe. O Aurelinho também fez sua homenagem, cantando com seu violão, enquanto a Angelita e seus filhos traziam um bouquet de flores. 


Tudo ia acontecendo sob os olhares atentos da Flávia, que organizou tudo. A Rosiléia Piuco cuidou dos comentários e da cerimônia no Salão de Festas. Ao final da celebração, Pe. Raimundo e Pe. Damiani dirigiram alumas palavras muito carinhosas ao casal e à família. Na igreja cantamos “Parabéns”. 

No Salão, a festa continuou. Tudo estava decorado com muito bom gosto! O pessoal da cozinha caprichou! Após os ritos iniciais, o casal jubilar entrou majestosamente no Salão e desfilou sob os aplausos dos convidados. Eu dirigi uma oração de ação de graças. E todos puderam se deleitar com os alimentos oferecidos. 

Durante a tarde ainda foi servida a sobremesa, depois o sorvete e, por fim, o café colonial. A animação ficou por conta das surpresas: a dupla Lara e Eduardo (netos), um vídeo com mensagens dos filhos (coisa da Rô e da Flávia) e músicas com a Banda do João Tadeu (sobrinhos). 

Os “noivos” usaram a palavra para agradecer as homenagens e as presenças de todos! E entregaram aos seminaristas um baú onde os convidados, através de contribuição espontânea, depositaram ofertas ao Seminário. Lindo gesto de nossos pais que abdicaram de receber presentes para si mesmos! Tudo foi maravilhoso, graças a Deus!

Ass: Padre Auricélio Costa.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Campo D'una

Na quarta feira, dia 03 de setembro à noite, nós seminaristas, acompanhamos nosso promotor vocacional, Pe. Auricélio Costa até a comunidade de Campo D'una, município de Garopaba-SC, paróquia São Joaquim, pertencente a Arquidiocese de Florianópolis . Era Missa e ultima novena em honra a Nossa Sra. Desatadora dos nós. Após a missa, teve um delicioso lanche, oferecido a todos os que estavam presentes.



"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)