quinta-feira, 31 de julho de 2014

31 de Julho: Santo Inácio de Loyola

Neste dia 31 de Julho, celebramos a memória deste santo que, em sua bula de canonização, foi reconhecido como tendo “uma alma maior que o mundo”.
Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano de 1491, e pertenceu a uma nobre e numerosa família religiosa (era o mais novo de doze irmãos), ao ponto de receber com 14 anos a tonsura, mas preferiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas e dos amores. Aconteceu que, durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: “São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos isso, pois eu tenho também de o fazer”.
Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem “tudo para a maior glória de Deus”, pois pendurou sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seus “famosos” Exercícios Espirituais, e logo depois de estudar Filosofia e Teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus. A instituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: “O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo”.
Com Deus, Santo Inácio de Loyola conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura do salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora “com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade”, repetia.
Santo Inácio de Loyola, rogai por nós e pela PAZ MUNDIAL.

19 anos de Amor e Dedicação

No dia 29 de julho, Padre Auricélio, comemorou mais um ano de ordenação sacerdotal, são 19 anos de Amor e dedicação a Igreja e ao Povo de Deus. Parabéns Padre Auricélio, que o senhor continue sempre assim, fiel a IGREJA e amigo do POVO.
Todo ano, Padre Auricélio, faz uma lembrança de aniversário de Ordenação e junto sempre uma oração pelas vocações. E este ano não foi diferente:
                 


domingo, 27 de julho de 2014

1° Missa, Pe. Sergio Gomes.

Aconteceu neste domingo as 10h na Matriz Santa Teresinha do menino Jesus, no bairro Passagem, a primeira Missa do Neo-Sacerdote Padre Sergio Gomes,filho desta comunidade.O Pároco Pe.Edison, fez a saudação inicial e em seguida o Neo-Sacerdote acolheu a todos presentes.Como de costume na Primeira Missa o Padre escolhe um sacerdote para fazer a homilia,nesta ocasião ministrou o Pe.Pedro Paulo das Neves (Pároco de Imbituba).Ao final da Celebração o Padre Sergio Gomes, recebeu os cumprimentos dos presentes e depois as pessoas foram recepcionadas no Salão para o Almoço.Esteve presente o Pe.André (Caçador), Pe. Auricelio (Seminário), Diácono Claudemir (Morrotes), Pe. Marcelo (Seminário), Pe.Pedro P (Imbituba), Pe.Eduardo (Humaitá), Pe.Paulo (Humaitá), Pe.Antonio Damiani (Passagem), Pe.Edison (Passagem), Pe.Rafael (Catedral). Alguns dos nossos seminaristas, ajudaram na celebração.









Padre Pedro Paulo, fez a Homilia da 1° Missa

Crédito de fotos: Mateus Cardoso e Matheus da Silva Gomes. Fonte: blogger Paróquia da Passagem.

sábado, 26 de julho de 2014

Ordenação Presbiteral, Pe. Sérgio Gomes

Foi ordenado Sacerdote, pela imposição das mãos de Dom João Francisco Salm, o Padre Sergio Gomes, na tarde de hoje dia 26 de julho, na Catedral Diocesana de Tubarão. Com o Lema: " Dei-vos o exemplo para que façais a mesma coisa que eu fiz" (Jo 13, 15). Os nossos seminaristas propedeutas ajudaram nesta solene cerimônia. Estavam presente vários padres, religiosas, pessoas da paróquia de Imbituba, Nova Brasília, Capivari de Baixo, São Ludgero e Oficinas, lugares aonde o Padre Sergio trabalhou como seminarista de teologia.
Deus abençoe o seu ministério e a sua missão que é AMAR E SERVIR.















26 de Julho, dia dos Avós de Jesus!

Os avós de Jesus.
Com alegria celebramos hoje  dia 26 de Julho a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant’Ana. Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”.
Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant’Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora. Sant’Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.
O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant’Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça. A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José.
A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.
Hoje também é o dia dos Avós, Parabéns a todos os vovôs e vovós, em especial os dos nossos seminaristas, Deus Abençoe a todos!
São Joaquim e Sant’Ana, rogai por nós e pela Paz mundial. Amém
Hino a Sant'Ana e São Joaquim (Liturgia das Horas, Laudes):
A estrela d'alva já brilha,
já nova aurora reluz,
o sol nascente vem vindo
e banha o mundo de luz. 

Cristo é o sol da justiça.
Sant'Ana, Nossa Senhora Menina e São Joaquim
Maria, aurora radiante.
Da lei a treva expulsando,
ó Ana, vais adiante. 

 Ana, fecunda raiz,
que de Jessé germinou,
produz o ramo florido
do qual o Cristo brotou. 

Mãe da Mãe santa de Cristo,
e tu, Joaquim, santo pai,
pelas grandezas da Filha,
nosso pedido escutai.

Louvor a vós, Jesus Cristo,
que de uma Virgem nascestes.
Louvor ao Pai e ao Espírito,
lá nas alturas celestes.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

OREMOS PELA PAZ.

Hoje dia 25 de julho, nos unimos em oração com o Santo Padre, o Papa Francisco, pela Paz na Síria, Israel e na Palestina.
Reze você também pela Paz e União entre as nações. E pelos cristãos que estão sendo perseguidos e por aqueles que já morreram defendendo sua fé.

Hoje, diante dos nossos olhos, em 2014, os cristãos do Iraque são vítimas de um verdadeiro genocídio.

No total, mais de 800 palestinos morreram na ofensiva israelense, em sua maioria civis. Um total de 181 crianças morreram e 1.200 ficaram feridas.

A guerra que devasta o país já custou a vida de mais de 170.000 sírios e expulsou de seus lares nove milhões de pessoas.

Nos unimos em oração nesta campanha, para que a Paz volte a reinar.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

História de Sta Cristina de Toscana, Virgem e Mártir.

Memória celebrada em 24 de julho

Cristina nasceu na Toscana (Itália), perto do lago de Bolsena, no ano 288 d.C., e com apenas 12 anos morreu mártir, no ano 300 d.C. Era filha de Urbano, oficial do exército em Tir, na Etrúria, parte da Toscana. Urbano era rude de sentimentos e inimigo dos cristãos. Em sua própria casa, muitas vezes os cristãos eram submetidos a interrogatórios humilhantes. Diante de tais cenas, Cristina se perguntava qual o motivo da serenidade e alegria dos cristãos, que ela já começava a admirar e venerar.

A resposta lhe veio por uma escrava cristã, que a preparou para o Batismo. Urbano desconfiava que a filha se interessasse pela comunidade cristã. Deu-lhe ordem de prestar culto a ídolos, queimando incenso. A menina negou-se a isso. Interrogada pelo pai, Cristina respondeu: "Tolo é vosso medo, tola a vossa advertência; diante de um deus cego aos sofrimentos do povo, surdo ao clamor dos fracos, eu não peço favores e não acendo uma vela. Ao Deus vivo, ao Senhor do céu e da terra que nos enviou seu Filho Jesus, a este, sim, apresento sacrifícios de verdade e amor".

A severidade do pai aumentou, mas Cristina respondia a isso participando da celebração da Eucaristia e de outras reuniões dos cristãos, visitando os encarcerados, dando esmola aos pobres. Sua coragem e caridade fizeram-na vender as imagens dos ídolos para adquirir bens em favor dos pobres. O pai ficou furioso. Por isso, Cristina foi chicoteada. Aos que lhe pediam que cedesse à vontade do pai, respondia: "Deixar a vida não me custa; abandonar minha fé, isto nunca".

Urbano prosseguiu na tortura: a filha, amarrada, foi lançada ao fogo. Conta a história que um anjo defendeu-a e as chamas não lhe queimaram. Ainda irado contra a filha, ordenou prendê-la. Então, mandou amarrar uma pedra de moinho em seu pescoço e lançá-la ao lago. Conta-se que após lançada às águas, a pedra de moinho veio à tona, não permitindo, assim, que Cristina se afogasse. A exaltação de Urbano foi tão grande que morreu de colapso.

Dio, sucessor de Urbano, também nada conseguiu de Cristina e, por isso, ordenou que fosse queimada viva. Segundo a história, o fogo não queimou a menina. Posta entre cobras, nenhuma a feriu. E tendo sua língua cortada, mesmo assim cantou os louvores do Senhor Jesus Cristo. Então, o juiz, enraivecido com os triunfos da jovem, ordenou sua morte a flechadas. Com isso foi-lhe tirada a vida terrena e ela entrou na glória eterna.

Deus escolhe o que é fraco para confundir os fortes. Na fraqueza física desta adolescente, Ele mostrou a força da perseverança na fé, que deve animar cada cristão.

O testemunho de Cristina está ai: "Foi fiel a seu Deus, apesar de inúmeros e imensos obstáculos que teve de enfrentar em sua tenra idade". A seu exemplo, sejamos nós hoje, fiel a Deus e a sua Igreja, e sempre defendendo a nossa fé.

Santa Cristina Rogai por nós.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

FÉRIAS, HEHEHEHE

Hoje dia 23 de julho, deu-se início a nossas férias, iniciamos a nossa manhã com a oração das Laudes as 08:45 hrs, após a oração o nosso café, as 10:30 hrs rezamos o santo Terço e logo em seguida a santa missa presidida pelo nosso Reitor Pe. Marcelo, em agradecimento a Deus, por mas uma etapa concluída e também rezando por todos os que nos ajudaram nesse primeiro semestre. Lembramos também 1 ano de JMJ. Após a missa, almoçamos e partimos para as nossas casas.
Deus abençoe as nossas férias e o próximo semestre que se aproxima.





terça-feira, 22 de julho de 2014

22° CURSILHO DE CRISTANDADE JOVEM MASCULINO

Nos dia 17 a 20 de julho, os seminaristas: Adson Muniz, Jean Marcos, Gustavo Flores e João Vitor, participaram do 22° cursilho de cristandade jovem masculino que aconteceu na CEDA. Tinha rapazes de diversos lugares da nossa Diocese, de Sangão, Imbituba, São Ludgero, Braço do Norte, Nova Brasília, Imaruí, Rio Fortuna e Tubarão.
Do cursilho não se pode contar nada do que aconteceu, é uma pena mas, como disse o Sem. Adson " é sem explicação, só fazendo para saber".
O encerramento foi domingo a noite com a santa Missa as 18 hrs e 30 m presidida pelo assessor do Cursilho, Pe. Marcelo Wiggers Buss, nosso Reitor.
Deus abençoe esses novos 45 cursilhistas que participaram deste belo retiro de formação e oração.

domingo, 20 de julho de 2014

PROMOÇÃO VOCACIONAL NA CATEDRAL


Neste final de semana Pe. Auricélio presidiu todas as missas na catedral, em preparação para ordenação presbiteral do Diác. Sergio Gomes. Junto com o Pe. Auricélio foram alguns seminaristas.
Nossa Senhora da Piedade, Rogai por nós!

sábado, 19 de julho de 2014

GRAVATAL

Quarta-feira dia 16 de julho, Padre Marcelo foi a Gravatal fazer uma palestra sobre a exortação apostólica do Papa Francisco: Evangelii Gaudium na parte em que fala sobre a Catequese. Levou consigo os seminaristas: Marcos, Hayllan, Gabriel Elias., Vinícius, Daniel Wanderlind, Sadionei, Lucas Rodrigues e Matheus Scremin. Depois foram todos para umA lanchonete matar a fome. :)

Viva Santo Antônio, Animação Vocacional!

Terça-feira dia 15 de julho, Pe. Auricélio, presidiu a santa missa na comunidade de Santo Antônio de Pádua, todos nós seminaristas participamos, animamos e fizemos a liturgia, em preparação para a ordenação presbiteral do Diác. Sergio Gomes. Após a missa foi nos oferecido um lanche pela pastoral vocacional desta comunidade. Agradecemos o carinho de todos, em especial os membros da pastoral vocacional na pessoa da coordenadora Dona Vitória.



Cantando ao Senhor. 



Animação Vocacional

Na terça-feira dia 15 de julho, Pe. Auricélio, juntamente com o Diác. Sergio e os seminaristas propedeutas, animaram a tarde dos catequizando da Iniciação e Eucaristia da Gruta Nossa Sra. Aparecida, no bairro Passo do Gado em Tubarão. O principal tema era vocação, em virtude da  ordenação do Diác. Sergio.
Os seminaristas Gabriel A, Jean, Gustavo e Gabriel G, contaram suas história vocacional, e também o Diác. Sergio Gomes.
Na quarta-feira, dia 16 de julho a noite e a tarde foi na Matriz Santa Teresinha do Menino Jesus no bairro Passagem em Tubarão, Padre Aurcélio animou os catequizando da Crisma e perseverança.
O Diác. Sergio e a Irmã Rosa do Instituto Coração de Jesus, contaram como foram o seu chamado a seguir Jesus Cristo, o Sem. Jean e Adson refletiram um pouco sobre vocação.
Agradecemos ao Pe. Edson de Souza Müller pároco da Passagem pelo carinho e atenção. 








"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)