terça-feira, 29 de outubro de 2013

Reflexão para o Grupo de Jovens no Humaitá.

Fiquei responsável por falar de vocação no Antigo Testamento e olhem o que saiu:

Vocação Dom do amor de Deus foi assim que o Papa Bento XVI iniciou sua carta para quadragésimo nono dia mundial de oração pelas vocações. Falar de Vocação é muito fácil, mas para entendê-la é um pouco complicado, pois logo vem a cabeça que somente os padres têm uma vocação ou que é mais importante que as outras vocações. Não! Vocação é um chamado que Deus faz igualitariamente, sem distinção de amor por seus filhos e filhas. Hoje queremos falar sobre o sentido de ter uma vocação e querê-la cada vez mais aproximar-se mais do Criador.
Primeiramente quero dizer que a Vocação é Bíblica, Deus veio chamar os profetas e vem chamando a cada um de nós para sermos discípulos e discípulas do Reino. Isaías é um dos chamados e também dos profetas maiores, o seu chamamento veio mais tarde, logo após da morte do rei daquela época, e ele viu o Senhor sentado em seu trono e não se achou digno, dizendo que seus lábios eram impuros e também que todo o povo tinha lábios impuros, e durante esse ato Deus pediu a um anjo seu, que levasse uma brasa e purificasse os lábios de Isaías e uma voz divina perguntou “Quem enviarei Eu?” e assim Isaías declarou uma frase conhecida que esteve como lema da Campanha da Fraternidade deste ano, Eis- me Aqui! Envia-me! Este profeta viu a Deus, mas é claro que o nosso chamado não será assim. Quem quiser ver a história completa desse profeta só olhar o livro de Isaías e no capítulo 6 vocês vão encontrar a história, mas o interessante é que consigamos trazer para o mundo atual alguma mensagem desta linda história.


Deus também chamou Jeremias, não foi durante uma visão e também não foi em uma aparição que Deus se revelou a ele, mas no íntimo de seu coração, ou melhor, rezando. Jeremias em primeiro momento tentou escapar dizendo que era muito novo e que era tímido e tudo mais para não anunciar o Reino, tudo a ver conosco, somos jovens e às vezes damos desculpas esfarrapadas a Deus dizendo as mesmas coisas de Jeremias, claro que o nosso chamado não vai ser tão grande como o dos profetas, mas começamos com as coisas mais simples, de até ajudar uma idosa no ônibus. Jeremias se deixou entregado para a missão que recebera, e olha que no seu tempo não era fácil, o rei Nabucodonosor de qualquer modo queria limpar a religião de Israel. Às vezes somos tão dispersos que deixamos o chamado passar, prestem atenção ao chamado e tentem responder de forma correta, é o que nós seminaristas estamos tentando fazer e como muitos casais fazem. Se Deus lhe chama a servir como padre em uma paróquia ou uma religiosa em alguma parte do mundo, responda e também Ele chama muitos a viverem santamente como um casal, seja feliz é isso que importa. 
Como as irmãs religiosas que a Igreja possui, entregam a sua vida em serviço dos outros, na Bíblia retrata a história de Judite e Ester que se quisessem poderiam ter tudo em suas vidas, mas notaram que o chamado de Deus era outro, era o de salvar o seu povo que estavam sem vida e já não tinham fé de ser salvos. A vida nos chama a um desgastar de si e Deus nos convida a nos desgastar para os outros, em serviço dos outros, vocação bonita é aquela que faz o bem a todos que estão a redor de si, como uma mãe, se o filho está bem ela também está.
Hoje ainda Deus continua chamando homens e mulheres para ajudar a construir o Seu reino de amor e justiça. A Igreja nos diz que somos convidados a todos os momentos a seguir o caminho do Mestre e por meio Dele somos chamados a dar uma resposta. No Antigo Testamento Deus lança a semente da vocação, ou seja, do chamado e aí vem uma resposta sincera ao chamado de Deus, o rosto da Igreja é jovem, então a responsabilidade cabe a nós de pegar este compromisso de Evangelizar o irmão mais próximo e ensinar que cada vez mais a Igreja de Jesus necessita de nós. Pegando uma bela frase cantada do Pe. Auricélio nos instiga a cada vez mais responder esse chamado com prontidão, “O dia do chamado é sempre hoje”, nos sintamos a cada momento convidados a Evangelizar. Para descobrir uma vocação é necessário que se reze muito, e assim descobrindo a nossa vocação estaremos contribuindo de uma forma imensa para a messe.

A vocação do padre mais ou menos se baseia na de Moisés, de levar o povo de Deus a uma “Terra Prometida” por Jesus, hoje se o povo necessita ainda muito da Palavra é pela falta de pessoas que anunciem e essa, não é função somente do padre, mas de todos aqueles que crêem em Jesus. Temos outras histórias no Antigo Testamento que nos revelam grandes vocações de suma importância para a história do povo de Deus, que nos momentos de dispersão do povo Deus envia alguém para o povo voltar a acreditar Nele novamente. Muitos são os caminhos que o mundo nos oferece, mas somente um caminho nos leva a salvação, o de Cristo Jesus, às vezes é necessário dizer não a alguns caminhos e responder ao chamado verdadeiro, para não nos enganar na escolha é necessário que rezemos muito.

domingo, 27 de outubro de 2013

Pastoral

No dia de ontem saímos do retiro e logo após saímos para um encontro de catequizandos em Capivari de Baixo na Vila Flor, terminado o encontro partimos para Laguna para a missa às 20:00h enquanto o tempo não passava, visitamos vários lugares daquela cidade maravilhosa.



Retiro

Sempre o retiro é um momento de deserto em que nós mesmos nos encontramos com o Mestre. Pe. Pedro Paulo das Neves que é reitor do ITESC pregou o nosso retiro, refletimos sobre O caminho do Discípulo do Sacerdócio! Algo muito bonito, como sempre o Pe. Pedro fez surpresa quem seria o nosso pregador, fizemos muitas hipóteses de quem seria, mas nenhuma nos aproximou de quem era realmente.

Acredito que todos nós aproveitamos o máximo para melhor refletir sobre a nossa caminhada aqui no Seminário, sejamos corajosos de ir a águas mais profundas, pois na beira da praia encontramos muitas seguranças que nos prendem, vamos para o fundo confiantes que o Cristo estará conosco para o que der e vier....

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ENJOCRI 2013


Nos anima muito ver esse rosto jovem que a Diocese de Tubarão possui, a Ir. Lili e o Murilo animaram muito bem o evento, todas as comarcas se fizeram presente, Dom João sorteou sua Cruz da JMJ e presidiu a Santa Missa. 

Aproximadamente 1.300 jovens participaram do ENJOCRI em Treze de Maio, todos nós participamos foi 
muito bem animado pela banda que lá estava e muito bem organizado pela comarca de Jaguaruna....


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MISSÃO – VOCAÇÃO VITAL DA IGREJA


Era para ser apenas uma conversa informal acerca de uma possível cirurgia. Eu estava preparando um jovem vocacionado para visitar seu médico. Foi quando eu ouvi dele um belo testemunho: “Padre, enquanto converso com o médico, faça-me o favor de rezar para que não seja nada que me impeça de ser padre também, pois quero anunciar a Palavra de Deus!”.

Seria bem outra a história da humanidade se tivéssemos compreendido bem a missão que o Senhor Jesus no confiou antes de “subir” para o Céu. Ele disse: “Ide e fazei discípulos meus entre todas as nações”. Em muitas histórias, essas palavras caíram como boa semente num terreno bem arado e fértil. Tais corações foram tomados de um vigor e um impulso como nunca se vira antes, capazes de levá-los a terras desconhecidas, aprender idiomas complicados e reaprender a viver em culturas bem distintas e diversas. A certeza de que o Senhor nunca os desampararia os fez atravessarem oceanos e enfrentar mil perigos para anunciar a Boa Nova.

É sempre salutar conhecermos testemunhos de missionários do presente e do passado acerca de suas “aventuras” para fazerem crescer o Reino de Deus. E não tem como não nos questionarmos sobre a forma como vivemos a nossa religião diante de exemplos tão fortes. Como ficar insensíveis diante do testemunho de Damião de Molokai ou dos Santos Mártires do Rio Grande – Afonso, João e Roque (veja os filmes “Damião, o Santo de Molokai”, “A Missão”, “Hotel Ruanda”, etc)?

É realmente urgente que nós cristãos assumamos nossa missão batismal! Essa “pressa” nos foi transmitida recentemente pela visita do Papa Francisco ao nosso país. De maneira muito clara e direta, no Encontro com os jovens argentinos, na Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro (25/07/13), o Papa abriu seu coração:

“Desejo dizer-lhes qual é a conseqüência que eu espero da Jornada da Juventude: espero que façam barulho. Aqui farão barulho, sem dúvida. Aqui, no Rio, farão barulho, farão certamente. Mas eu quero que se façam ouvir também nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos. As paróquias, as escolas, as instituições são feitas para sair; se não o fizerem, tornam-se uma ONG e a Igreja não pode ser uma ONG... Mas este é o meu conselho. Obrigado pelo que vocês puderem fazer.”

Neste Mês Missionário, o Espírito Santo interpela cada cristão. E as palavras dos Bispos de Guiné Bissau (D. Pedro Zilli e D. José Lampra Cá), durante sua visita à nossa Diocese (13/08/13), nos convidam à uma tomada de atitude concreta. Eis o desafio que eles nos propuseram: assumir uma Paróquia numa das duas Dioceses de lá, enviando um padre por pelo menos seis anos. Com o tempo, leigos também poderiam participar do Projeto Missionário. E justificaram:

“Estamos abertos a todas as parcerias, tanto na evangelização, quanto nas áreas de desenvolvimento social. Sentimos uma grande abertura da Igreja do Brasil para esta nossa realidade. Precisamos ajudar nosso povo a viver mais dignamente e a fazer um encontro com Jesus Cristo. Vivemos sérios problemas advindos da instabilidade político-militar, que compromete nosso desenvolvimento, nossa segurança e nosso trabalho de evangelização também. Diante disto, o quê fazer? Não podemos ficar parados, esperando. Pois somos co-responsáveis pelo destino dos outros irmãos. Não temos direito de sermos felizes sozinhos.”

E os Bispos africanos argumentaram com ousadia profética: “A primeira forma de colaborar para uma transformação é evangelizar. Mas há paróquias sem padres e tantas atividades que precisam ser implantadas. Lá podemos dizer ‘os trabalhadores da messe são poucos’. Sinto que este nosso encontro aqui hoje é também uma oração ao Senhor. Precisamos anunciar Jesus na Guiné, pois quando Ele entra no coração, provoca verdadeiras transformações. Nós não somos um país maldito, onde nada funciona. Cremos que o país é viável e que é querido por Deus. Nossa presença é quase uma intervenção profética para erguer a autoestima do guineense. Vossa Diocese é muito bem-vinda em nossas Dioceses de Guiné-Bissau!"

Vivemos o Ano da Fé e da Juventude! Que o Espírito Santo nos revigore interiormente para assumirmos nossa missão com entusiasmo! Pois a missão é a vocação vital da Igreja; o que significa que é para “missionar” que ela existe! E foi isto que aquele meu irmãozinho vocacionado, lá no hospital, já percebeu tão claramente. 

Pe. Auricélio Costa – Promotor Vocacional Diocesano

Texto tirado do Blog do Pe. Auricélio !!!

sábado, 19 de outubro de 2013

Aconteceu a Assembleia Diocesana de Pastoral

Fonte: Diocese
Teve início às 19horas, da sexta-feira, dia 18, na CEDA (Casa de Encontros Dom Anselmo) em Tubarão a Assembleia Diocesana de Pastoral. 
Na oportunidade foi feito o lançamento do livro "Zilda Arns - Uma grande História de Amor".
Às 20horas teve início o trabalho de planejamento que se segue até o final da tarde de sábado, dia 19.
Dom João Francisco, bispo diocesano, destacou em sua fala inicial  a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, fazendo um pedido a todos: "trabalhemos pela família e pela pastoral familiar". Fonte: Site da Diocese de Tubarão.


Também participamos da Assembleia ajudando na cozinha e no que precisasse, muito animador ver a nossa Diocese reunida e preocupada com o seu futuro...

  

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

"Almoço Vocacional"

Aconteceu na Casa de Encontros Dom Ancelmo (CEDA) um almoço produzido pelas Senhoras de Fátima em prol do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, muitas pessoas apareceram para o evento mais ou menos 350. No dia 06 de Outubro foi um dia de muita Alegria para nós seminaristas e também de muito trabalhos para as pessoas que organizaram este almoço. Antes e durante a Confraternização foram oferecidos Bingos para concorrer a diversos prêmios e no final foi sorteado uma Bicicleta pelo número do ingresso do Almoço Vocacional...

Pe. Pedro ficou responsável pela animação e o Pe. Auricélio pela Benção dos alimentos, agradecemos muitas pessoas que estavam envolvidas nestes trabalhos mais de forma muito especial o Ramon Silveira que trabalha na Rádio Tubá veio para nos ajudar. Muitos Padre passaram por aqui, Pe. Raimundo almoçou conosco juntamente com o Pe. Avelino, que alegria eles quererem relembrar os seus tempos de Seminário.






































quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Manhã de Formação

Aconteceu na última Terça-Feira uma manhã de formação promovida pelos nossos queridos formadores, onde foi falado sobre a dimensão Humano-Afetiva, refletimos muito e também cantamos bastante... Reze por Nós que estaremos na mesma sintonia....


"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)