quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SEMINARISTAS NO BOTE FÉ DIOCESANO


Choveu torrencialmente nesta manhã de 09 de janeiro de 2013. Depois, porém, de uma tarde quente e tranqüila, a noite desceu de mansinho, sem vento e sem calor. A natureza deu a sua colaboração para o grande Bote Fé Diocesano, recepcionando os símbolos da JMJ.

No Mar Grosso, em Laguna, a Praia do Vila é um lugar apropriado para este tipo de evento. Ali são realizadas várias missas campais. A praça é rodeada por prédios e pelo maravilhoso mar aberto.

Desde cedo, no palco, o Grupo Tons de Deus passava o som e animava os fieis que iam chegando. Os padres foram recepcionados no apartamento de um casal de leigos, ali ao lado da praça. Também o Sr. Bispo D. João Francisco lá se paramentou. Logo a praça ficou tomada de pessoas.

Delegações provenientes de todas as quatro comarcas da Diocese estavam presentes. Dezoito padres e dois diáconos concelebraram. Algumas religiosas e vários seminaristas estavam presentes: Adson, Lucas R., Gustavo, Sadionei, Alberto; alem dos novos: Gabriel e Jailson.

Em sua homilia, o Bispo exortou os jovens a não terem medo de Deus, mas a entregarem na fascinante aventura de viver o amor, a exemplo de Maria e de Albertina. Pediu que perseverassem na fé cristã católica, que experimentassem viver inseridos em suas comunidades e pastorais, e levassem esta Boa Notícia aos demais jovens. Que se dedicassem aos estudos, ao trabalho honesto, e ao divertimento sadio. E que pensassem na possibilidade de abraçarem a vocação religiosa e/ou sacerdotal. E que não tivessem medo de abraçarem e testemunharem a fé, apesar de tantos obstáculos hoje encontrados.

Terminada a celebração, a festa continuou com as apresentações das Bandas Tons de Deus, Atos II e Sopro Divino. O evento terminou pelas 24h, quando a Ir. Lily e o Murilo, coordenadores do evento, despediram a galera. Não faltou quem tomasse banho de mar e viesse brincar e cantar com os colegas nos shows. Pudera, muitos deles enfrentaram horas de congestionamento na BR-101 para chegar a Laguna.

Os símbolos foram recolhidos pelo caminhão especial que os transporta até a matriz Santo Antônio. Amanhã serão levados para Imbituba, aonde o Arcebispo D. Wilson virá buscá-los para a sua Arquidiocese.

ADEUS ANO VELHO!... ABENÇOADO ANO NOVO!


31 de dezembro de 2012. Hoje trocaremos o calendário. Não serve para mais nada este de 2012.

O que guardaremos na memória são os momentos que construímos cada dia deste ano, as pessoas que passaram pela nossa história pessoal, as conquistas alcançadas, os projetos realizados, as preces entregues no coração de Deus, as lágrimas de dor e de emoção, as Palavras de Deus semeadas em nosso íntimo, as canções que entoamos ou aquelas que guardamos, os desejos satisfeitos, os encontros e desencontros, o perdão recebido após o arrependimento, a solidariedade de tantos companheiros, os compromissos realizados...

Enfim, a agenda é prova inequívoca de que este ano foi vivido intensamente. Obrigado, Senhor! Mas não entraremos no novo ano de mãos vazias. Levaremos conosco nossos projetos, sonhos e canções não terminadas.

Também estão na nossa mochila os bilhetes com compromissos a serem agendados e confirmados. E aquela experiência alcançada durante os anos de vida de que a virada de ano é apenas uma convenção social para trocarmos os calendários. Nada muda, na verdade! O nascer e o renascer são tarefas diárias do ser humano!

Mesmo assim, agradeçamos a Deus pelo ano de 2012. Nunca nos faltou o Seu Amor e a Sua Presença divinos! E nós nem merecíamos!... Tantas vezes estivemos desligados. Desejemo-nos uns aos outros: “Feliz Ano Novo”! E esforcemo-nos para que, de fato, ele seja! Sejamos todos muito felizes, com a Graça de Deus! Abençoado Ano Novo!

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)