segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Mensagem de Natal





Nesse momento de paz,
onde todas as pessoas se abraçam,
se entendem, se cumprimentam e buscam por novos sonhos, para tentar descobrir a razão de ser feliz de verdade.
Neste momento onde Deus se faz presente em cada oração,
cada família, em todos os lares, eu também gostaria de expressar o meu carinho por você.
Quero desejar que os seus passos nunca estejam sós. estejam sempre amparados pelos querubins e arcanjos que têm a missão de caminhar com você segurando firme em suas mãos, para que os seus pés nunca venham a tropeçar no meio do caminho.
Que neste Natal você possa sentir a presença de Deus, da paz, do amor e do perdão.
Feliz Natal, na paz de Deus, que sempre pode todas as coisas. pois, para o Senhor nada é impossível.
Desejo que você realize os seus ideais.
Feliz Natal

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fim de Ano é no Seminário! Não na Globo...

Estamos indo para casa! A maioria passou direto, mas alguns ficaram em prova final e estarão indo mais tardar para casa... Estamos felizes por mais um ano realizado, já está tudo pronto para irmos para casa, será uma alegria rever a comunidade de que saímos... A atualização do blog será mais devagar, então cadastre o seu email ao lado e receba nossas atualizações...










terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Encerramento do Ano..

Ontem tivemos a nossa missa de encerramento do ano de 2013, muitas pessoas vieram para participar conosco entre o povo estavam nossas pais, benfeitores e professores. Pe. André concelebrou a santa missa, antes da missa tivemos o amigo secreto e nos despedimos do nosso querido amigo Daniel Willemann.Depois da Missa tivemos também uma confraternização com teatro.

A Igreja continua precisando de operários! Faça sua parte de evangelização, estaremos indo para casa na sexta-feira e estamos aguardando o boletim dos 4 ° Bimestre. Paz e Bem!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Visitas!!!

Hoje recebemos aqui em casa os seminaristas propedeutas da Arquidiocese, acolhemos a todos e almoçaram conosco. Estaremos convivendo na mesma casa de Azambuja com eles enquanto nossa casa será reformada no SEFISC.

Chegando ao Fim...

Estamos quase acabando o ano e como de costume todo Domingo vem uma equipe fazer o nosso almoço. O Padre Pedro já declarou que foi o ultimo Domingo deste ano que ficamos aqui, já estamos preparando tudo para as volta para casa, a maioria voltará ano que vem com mais seminaristas novos, somos agradecidos ao Senhor que manda operários para a sua messe.
    

sábado, 7 de dezembro de 2013

Estagiários...

Neste Final de Semana dois meninos estão aqui conosco para conhecer um pouco da nossa caminhada, eles são da paróquia da Cabeçuda, do Km 37. Estão com vontade de ingressar no ano que vem aqui no nosso Seminário, estão participando das nossas atividades pastorais, hoje temos o show no Morrotes e amanhã missa na Unisul Tv, não participaram do Estágio porque tinham formatura. E já convidamos a você novamente para participar da Santa missa de encerramento do ano aqui na capela da Ceda as 19:30h....

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Convite:

Convidamos a você desde já para participar da nossa missa de encerramento no dia 09 de dezembro, nos despediremos do Pe. Pedro, venha rezar conos ás 19:30 h.

3° Estágio Vocacional

Aconteceu neste Fim-de-Semana o Estágio Vocacional, onde 23 meninos participar e muitos estão com a iniciativa de ingressar no seminário no ano que vem vindo. O tema deste estágio foi tirado do Livro do Profeta Isaías onde diz: Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor. Toda a programação do Estágio foi muito acolhedor a este pedido e também o filme onde contou a história de Santa Rita de Cássia nos emocionou bastante. Cada um no inicio recebeu o nome de um santo para se chamar assim no estágio, a alegria foi imensa já que o nosso futuro reitor passou por aqui e mais algumas pessoas da PV de nossa Diocese. Deus abençoe e reze por todos esses meninos...

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Reunião da PV em Jaguaruna

Estivemos em Jaguaruna para a reunião comarcal da Pastoral Vocacional, onde somente a paróquia de Jaguaruna esteve presente. Acabando a reunião fomos à casa da Resane para tomar um cafézinho e também aproveitamos para visitar um vocacionado. Que Deus continue abençoando o serviço de animação vocacional na nossa Diocese de Tubarão!

domingo, 24 de novembro de 2013

Pastorais neste Fim de Semana

Neste Fim de Semana tivemos muitas atividades, a partir da terça-feira fomos ajudar na celebração em comemoração dos 25 anos de Episcopado do nosso Bispo Emérito Dom Hilário Moser. Na quarta-feira fomos à gruta da Jararaca onde Pe. André que é o nosso Diretor Espiritual presidiu a Santa Missa, na quinta-feira alguns foram a Treze de Maio para a missa da Saúde na linha Fragnani. Já na sexta-feira outros foram a Imbituba para animar uma celebração, no sábado teve reuniões da PV. Hoje Pe. Auricélio foi à Nova Brasília para uma missa e a tarde vamos a Jaguaruna para outra reunião da PV.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Gesto de amor: atitude de Francisco emociona novamente o mundo

Publicado em 20/11/2013, às 19:01.



O Papa Francisco voltou a comover o mundo hoje, quando, durante o percurso antes das tradicionais audiências das quartas-feiras na praça São Pedro, parou para cumprimentar um homem visivelmente desfigurado por alguma anomalia.

Francisco, que insistentemente prega sobre a necessidade da Igreja ir ao encontro dos mais necessitados, esteve por alguns segundos com o homem, que recebeu um fraternal abraço do Papa.

Há algumas semanas, o Santo Padre havia emocionado o mundo com um gesto semelhante ao ir ao encontro de um fiel, chamado Vinicio Riva, gravemente doente que sofria de neurofibromatose, doença esta que causa tumores neurais na pele e deformidades ósseas.

Segundo Riva, "o Papa nem parou para pensar se ia abraçar ou não. Minha doença não é contagiosa, mas ele não sabia". "Ele não disse nada, mas eu senti o seu amor. Durou pouco mais de um minuto, mas para mim parecia uma eternidade. Meu coração estava indo tão rápido que eu pensei que ia morrer", revelou à imprensa.

O Papa costuma, durante as audiências, percorrer a praça São Pedro com um papamóvel descoberto, cumprimentando os fiéis, e em especial, as crianças e pessoas doentes. (VH)

Fonte: Portal Ecclesia

Francisco: "Para algumas economias, solidariedade é 'palavrão'"


 
O Papa Francisco elogiou as empresas que durante a crise reduziram sua margem de lucro em benefício dos postos de trabalho e criticou as economias nas quais a palavra ‘solidariedade’ é quase um ‘palavrão’. 

Em vídeomensagem enviada ao III Festival da Doutrina Social da Igreja, celebrado até domingo em Verona (norte da Itália), o Pontífice apostou nas cooperativas como forma de gestão empresarial e advertiu que deixar de lado os jovens desempregados é “uma hipoteca para o futuro”. 

“A Doutrina Social não tolera que os benefícios sejam exclusivamente de quem produz; que a questão social seja delegada ao Estado ou às operações de assistência e voluntariado... É preciso coragem, decisão e a força da fé para estar dentro do mercado, mas colocando no centro a dignidade da pessoa e não o ídolo dinheiro. A solidariedade é uma palavra-chave na Doutrina Social da Igreja”, afirmou Francisco. 

O tema do Festival de Verona é “Menos desigualdades, mais diferenças” e evidencia a riqueza da pluralidade das pessoas como expressão de talentos pessoais, tomando distância da homologação que mortifica e cria desigualdade.

Fonte: Portal Ecclesia

Argentina: Reforma jurídica vai reconhecer como início da vida na concepção


 
O projeto de de reforma jurídica de unificação do Código Civil e Comercial argentino vai garantir que a vida humana vai começa na concepção. Este foi uma resposta inesperada dada aos pedidos da Igreja Católica e de grupos pró-vida.
 
Apesar da posição contrária da ala progressista a ação foi liderada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Julián Domínguez, e redigida por uma equipe de juristas especialistas composta pelos juízes da Suprema Corte argentina. No entanto, continuam em volta do governo da presidente Cristina Kirchner, contrário a decisão.
 
As lideranças políticas de centro-esquerda são favoráveis à nova redação e tomam como fundamento de sua defesa a técnica de reprodução assistida e nesse caso a vida "começa com a implantação do embrião na mulher, sem prejuízo da lei especial prevê a proteção dos embriões não implantados".
 
Os debates ocorreram na tarde desta quinta-feira, 21, na Câmara dos Deputados e após muitas discussões Domínguez consolidou a reformulação do texto onde se declara no art. 19 que " a existência da pessoa humana começa na concepção". (JS)



Fonte: Portal Ecclesia

domingo, 17 de novembro de 2013

Temos Novo Reitor!

Nosso Bispo na tarde de ontem anunciou as transferências e juntamente com estas, ficamos sabendo que temos um novo reitor para o ano que vem. Pe. Marcelo que foi ordenado ano passado e já tinha passado por uma experiência de formação, ficamos muitos contentes e estamos ansiosos para 2014. Vamos ficar com muitas saudades do Pe. Pedro, mas se Deus quis assim... Ah! Pe. Auricélio continua como promotor vocacional.

sábado, 16 de novembro de 2013

Pastoral: Comunidade do Portinho

Na quinta feira, alguns de nós fomos à comunidade do Portinho, na paróquia da Laguna. Antes passamos na Caputera, na casa da mãe do Seminarista Gabriel Gonçalves para tomar um cafezinho, passamos também no Pirrexil e fomos para a comunidade. Lá estava o coral São Braz que animou a celebração e todo o povo da comunidade, esperavam o Bispo, mas ele não pode ir e pediu para o Pe. Auricélio para ir celebrar com a comunidade de fé. Festa em honra ao Sagrado Coração de
Jesus e Nsa. Senhora Aparecida...




sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Manhã de Apresentações de Livros.

Hoje acordamos um pouco mais tarde e logo uma surpresa veio nos alegrar, a mãe do nosso colega Igor (São Longuinho) veio fazer o nosso Almoço e já iniciou com uma dinâmica, de todos escolhermos nomes de santos que nos cativam e durante o dia não nos chamarmos pelos nossos nomes, mas pelos nomes de santos.  A manhã foi produtiva, pois, partilhamos alguns livros espirituais onde nos decorrer deste semestre os “devoramos”. No Almoço foi outra surpresa de almoçarmos fora de casa, no jardim. Muito dinâmica esta Santa Mulher, logo após o almoço apresentamos algumas parábolas que nos tinham sido entregues na parte da manhã. Obrigado a Mãe do Igor, a Dona Jú (Santa Maria Madalena, a Virgem).

Adson: São João Maria Vianney.
Daniel C.: Santo Expedito.
Gabriel G.: Santo Inácio de Antioquia, estava de Aniversário.
Gabriel A.: São Tomás de Aquino.
Gustavo: Santo Ambrósio.
Jean: Santo Agostinho.
Jailson: São José Cupertino.
Matheus: São Francisco Xavier.
Marcos Paulo: São Jorge.
Micael: São Bento.
Lucas R.: São Francisco de Assis.
Lucas C.: São Antônio de Santana Galvão.
Sadionei: São Padre Pio.


Uillian: São Paulo.
Pe. Auricélio: Papa Bonifácio.

Pe. Pedro: Papa Pedro. 

Encontro Comarcal de Coroinhas de Tubarão

Tivemos no último dia 9 o Encontro Comarcal de Coroinhas da comarca de Tubarão. Mais ou menos 600 coroinhas participaram, apesar do calor que estava o encontro foi muito divertido. O ministério Atitude de Deus animou o encontro e o Pe. Auricélio ficou como um “apresentador”, muitos padres também passaram por ali, Pe. Itamar nos acolheu e fez a celebração da fé, e no final tivemos um lanche para todos. Nós seminaristas viemos para casa e logo após fomos à comunidade do Seminarista Jean, Santo André, e jantamos na casa da família.




quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Oração pelos Seminaristas

Rezem por Nós!



Meu bom Jesus, que nos chamastes do nada para a existência e, quando caímos, levantais-nos de novo, olhai com bondade para estes seminaristas de nossa Diocese e fazei que se tornem sacerdotes segundo o Vosso Coração.
Ouvi as nossas súplicas por eles e de modo especial pelo seminarista (nome), por quem quero rezar todos os dias e ajudá-lo segundo minhas possibilidades em suas necessidades materiais.
Nesta terra, como recompensa não quero outra coisa senão vê-lo servindo a Deus em santidade e que junto ao Altar de Deus se lembre sempre de rezar por nós.
Oh Maria, minha mãe, sob a vossa proteção querermos colocar esses seminaristas, guarda-os como filhos vossos.
Amém.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Escute o nosso programa!

Na Rádio Tubá sempre temos o programa Clarinadas do Seminário, onde nós apresentamos o dia-a-dia do seminário e já aproveitamos para rezar. Todos os Domingos as 8:30 h na Rádio Tubá.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Para a Casa

Hoje, todos nós estamos indo para a casa, aproveitar este final de semana para passar com a família....

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Reflexão para o Grupo de Jovens no Humaitá.

Fiquei responsável por falar de vocação no Antigo Testamento e olhem o que saiu:

Vocação Dom do amor de Deus foi assim que o Papa Bento XVI iniciou sua carta para quadragésimo nono dia mundial de oração pelas vocações. Falar de Vocação é muito fácil, mas para entendê-la é um pouco complicado, pois logo vem a cabeça que somente os padres têm uma vocação ou que é mais importante que as outras vocações. Não! Vocação é um chamado que Deus faz igualitariamente, sem distinção de amor por seus filhos e filhas. Hoje queremos falar sobre o sentido de ter uma vocação e querê-la cada vez mais aproximar-se mais do Criador.
Primeiramente quero dizer que a Vocação é Bíblica, Deus veio chamar os profetas e vem chamando a cada um de nós para sermos discípulos e discípulas do Reino. Isaías é um dos chamados e também dos profetas maiores, o seu chamamento veio mais tarde, logo após da morte do rei daquela época, e ele viu o Senhor sentado em seu trono e não se achou digno, dizendo que seus lábios eram impuros e também que todo o povo tinha lábios impuros, e durante esse ato Deus pediu a um anjo seu, que levasse uma brasa e purificasse os lábios de Isaías e uma voz divina perguntou “Quem enviarei Eu?” e assim Isaías declarou uma frase conhecida que esteve como lema da Campanha da Fraternidade deste ano, Eis- me Aqui! Envia-me! Este profeta viu a Deus, mas é claro que o nosso chamado não será assim. Quem quiser ver a história completa desse profeta só olhar o livro de Isaías e no capítulo 6 vocês vão encontrar a história, mas o interessante é que consigamos trazer para o mundo atual alguma mensagem desta linda história.


Deus também chamou Jeremias, não foi durante uma visão e também não foi em uma aparição que Deus se revelou a ele, mas no íntimo de seu coração, ou melhor, rezando. Jeremias em primeiro momento tentou escapar dizendo que era muito novo e que era tímido e tudo mais para não anunciar o Reino, tudo a ver conosco, somos jovens e às vezes damos desculpas esfarrapadas a Deus dizendo as mesmas coisas de Jeremias, claro que o nosso chamado não vai ser tão grande como o dos profetas, mas começamos com as coisas mais simples, de até ajudar uma idosa no ônibus. Jeremias se deixou entregado para a missão que recebera, e olha que no seu tempo não era fácil, o rei Nabucodonosor de qualquer modo queria limpar a religião de Israel. Às vezes somos tão dispersos que deixamos o chamado passar, prestem atenção ao chamado e tentem responder de forma correta, é o que nós seminaristas estamos tentando fazer e como muitos casais fazem. Se Deus lhe chama a servir como padre em uma paróquia ou uma religiosa em alguma parte do mundo, responda e também Ele chama muitos a viverem santamente como um casal, seja feliz é isso que importa. 
Como as irmãs religiosas que a Igreja possui, entregam a sua vida em serviço dos outros, na Bíblia retrata a história de Judite e Ester que se quisessem poderiam ter tudo em suas vidas, mas notaram que o chamado de Deus era outro, era o de salvar o seu povo que estavam sem vida e já não tinham fé de ser salvos. A vida nos chama a um desgastar de si e Deus nos convida a nos desgastar para os outros, em serviço dos outros, vocação bonita é aquela que faz o bem a todos que estão a redor de si, como uma mãe, se o filho está bem ela também está.
Hoje ainda Deus continua chamando homens e mulheres para ajudar a construir o Seu reino de amor e justiça. A Igreja nos diz que somos convidados a todos os momentos a seguir o caminho do Mestre e por meio Dele somos chamados a dar uma resposta. No Antigo Testamento Deus lança a semente da vocação, ou seja, do chamado e aí vem uma resposta sincera ao chamado de Deus, o rosto da Igreja é jovem, então a responsabilidade cabe a nós de pegar este compromisso de Evangelizar o irmão mais próximo e ensinar que cada vez mais a Igreja de Jesus necessita de nós. Pegando uma bela frase cantada do Pe. Auricélio nos instiga a cada vez mais responder esse chamado com prontidão, “O dia do chamado é sempre hoje”, nos sintamos a cada momento convidados a Evangelizar. Para descobrir uma vocação é necessário que se reze muito, e assim descobrindo a nossa vocação estaremos contribuindo de uma forma imensa para a messe.

A vocação do padre mais ou menos se baseia na de Moisés, de levar o povo de Deus a uma “Terra Prometida” por Jesus, hoje se o povo necessita ainda muito da Palavra é pela falta de pessoas que anunciem e essa, não é função somente do padre, mas de todos aqueles que crêem em Jesus. Temos outras histórias no Antigo Testamento que nos revelam grandes vocações de suma importância para a história do povo de Deus, que nos momentos de dispersão do povo Deus envia alguém para o povo voltar a acreditar Nele novamente. Muitos são os caminhos que o mundo nos oferece, mas somente um caminho nos leva a salvação, o de Cristo Jesus, às vezes é necessário dizer não a alguns caminhos e responder ao chamado verdadeiro, para não nos enganar na escolha é necessário que rezemos muito.

domingo, 27 de outubro de 2013

Pastoral

No dia de ontem saímos do retiro e logo após saímos para um encontro de catequizandos em Capivari de Baixo na Vila Flor, terminado o encontro partimos para Laguna para a missa às 20:00h enquanto o tempo não passava, visitamos vários lugares daquela cidade maravilhosa.



Retiro

Sempre o retiro é um momento de deserto em que nós mesmos nos encontramos com o Mestre. Pe. Pedro Paulo das Neves que é reitor do ITESC pregou o nosso retiro, refletimos sobre O caminho do Discípulo do Sacerdócio! Algo muito bonito, como sempre o Pe. Pedro fez surpresa quem seria o nosso pregador, fizemos muitas hipóteses de quem seria, mas nenhuma nos aproximou de quem era realmente.

Acredito que todos nós aproveitamos o máximo para melhor refletir sobre a nossa caminhada aqui no Seminário, sejamos corajosos de ir a águas mais profundas, pois na beira da praia encontramos muitas seguranças que nos prendem, vamos para o fundo confiantes que o Cristo estará conosco para o que der e vier....

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ENJOCRI 2013


Nos anima muito ver esse rosto jovem que a Diocese de Tubarão possui, a Ir. Lili e o Murilo animaram muito bem o evento, todas as comarcas se fizeram presente, Dom João sorteou sua Cruz da JMJ e presidiu a Santa Missa. 

Aproximadamente 1.300 jovens participaram do ENJOCRI em Treze de Maio, todos nós participamos foi 
muito bem animado pela banda que lá estava e muito bem organizado pela comarca de Jaguaruna....


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MISSÃO – VOCAÇÃO VITAL DA IGREJA


Era para ser apenas uma conversa informal acerca de uma possível cirurgia. Eu estava preparando um jovem vocacionado para visitar seu médico. Foi quando eu ouvi dele um belo testemunho: “Padre, enquanto converso com o médico, faça-me o favor de rezar para que não seja nada que me impeça de ser padre também, pois quero anunciar a Palavra de Deus!”.

Seria bem outra a história da humanidade se tivéssemos compreendido bem a missão que o Senhor Jesus no confiou antes de “subir” para o Céu. Ele disse: “Ide e fazei discípulos meus entre todas as nações”. Em muitas histórias, essas palavras caíram como boa semente num terreno bem arado e fértil. Tais corações foram tomados de um vigor e um impulso como nunca se vira antes, capazes de levá-los a terras desconhecidas, aprender idiomas complicados e reaprender a viver em culturas bem distintas e diversas. A certeza de que o Senhor nunca os desampararia os fez atravessarem oceanos e enfrentar mil perigos para anunciar a Boa Nova.

É sempre salutar conhecermos testemunhos de missionários do presente e do passado acerca de suas “aventuras” para fazerem crescer o Reino de Deus. E não tem como não nos questionarmos sobre a forma como vivemos a nossa religião diante de exemplos tão fortes. Como ficar insensíveis diante do testemunho de Damião de Molokai ou dos Santos Mártires do Rio Grande – Afonso, João e Roque (veja os filmes “Damião, o Santo de Molokai”, “A Missão”, “Hotel Ruanda”, etc)?

É realmente urgente que nós cristãos assumamos nossa missão batismal! Essa “pressa” nos foi transmitida recentemente pela visita do Papa Francisco ao nosso país. De maneira muito clara e direta, no Encontro com os jovens argentinos, na Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro (25/07/13), o Papa abriu seu coração:

“Desejo dizer-lhes qual é a conseqüência que eu espero da Jornada da Juventude: espero que façam barulho. Aqui farão barulho, sem dúvida. Aqui, no Rio, farão barulho, farão certamente. Mas eu quero que se façam ouvir também nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos. As paróquias, as escolas, as instituições são feitas para sair; se não o fizerem, tornam-se uma ONG e a Igreja não pode ser uma ONG... Mas este é o meu conselho. Obrigado pelo que vocês puderem fazer.”

Neste Mês Missionário, o Espírito Santo interpela cada cristão. E as palavras dos Bispos de Guiné Bissau (D. Pedro Zilli e D. José Lampra Cá), durante sua visita à nossa Diocese (13/08/13), nos convidam à uma tomada de atitude concreta. Eis o desafio que eles nos propuseram: assumir uma Paróquia numa das duas Dioceses de lá, enviando um padre por pelo menos seis anos. Com o tempo, leigos também poderiam participar do Projeto Missionário. E justificaram:

“Estamos abertos a todas as parcerias, tanto na evangelização, quanto nas áreas de desenvolvimento social. Sentimos uma grande abertura da Igreja do Brasil para esta nossa realidade. Precisamos ajudar nosso povo a viver mais dignamente e a fazer um encontro com Jesus Cristo. Vivemos sérios problemas advindos da instabilidade político-militar, que compromete nosso desenvolvimento, nossa segurança e nosso trabalho de evangelização também. Diante disto, o quê fazer? Não podemos ficar parados, esperando. Pois somos co-responsáveis pelo destino dos outros irmãos. Não temos direito de sermos felizes sozinhos.”

E os Bispos africanos argumentaram com ousadia profética: “A primeira forma de colaborar para uma transformação é evangelizar. Mas há paróquias sem padres e tantas atividades que precisam ser implantadas. Lá podemos dizer ‘os trabalhadores da messe são poucos’. Sinto que este nosso encontro aqui hoje é também uma oração ao Senhor. Precisamos anunciar Jesus na Guiné, pois quando Ele entra no coração, provoca verdadeiras transformações. Nós não somos um país maldito, onde nada funciona. Cremos que o país é viável e que é querido por Deus. Nossa presença é quase uma intervenção profética para erguer a autoestima do guineense. Vossa Diocese é muito bem-vinda em nossas Dioceses de Guiné-Bissau!"

Vivemos o Ano da Fé e da Juventude! Que o Espírito Santo nos revigore interiormente para assumirmos nossa missão com entusiasmo! Pois a missão é a vocação vital da Igreja; o que significa que é para “missionar” que ela existe! E foi isto que aquele meu irmãozinho vocacionado, lá no hospital, já percebeu tão claramente. 

Pe. Auricélio Costa – Promotor Vocacional Diocesano

Texto tirado do Blog do Pe. Auricélio !!!

sábado, 19 de outubro de 2013

Aconteceu a Assembleia Diocesana de Pastoral

Fonte: Diocese
Teve início às 19horas, da sexta-feira, dia 18, na CEDA (Casa de Encontros Dom Anselmo) em Tubarão a Assembleia Diocesana de Pastoral. 
Na oportunidade foi feito o lançamento do livro "Zilda Arns - Uma grande História de Amor".
Às 20horas teve início o trabalho de planejamento que se segue até o final da tarde de sábado, dia 19.
Dom João Francisco, bispo diocesano, destacou em sua fala inicial  a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, fazendo um pedido a todos: "trabalhemos pela família e pela pastoral familiar". Fonte: Site da Diocese de Tubarão.


Também participamos da Assembleia ajudando na cozinha e no que precisasse, muito animador ver a nossa Diocese reunida e preocupada com o seu futuro...

  
"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)