terça-feira, 23 de outubro de 2012

RETIRO DE CRISMANDOS E MISSA VOCACIONAL EM JAGUARUNA





21 de Outubro de 2012. Chegamos na comunidade Arroio Corrente bem cedo. Os crismandos foram chegando pelas 9h e, às 9:30h, fizemos fotos no gramado da igreja.

Após o momento de oração e animação, o Marcelo Buss, que será ordenado Diácono no próximo dia 16 de dezembro, acolheu a todos em nome da Paróquia. Apresentou os catequistas e partilhou a programação do Retiro. Os seminaristas cuidaram da animação do encontro.

Logo em seguida ao lanche houve uma encenação sobre o “Pai Nosso” e a partilha da experiência sobre a JMJ. A Fernanda dirigiu esta parte, pois ela participou da Jornada em Madri, na Espanha. Após o almoço, os jovens tiveram tempo de se conhecer melhor e descansar um pouco.

Depois, reunidos na capela, fizeram uma preparação para a Confissão. O Marcelo dirigiu este momento. Enquanto os jovens eram atendidos pelos padres Nilo Buss, o pároco, Pe. Rogério, Pe. Pedro de Oliveira e Pe. Bantu, o Pe. Auricélio dirigiu um momento de partilha e oração com os jovens.

Nesta ocasião apresentamos clipes religiosos e alguns companheiros seminaristas deram seus depoimentos. Falaram o Fernando (vocacionado), o Alberto, o Gustavo e o Jean. Depois do lanche da tarde, preparado com muito carinho pela equipes de catequistas e da Pastoral Vocacional, fizemos um momento de formação.

Pe. Auricélio falou sobre “Discípulos de Jesus Cristo: ungidos e enviados”. O Jonas falou sobre “Vocação”, o José Luiz sobre “Oração” e o Lucas partilhou sua caminhada vocacional. Ao terminar, o Marcelo fez uma breve avaliação com os crismandos. Dali, em ônibus e automóveis, fomos para a matriz Nossa Senhora das Dores, para a Missa Vocacional, encerrando o Retiro.

Os jovens entraram na igreja cantando “No peito eu levo uma cruz; no meu coração o que disse Jesus!”. O Ministério Vozes do Espírito animou a celebração que foi concelebrada por mim e pelo Pe. Nilo. Antes de retornarmos para o Seminário, o Pe. Nilo e o Marcelo ainda nos ofereceram um jantar na Casa Paroquial!

MENSAGEM DE MONS. JOÃO FRANCISCO NA ASSEMBLEIA DIOCESANA



20 de Outubro de 2012. “Estou muito feliz de estar aqui, em meio a tantas pessoas de bem”. Assim começou sua fala o novo bispo eleito de Tubarão, Monsenhor João Francisco Salmo. Sua Ordenação e Posse estão marcadas para o dia 24 de Outubro, às 9h, na nossa catedral diocesana, em Tubarão.

Esta foi a primeira vez que ele veio à cidade, depois de sua eleição pelo Santo Padre. Durante o Encontro Diocesano de Lideranças ele usou a palavra.

Assim falou: “Eu conheço um pouco esta Diocese de Tubarão. Sei que é uma das menores do Estado. Sei que esta casa (a CEDA, antigo Seminário) já formou muitos padres e, hoje, forma as lideranças de nossa Diocese. Sei que as nossas comunidades são muito vivas, com identidades culturais diferentes, mas que vivem em grande harmonia. A gente tem caminhado muito proximamente. Tubarão e Florianópolis, até então minha Diocese, são vizinhas.

A minha eleição para Tubarão me trouxe muita alegria. Senti que não podia dizer Não ao Núncio. Não que não merecesse ser bispo, mas eu rejeitava esta ideia. A minha eleição é fruto da minha fé e, com certeza, da oração de todos vocês. Pensei comigo, antes de responder ao chamado da Igreja: ‘Eu posso ser ou não a resposta positiva às preces de todo o povo de uma diocese’. Então eu disse o meu Sim.”

Falando com muita calma e humildade, já tendo cativado toda a assembleia, agradeceu a acolhida recebida: “muito obrigado pelo gesto fraterno de me acolherem aqui para que eu seja ordenado nesta catedral e já tome posse da Diocese”.

Pe. João Francisco também partilhou um pouco de sua caminhada de fé. “Gostaria de lhes dizer que a minha vida tem sido chacoalhada nestes dias depois da eleição. Tenho clareza de que o Bispo tem uma grande missão e compromissos próprios. Eu não consigo fugir do meu compromisso cristão.

Os primeiros dias foram muito difíceis. Eu dizia para mim mesmo: ‘Assume-te. Já tens 60 anos!’ Confesso que amadureci muito nestes poucos dias, como nunca em minha vida. Estou feliz por não ter dito ‘Não” naquele momento. Não atravessei um Plano que Deus tinha para mim. Por isso, agora estou em paz.

No Evangelho destes dias Jesus dizia: ‘Vocês valem mais do que muitos pardais. Não se contaminem com o fermento dos fariseus’. Isso tem mexido comigo.

Escolhi como tema de meu ministério episcopal o mesmo lema de D. Afonso Nieheus: ‘Ide para a vinha’. Ele foi um grande arcebispo, nascido aqui na região de vocês (São Ludgero). Quero que este lema não seja apenas para mim, mas que sirva para toda a Diocese. Pois, em diferentes horas do dia, o Senhor envia os operários em missão.

Em meu brasão também pedi para colocarem o símbolo do peixe, além do cacho de uvas. São os símbolos da Eucaristia. Eis aí o espírito cristão: deixar-nos morrer com Cristo.

Eu sou lá de São Pedro Alcântara, uma colônia alemã, na Arquidiocese de Florianópolis. Nasci dia 11 de outubro de 1952. Fui aprender um pouco de Português quando entrei na escola. Em casa falávamos apenas o alemão; e trabalhávamos na roça. Mas eu não gostava muito daquele trabalho. Sentia que aquela não seria a minha vida. O testemunho dos padres franciscanos de Angelina, que nos atendiam na comunidade, despertou em mim o desejo de ser sacerdote. Ingressei no Seminário Diocesano com 12 anos. Foram 15 anos de formação no Seminário.”

Nosso novo Bispo, abrindo o seu coração, já nos acolhia a todos com a simplicidade e serenidade com que falava. Então, continuou: “Eu devia apenas dizer-lhes algumas palavras e não fazer logo um discurso. Mas eu precisava manifestar que estou muito à vontade aqui no meio de vocês. Fui muito bem acolhido, num clima muito fraternal. Agradeço muito a Deus por isso.

Minha primeira ação após a Ordenação é visitar os padres. Gostaria muito de conhecê-los. Eu sou simples; não se preocupem com nada.

Como sabem, eu decidi fazer a Ordenação e posse aqui para simbolizar que eu estou vindo inteiro para Tubarão. Nunca fui Bispo, nunca antes. Com todo o respeito, como disse o saudoso Papa João Paulo II: ‘se eu errar, me corrijam’. E peço a intercessão de Albertina. Vamos ser felizes juntos e fazer acontecer o Reino de Deus aqui. Muito obrigado!”

SEMINARISTAS ANIMAM ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL


19 e 20 de Outubro de 2012. A Coordenação Diocesana convidou os seminaristas e eu para animarmos a Assembleia deste ano. Visto que nosso Bispo ainda não tomou posse, a Assembleia foi chamada de Encontro de Lideranças.

Mas, para alegria de todos, o nosso bispo eleito fez-se presente e dirigiu palavras muito animadoras aos participantes. Ele ainda fez uma breve visita ao nosso seminário e nos cumprimentou a todos, um por um. Muito alegre e brincalhão, causou-nos muito boa impressão.

O Encontro foi coordenado pelo Pe. Lino e pelo Pe. Sérgio Jeremias. O encerramento deu-se no sábado, dia 20, pelas 17h.

MISSAS VOCACIONAIS – JARDIM ANDRÉIA E LOTEAMENTO JULIANA


O forte vento que fazia em Laguna não impediu que algumas dezenas de pessoas viessem participar da Missa-novena em homenagem à Mãe Peregrina, no Loteamento Juliana, neste dia 16 de outubro de 2012.

Os seminaristas Adson, Gabriel, Daniel Willemann e Jean cuidaram da animação da celebração. Também ajudaram na liturgia e deixaram seus recadinhos vocacionais. Foi uma celebração muito alegre e cheia de fé.

No dia 18 de Outubro, às 20h, a Missa foi na comunidade de Jardim Andréia, que pertence ao município de Gravatal, mas está no território eclesiástico da paróquia de Rio Bonito. Esta data é muito especial para a comunidade, pois celebra o dia de sua padroeira, ou seja: Mãe Peregrina.

O grupo de Cantos local – que, por sinal, é muito bom e já tem um CD gravado – animou a celebração. Houve procissão de entrada com o andor da Mãe Peregrina, apresentação das ofertas do Dízimo e motivação vocacional. Os seminarista Sadionei, que pertence à paróquia, deixou o seu recado.



AIURÊ – ENCONTRO PAROQUIAL DE CATEQUIZANDOS E COROINHAS


14 de outubro de 2012. 8h. Novamente a Providência Divina nos levou a Aiurê, no pé da Serra do Corvo Branco, em Grão-Pará. Além do Pe. Auricélio, foram os seminaristas Adson, Jean e Lucas Bittencourt.

Logo ao chegarmos fomos recepcionados com um delicioso café do interior, com direito a pão de fubá com nata e melado. O Encontro Paroquial de Catequizandos e Coroinhas reuniu cerca de cem adolescentes.

Depois da animação dirigida pelo Ministério de Música da matriz, tendo à frente o Aucedir, da P. Vocacional, fizemos a oração. O catequista Sérgio acolheu a todos. Pe. Auricélio dirigiu uma reflexão sobre a pessoa e a proposta de Jesus Cristo. O Jean falou sobre o valor da Oração em nossas vidas. O Lucas refletiu sobre Vocação e deixou seu testemunho pessoal. Coube ao Adson falar sobre a nossa participação na Igreja, Corpo de Cristo.

Houve um trabalho em equipes, dirigido pelo Lucas. O encerramento do Encontro foi com a Santa Missa, tendo a participação de toda a comunidade. O pároco, Pe. Aluísio, participou da celebração e deixou o seu recado. Terminada a Missa, fomos levados a um restaurante colonial ali na comunidade, onde almoçamos ao som da cachoeira.

ANO DA FÉ – ABERTURA COM ESTUDO E SANTA MISSA




11 de outubro de 2012. 8:30h. Nossa comunidade do Seminário de Tubarão promoveu a abertura do Ano da Fé com uma manhã de estudos e celebração. Lemos e refletimos em mutirão a Carta Apostólica sob forma de Motu Próprio “PORTA FIDEI”, do Papa Bento XVI, com a qual ele proclamou o Ano da Fé.

O objetivo é ajudar os fieis a celebrarem e cultivarem sua fé cristã, dom especial de Deus pelo Batismo. A motivação vem da celebração dos 50 anos do início do Concílio Ecumênico Vaticano II, em Roma, em 11 de outubro de 1962. Diz o Papa: “a porta da fé (cf. Atos 14,27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós”.

Diante da profunda crise de fé que atinge nossa sociedade mundial, o Santo Padre sente “a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, alegria e o renovado entusiasmo do encontro com o Cristo (2). O Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo (6)”.

O estudo foi muito enriquecedor para todos nós e nos colocou em comunhão ainda mais estreita com o coração do Papa. Por fim, coroando a manhã, celebramos a Santa Missa, entronizando na capela o Círio Pascal e o cartaz comemorativo ao Ano da Fé.

domingo, 7 de outubro de 2012

3º ENCONTRÃO VOCACIONAL DE 2012


06 de outubro de 2012. 8:30h. “Deixai vir a mim as crianças... porque o Reino dos céus é dos são como elas!” - Mc 10,14. Este foi o tema do último Encontrão deste ano.


O Senhor Deus providenciou um dia maravilhoso, ensolarado, agradável. Um belo sábado de primavera! 52 adolescentes vieram participar do evento e mais uma dezena de adultos que os acompanhavam.

Voluntários ajudaram na preparação dos alimentos. Os seminaristas deixaram a Casa bem acolhedora. Durante todo o dia houve muita alegria e animação.

Pela manhã, o seminarista Gustavo dirigiu uma espiritualização. O Pe. Pedro De Biasi dirigiu uma mensagem de acolhida e meditação aos participantes.

Depois da visitação aos ambientes do Seminário e do lanche, eu refleti com eles sobre o tema que escolhemos (Mc 10,14). A Missa coroou a parte da manhã; foi presidida pelo nosso reitor.

Após o almoço os participantes participaram das atividades desportivas. Muita festa, disputa e suor. Por fim, reunidos novamente no auditório, fez-se um trabalho de avaliação e houve muita diversão.

O próximo Encontrão acontecerá no próximo ano, em data a ser marcada.

SEMINARISTAS VISITAM TRAVESSÃO – MISSA VOCACIONAL


04 de outubro de 2012. A comunidade de Nossa Sra. do Rosário, no Travessão, paróquia de Rio Bonito (Gravatal), está se preparando para a festa de sua padroeira.

Tradicionalmente, a comunidade tem um zelo especial pelas vocações. Por isso, nesta noite, convidaram nossa comunidade do Seminário para um momento celebrativo. Nós animamos a Santa Missa e ajudamos o Pe. Auricélio na liturgia.

Os dezesseis Grupos de Famílias do bairro trouxeram as imagens de seus padroeiros e um belo altar foi montado. O Jonas dirigiu um momento mariano.

Terminada a celebração fomos presenteados com um delicioso jantar com a família de D. Nilce, ao lado da capela. Foram momentos muito fraternos os que vivemos nesta noite em Travessão.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

EM ESTÚDIO, PODER DA CANÇÃO GRAVA SUA PARTICIPAÇÃO



O próximo CD do Pe. Auricélio está sendo preparado com muita unção do Senhor. Neste dia 4 de outubro, houve uma sessão especial no Estúdio Mega.

Após um momento de oração, o Diretor Artístico e Arranjador, Giovane Soratto, dirigiu o processo de gravação. As cantoras católicas Andréia, Edilene e Mônica, do Ministério Poder da Canção, registraram suas participações em várias músicas. O trabalho se estendeu noite a dentro e todos ficaram satisfeitos com o resultado.

O CD “Festa sem Fim” é o 9º do Pe. Auricélio e deverá ser disponibilizado ao público em novembro.

ANUNCIADAS ORDENAÇÕES DIACONAIS DE RODRIGO E MARCELO


03 de setembro de 2012. É oficial! Enfim, com a nomeação de Mons. João Francisco Salm para Bispo de Tubarão, foi possível agendar as Ordenações Diaconais de Rodrigo e Marcelo. Elas acontecerão em uma única cerimônia, no dia 16 de dezembro, domingo, às 15h, na matriz Nossa Senhora das Dores, de Jaguaruna.

Nossos ordenandos concluíram os estudos canônicos no final do ano passado. foram designados como Auxiliares Paroquiais em Capivari de Baixo e Jaguaruna, respectivamente. Durante este período em que a sé diocesana esteve vacante, as expectativas eram muitas.

Agora, então, já podemos agendar esta data para podermos vivenciar este momento ímpar na vida de nossa Diocese. As Ordenações Presbiterais serão marcadas posteriormente.

Por hora, os futuros Diáconos, os párocos Pe. Adelino e Pe. Nilo Buss, com a Pastoral Vocacional e demais lideranças irão organizar um trabalho de animação vocacional para convidar e preparar o povo de Deus para participar deste momento de Graça.

Uma primeira reunião com este objetivo acontecerá na próxima semana, aqui em nosso Seminário Diocesano. Parabéns ao Rodrigo e ao Marcelo! Contem conosco! E parabéns à Paróquia de Jaguaruna que, mesmo não possuindo seminaristas, possui vocacionados e vocacionadas aos vários serviços na Igreja. A notícia, certamente, é um sinal positivo de Deus aos muitos esforços da Pastoral Vocacional daquela Paróquia.

ENCONTRO DOS PRESBÍTEROS DA COMARCA DE TUBARÃO


02 de outubro de 2012. 9h. A Pastoral Presbiteral de nossa Diocese de Tubarão convidou os padres para realizarem seus encontros comarcais.



Hoje, no nosso Seminário Diocesano, aconteceu o encontro dos presbíteros da Comarca de Tubarão. Compareceram quase todos os padres que atuam nas oito paróquias que constituem esta Comarca.

O Pe. Rafael, Coordenador da Pastoral Presbiteral, dirigiu o encontro. Pe. Pedro De Biasi e Pe. Auricélio participaram do encontro.

Nós os encontramos na hora do almoço de confraternização. Ficamos muito felizes quando os padres vêm nos visitar. Nossa Casa continua sempre aberta!


terça-feira, 2 de outubro de 2012

PROPEDÊUTAS PARTICIPAM DE MISSA VOCACIONAL NA FESTA DO DIVINO EM MAGALHÃES


30 de setembro de 2012. 20h. O encerramento da Festa do Divino Espírito Santo em Magalhães, Laguna, deu-se com a Missa festiva desta noite. E foi uma Missa Vocacional. o tema: “A ação do Espírito Santo no Discernimento Vocacional”. Pe. Auricélio presidiu a celebração, acompanhado do Pe. Rafael Schlickmann, o pároco.

A procissão com a Corte Imperial foi recebida com aplausos, foguetórios e muita emoção. A Corte estava linda! A Banda acompanhou o cortejo. Depois uma devota cantou uma saudação tradicional, seguida de um grupo de foliões do Divino. O Coral local animou a celebração.

O povo lotou a matriz da Senhora dos Navegantes. Após a comunhão, fez-se um momento de comunicados e agradecimentos e, por fim, a bênção com o Santíssimo. Os seminaristas propedêutas me acompanharam e me auxiliaram na celebração para podermos deixar uma mensagem vocacional ao menos pela presença. Terminada a celebração, os festeiros e o pároco nos convidaram para jantarmos com eles no Salão de Festas. Foi um prazer!

EM SEU SANTUÁRIO, A MÃE DE CARAVAGGIO ACOLHE SEUS FILHOS SEMINARISTAS


30 de setembro de 2012. 9h. O encerramento da 3ª Semana Propedêutica Catarinense não poderia ser de outro modo e nem em outro lugar: foi através da Santa Missa e no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. Ela, nossa Mãe, tem nos acompanhado ao longo desta semana.

O templo ficou lotado de devotos. Pe. Pedro Paulo das Neves presidiu a celebração, concelebrada pelos demais padres presentes, inclusive o Pe. Oscar Paulo Pitch, Reitor do Seminário Teológico de Criciúma em Florianópolis e Vice-presidente da OSIB. Os seminaristas conduziram a liturgia e animação da Missa. Tudo transcorreu num clima de muita fé e alegria.

Terminada a celebração, houve o almoço de confraternização no Seminário Diocesano. Pe. Antoninho ouviu os muitos elogios das equipes que fizeram uma avaliação do evento. A OSIB anotou as sugestões para os próximos eventos. Já se fez o anúncio de que a próxima Semana Propedêutica Catarinense deverá ser em Florianópolis, neste mesmo período.

Depois de muitas despedidas e abraços nos novos amigos conquistados neste evento, partimos de Criciúma. Ainda paramos em Siderópolis para conhecer o recém-inaugurado santuário de Nossa Senhora de Fátima.

PE. PEDRO PAULO REFLETE SOBRE A DIMENSÃO PASTORAL



29 de setembro de 2012. 8:30h. Nesta sábado, dentro da programação da 3ª Semana Propedêutica Catarinense que está acontecendo em Criciúma, SC, houve a conferência do Pe. Pedro Paulo das Neves, reitor do Seminário Teológico de Tubarão, em Florianópolis, e professor da FACASC e presidente da OSIB. Abordou a temática da dimensão pastoral.

Partilhou sua experiência missionária na Amazônia, no que foi acompanhado pelo seminarista Claudemir Serafim, teólogo de Tubarão, que também fez experiência missionária na Amazônia.

À tarde o Pe. Tiago, Orientador da Diocese de Criciúma em Brusque, no SEFISC, partilhou a caminhada daquele Seminário. Um seminarista de Filosofia da Diocese de Criciúma também partilhou que o SEFISC está esperando pela chegada dos futuros companheiros.

MISSA E CONFRATERNIZAÇÃO NA CATEDRAL SÃO JOSÉ


28 de setembro de 2012. 19h. Deixamos Araranguá no final da tarde e partimos para Criciúma, pois tínhamos agendado Missa com D. Jacinto na catedral. Chegamos à tempo de visitar a belíssima duomo, recém reformada.

Os seminaristas que estão participando da 3ª Semana Propedêutica Catarinense e mais os seminaristas menores de Caravaggio, cuidaram da liturgia solene e os padres concelebraram. Terminada a celebração o pároco, Pe. José Antônio Júnior nos convidou para um jantar oferecido pela CAEP.

Enquanto o churrasco assava, os seminaristas pegaram seus violões e uma sanfona e a festa parecia não ter mais fim. Foi muito acolhedor aquele pessoal da catedral e ainda nos brindaram com uma bela lembrancinha.

PROPEDÊUTAS VISITAM A MÃE DOS HOMENS


28 de setembro de 2012. 14h. O Pe. Antoninho, reitor do Seminário Diocesano de Criciúma, convidou os participantes da 3ª Semana Propedêutica Catarinense para visitarem a paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, a mais antiga da diocese.

Lá fomos acolhidos pelos padres Antônio Madeira e Elder, recém-ordenado. Visitamos a bela matriz e ouvimos o relato do pároco sobre a festa em homenagem à padroeira. Dali fomos para o Balneário Arroio do Silva e visitamos a capela do lugar. Depois chegamos até a Plataforma de Pesca. Foi muito curioso adentrarmos o mar pela grandiosa construção para os amantes da pesca.

A próxima parada foi o hotel no alto do Morro dos Conventos. Muito lindo e aconchegante. O passeio ainda não havia terminado. Fomos levados para o Iate Clube onde a Pastoral Vocacional da paróquia nos ofereceu um delicioso lanche e lembrancinhas.

D. JACINTO FLACH DIRIGE MANHÃ SOBRE ESPIRITUALIDADE


28 de setembro de 2012. 8:30h. D. Jacinto, Bispo de Criciúma, já orientou retiro para o presbitério de Tubarão. Então, já sabíamos de sua capacidade em falar de espiritualidade. Muito alegre e acessível, o Bispo refletiu sobre vocação e os desafios em responder ao chamado.

Lembrou que vocação é uma graça e que Deus pode chamar alguém pela manhã, à tarde ou à noite, como na parábola. Disse que “seminarista não é geração espontânea. O padre bem animado se torna uma forte referência para o despertar vocacional. o ambiente pode ser desafiador e negativo, mas a Graça de Deus toca os vocacionados através do testemunho de um padre fiel à sua missão.

Precisamos de padres ‘homens de Deus’! seguir Jesus exige muitas renúncias e ‘mortes’ para que nada nos atrapalhe na caminhada da vida. a renúncia é sempre maior que a opção”. E exortava: “entrai na escola do Divino Pedagogo! Onde habita Deus? Em nossos corações e não em nossas idéias!”. Terminada a conferência, assistimos uma parte do filme sobre a vida do Papa João Paulo II. Depois, houve um momento penitencial e foi oferecido o Sacramento da Reconciliação.

SEMINARISTAS VISITAM O EXÉRCITO BRASILEIRO


27 de setembro de 2012. 14h. O 28º Grupamento Militar do Exército Brasileiro, sediado em Criciúma, abriu as suas portas para acolher os participantes da 3ª Semana Propedêutica Catarinense.

O tenente nos acolheu gentilmente no auditório do quartel e nos levou a visitar as instalações do Grupamento. Ali trabalham cerca de 500 soldados, divididos em vários sub-grupamentos ou “baterias”. Estava acontecendo uma prova entre os soldados para definir o melhor apontador de obuses (canhões) da repartição.

Vimos vários grupos de soldados correndo de um lado para o outro dentro das modalidades desta prova. Atenciosamente, os soldados prepararam os materiais para os seminaristas fazerem rapel, instruídos pelos responsáveis. Também aplicaram provas de orientação aos seminaristas que desejaram.

Numa barraca, eles ofereceram biscoitos e sucos e água para os visitantes. Chamou-nos muito a atenção os pilares do Exército: obediência e disciplina.

SEMANA PROPEDÊUTICA É OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO


27 de setembro de 2012. 8:30h. Como alguém que tem longa experiência no campo da Psicologia Clínica, a Dra. Maria de Lourdes Mazzuchello Zanatta, de Criciúma, palestrou sobre a Dimensão Humano-espiritual. Além de ser uma assídua participante de nossa Igreja, ela também ajuda a Equipe de Formadores dos Seminários daquela Diocese.

Disse que “precisamos despertar a sensibilidade para o aprofundamento sensível no mistério do Amor de Deus. Precisamos colocar a vida em primeiro lugar, como intuiu sabiamente São Francisco de Assis”. Falou em “biocentrismo” contra a “medicalização da dor”, ajudando-nos a refletir sobre o sentido do sofrimento para a maturidade humana.

Citou várias vezes Santo Inácio de Loyola, seu mestre. Ele ensinou que “o que satisfaz a alma não é o muito saber, mas o sentir e saborear as coisas internamente”. Lourdinha explicou que “o amor de Deus é pessoal, singular e intransferível; não é genérico”. Pois “o homem é um ser bio-psico-socio-espiritual”.

Segundo ela, “a espiritualidade acontece quando passamos da Doutrina para a experiência, da palavra para o sentimento, da razão para o coração, da superficialidade para o profundo. Pelo espírito captamos o TODO, e no TODO encontramos Deus e nossa missão”.

Terminada sua palestra, o Pe. Silvano, representando a faculdade São Luis, de Brusque, acolheu os futuros alunos da Fundação e tirou dúvidas sobre ingresso, mensalidade, grade curricular...



D. IRINEU ANDREAZZA PRESIDE MISSA INAUGURAL


26 de setembro de 2012. 19h. A Diocese de Criciúma preparou solenemente a Missa de abertura da 3ª Semana Propedêutica. A bela capela do Seminário, toda em estilo rústico, foi tomada pelos seminaristas, padres e membros de Equipes Vocacionais.

D. Irineu acolheu os formadores presentes (Pe. Josemar, de Tubarão; Pe. Antoninho, Pe. Agnaldo Zuchinalli e Pe. Ângelo Galatto, de Criciúma; Diác. Fernando Cargnin, de Lages; e Pe. Auricélio, de Tubarão) e os seminaristas. Suas palavras de incentivo foram muito certeiras ao coração dos jovens vocacionados.

A Pastoral Vocacional, através do casal coordenador José Luiz e Léia, trouxe uma mensagem e um canto de acolhida. Após a celebração, foi-nos oferecido um delicioso jantar. No auditório da Casa, o Pe. Antoninho apresentou a proposta de atividades dos dias que se seguirão.

ABERTURA DA 3ª SEMANA PROPEDÊUTICA CATARINENSE


26 de setembro de 2012. 19h. Os 31 seminaristas propedêutas de Santa Catarina se reuniram na Diocese de Criciúma para uma semana especial. Eles vieram de Florianópolis (6), Joinville, 3), Joaçaba (1), Lages (5), Caçador (2), Tubarão (3) e Criciúma (11). A Semana é promovida pela OSIB (Organismo dos Seminários e Institutos de Formação Presbiteral) do Regional Sul IV da CNBB.

Os objetivos são oportunizar um encontro de conhecimento e partilha de vida entre os que ingressarão no SEFISC no próximo ano; oferecer momentos fortes de formação e de espiritualidade aos participantes.

O Pe. Antoninho Rossi, Reitor do Seminário Diocesano de Caravaggio, em Nova Veneza (Criciúma), foi o anfitrião do evento. Com seus seminaristas deixou a Casa muito aconchegante para acolher a todos. Os onze seminaristas propedêutas daquela Diocese e mais os seis seminaristas menores acolheram os demais seminaristas e formadores com muita alegria.

Ficamos todos muito bem acomodados e logo se estabeleceu um clima de muita fraternidade e alegria. A Semana estender-se-á até domingo, quanto será encerrada com a Santa Missa e o almoço de confraternização.

"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)