domingo, 29 de abril de 2012

PROPEDÊUTAS - MISSA VOCACIONAL NA MATRIZ DE IMBITUBA

14 de abril de 2012. 19:30h. Nesta noite a celebração da Divina Misericórdia aconteceu na matriz da Imaculada Conceição, em Imbituba. O Pe. Auricélio e os seminaristas propedêutas Lucas, Jonas, Fernando e José Luiz celebraram o Santo Sacrifício com a comunidade local, que lotou a acolhedora igreja.

O Movimento de Irmãos da matriz animou a celebração. Durante a homilia o padre cantou “Asas de Águia”, “Somos servos” e “Jesus, Sol Eterno”. Os seminaristas exerceram vários ministérios durante a Missa: um proclamou o Evangelho, outro convidou para o Pai Nosso, outro refletiu sobre Nossa Senhora e o outro fez um apelo vocacional.

Fomos muito bem acolhidos pelo Pe. José Eduardo e pelas lideranças da comunidade. Aliás, notamos, como sempre, muita organização e vivacidade nesta paróquia.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

PASTORAL VOCACIONAL ENCAMINHA VÁRIOS PROJETOS

14 de abril de 2012. 8:30h. A Coordenação Diocesana da Pastoral Vocacional (SAV) de Tubarão (SC), esteve reunida nesta manhã, sob a coordenação do Pe. Auricélio.

Foi no Centro de Atividades da Catedral. começou às 8:30h e terminou às 11:15h. Dentre os assuntos, encaminhou-se vários projetos importantes para a animação vocacional.

Tratou-se do ENCONTRO REGIONAL DE FORMAÇÃO para agentes da PV, que acontecerá em Lages, no Centro de Formação, dias 15-17/06. A assessora será a leiga consagrada e especialista em Couseling Mírian Siqueira, de Porto Alegre, mas também residente em Florianópolis.

Fez-se a apresentação do PROJETO DIOCESANO DA PV-SAV para 2012, seguido das devidas explicações.

Foi apresentada a mensagem do Papa “Vocação, dom de amor”, para o 49º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, 29/04, que já foi refletida nas reuniões comarcais da PV nas semanas anteriores.

Todos se comprometeram em divulgar o conteúdo. Sobre a SEMANA DO SEMINARISTA, de 19-27/05, todas as paróquias deverão promover uma Campanha de Orações pelas vocações.

Fizemos o encaminhamento da 7ª ROMARIA VOCACIONAL DIOCESANA ao Santuário de Albertina, dia 03/06. Distribuíram-se vários serviços entre as paróquias. E definiu-se a programação do evento que será, também, o BOTE FÉ VOCACIONAL, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude do próximo ano.


Sobre o 4º ENCONTRO VOCACIONAL FEMININO, 14/07, no Seminário N. Sra. de Fátima, Tubarão, montou-se uma Equipe para a organização. O Coordenador comunicou que acontecerão Jornadas Vocacionais em Vargem do Cedro e São Ludgero.

Também falou sobre os Encontrões e Estágios Vocacionais em nosso seminário. Os animadores estavam muito entusiasmados com a missão da PV, não obstante os muitos obstáculos que tem surgido na caminhada.

IR. VERÔNICA E TEÓLOGOS VISITAM NOSSO SEMINÁRIO

14 de abril de 2012. 12h. Hoje tivemos a alegria de receber em nosso Seminário as visitas de dois seminaristas da Teologia, o Ronério e o Eliano.

Junto com eles veio a Ir. Verônica, das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, de Imbituba. deixou um recadinho de animação vocacional e almoçou conosco. O propedêuta Lucas, em nome de todos, os acolheu.

Nossa Casa está sempre de portas abertas e desejosa de acolher bem todos os nossos amigos e benfeitores.

BÊNÇÃO SOLENE DO ALTAR DA CAPELA DO CONDOMÍNIO SANTO ANDRÉ

14 de abril de 2012. 19h. À convite especial das lideranças da comunidade de Santo André, os quatro seminaristas do 2º ano do Ensino Médio estiveram ajudando na celebração eucarística.

Visto que esta é a comunidade onde residem os pais do Jean, os formadores concederam uma licença especial para os seus colegas de curso poderem participar do evento e colaborar na liturgia como acólitos.

A celebração foi presidida pelo Pe. Antônio Damiani, Vigário da Passagem, Tubarão, e contou com a afluência de muitos fieis. Toda a comunidade estava muito feliz.

Também os seminaristas, pois puderam participar deste momento especial de uma comunidade que ainda luta para regularizar o terreno onde construíram um templo para a vivência de sua fé.

VIGÍLIA PELO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

13-14/04/12. 19:30h. Para estar em comunhão com toda a Igreja que se prepara para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, no próximo dia 29, e dentro da espiritualidade da Festa da Divina Misericórdia, desde domingo, a nossa comunidade organizou uma Vigília Eucarística.

A abertura aconteceu nesta sexta-feira, às 19:30h, com a Missa presidida pelo Pe. Auricélio. Ao final, transladamos o Santíssimo Sacramento em procissão da capela da comunidade para a capelinha dos Propedêutas.

A equipe de liturgia cuidou para que tudo ficasse muito bonito, aconchegante e perfeito para criar bom clima de adoração. Não faltaram os símbolos do maço de trigo e cachos de uvas.

Durante toda a noite, equipes de adoradores foram se revezando na Vigília com o Senhor. Cada seminarista recebeu uma cópia da carta do Papa Bento para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Às 6:30h da manhã o Pe. Pedro De Biasi presidiu a Missa de Encerramento, com o translado do Santíssimo Sacramento para a capela da nossa comunidade.

PRIMEIRA MISSA NA CAPELA RECÉM-REFORMADA

12 de abril de 2012. 18h. No final desde dia, o Pe. Pedro, nosso Reitor, presidiu a Santa Missa na capela da nossa comunidade, a primeira depois da reforma que aconteceu.

Patrocinado pelo Movimento de Irmãos da catedral, foi feito uma reforma completa no piso e nas fiações elétricas da capela, com instalação de novas lâmpadas no presbitério.

O trabalho durou muitos dias, mas valeu a pena. A capela ficou com ar de novinha e mais aconchegante para os nossos momentos de oração cada dia. Que Deus abençoe nossos benfeitores, especialmente os casais do Movimento.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

CONVITE PARA 1º ESTÁGIO VOCACIONAL DE 2012



“Eu sou o Bom Pastor” (João 10,11)


Tubarão, 30 de Março de 2012.
Olá, caro companheiro!

É com o coração cheio de alegria e na certeza do Cristo Ressuscitado presente conosco que viemos lhe fazer um CONVITE ESPECIAL! É que já está se aproximando o 1º ESTÁGIO VOCACIONAL de 2012! Gostaríamos que você viesse participar deste encontro para celebrar e refletir sobre a sua vida.

Do Estágio participam adolescentes e jovens que desejam ser padres ou que querem conhecer melhor como é a vida no Seminário em vista de uma maior clareza vocacional. É, na verdade, um final de semana especial, com oportunidade para testemunhos, conhecer pessoas bacanas, conviver em harmonia, rezar, refletir sobre vocação, brincar e praticar esportes!

- Quando? Dias 28 e 29 de abril: sábado, às 8h (acolhida); domingo, às 16h (encerramento e café). Precisando chegar na 6ªf é só avisar!

- Onde? No Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão.

- Quem pode participar? Rapazes que estudem na 8ª série (ou 9º ano) ou no Ensino Médio (ou que já o tenham concluído).

- O que é preciso levar? Bíblia, roupas de uso pessoal (e para esportes), toalha, cobertor, lençol... e uma taxinha de R$ 15,00 (caso tenha dificuldade, converse com o seu pároco ou com a Equipe Vocacional de sua paróquia).

Favor confirmar participação pelo telefone 3628-0072 ou pelo e-mail peauricelio@yahoo.com.br


Com muita alegria aguardamos a sua presença!
Deus lhe abençoe!

Pe. Pedro De Biasi – Reitor
Pe. Auricélio Costa – Promotor Vocacional

PASSADOS OS FESTEJOS PASCAIS, SEMINARISTAS RETORNAM

08 de abril de 2012. 18h. Os nossos seminaristas retornaram, terminados os festejos pascais em suas comunidades. Tiveram a oportunidade de conviver com os familiares e amigos da comunidade. Voltaram cheios de histórias para contar.

Todos trabalharam muito, envolvidos na preparação e realização das cerimônias pascais. Voltaram muito felizes e com boa disposição.

Uma noite foi pequena para contar tantas histórias e fazer reflexões, comentários, comparações e grandes elucubrações filosóficas sobre o tríduo pascal. Os pais do Adson trouxeram a janta pronta para recepcionar os nossos companheiros.

O Pe. Pedro De Biasi este presidindo Missas em São Ludgero e na Unisul-TV. O seminarista Jonas participou do ACAMP’sTUBA (Acampamento de jovens) aqui mesmo no interior do município e voltou radiante!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

SEMINARISTAS PASSARÃO O TRÍDUO PASCAL EM SUAS COMUNIDADES

05 de abril de 2012. Terminada a Missa do Crisma na Catedral, os seminaristas foram dispensados para retornar às suas famílias e poderem celebrar lá o Tríduo Pascal.

Vários colegas já tem uma agenda bem cheia em suas comunidades nestes dias tão especial. Os próprios párocos desejam que os seminaristas os ajudem nas funções litúrgicas e no prepara das mesmas. Há sempre muito que fazer. E, mesmo que as lideranças já dessem conta sozinhas, a presença do seminarista é sempre uma alegria para todos.

Feliz Páscoa a todos os seminaristas, seus familiares e aos nossos benfeitores de modo geral. Que Jesus Ressuscitado os abençoe profusamente.

MISSA DO CRISMA NA CATEDRAL DE TUBARÃO

05 de abril de 2012. 9h. A linda manhã desta Quinta-feira Santa criou o clima adequado para a festiva celebração na catedral diocesana. Todo o presbitério de Tubarão, exceto alguns padres enfermos ou que prestam serviços em outras dioceses não estiveram presentes.

Visto que a sé diocesana se encontra vacante, o Colégio de Consultores convidou o bispo de Criciúma, D. Jacinto Flach para presidir a celebração. Com a sua presença o “colégio apostólico” estava completo. Muitos leigos e religiosos vieram participar da celebração.

Nós, seminaristas diocesanos, estávamos radiantes, vendo e revendo os padres de nossas paróquias, sonhando já o dia em que nós mesmos faremos parte deste presbitério. Alguns colegas auxiliaram nas funções do altar.

Em sua breve e espontânea homilia, D. Jacinto refletiu: “O mundo de hoje tem muita fome e sede de testemunhos autênticos. E sabe respeitar, mesmo que não concorde, com estas pessoas que dão um fiel testemunho. Que missão linda e desafiadora a nossa! Nós fomos escolhidos pelo Senhor para este ministério. Precisamos estar solidários aos que estão cativos em nossa sociedade.

As famílias, de modo geral, andam muito sofridas. Muitas pessoas andam escravizadas em nossa sociedade. Como discípulos de Jesus precisamos enxergar mais o próximo. Hoje vivemos em meio a uma crise generalizada, especialmente no campo moral. As pessoas andam sem esperança!

Precisamos testemunhar que só um é o Senhor e que, sem Deus, não haverá saída para a situação em que nos encontramos. As leituras de hoje nos dizem que Ele é a resposta; “é o Alfa e o Ômega”! Ao mundo precisamos levar o oxigênio de Cristo! Hoje, dia da instituição do sacerdócio cristão, precisamos recordar a importância do padre em nossas comunidades.

O padre traz Jesus presente na Eucaristia. Padre e Eucaristia formam a comunidade. A Eucaristia é a nossa força de comunhão. Pois, vejamos, somos mais de dois bilhões de cristãos no mundo. Só os católicos somam hum bilhão e 300 milhões de pessoas! As demais denominações religiosas cristãs somam 700 milhões de fieis, mas divididos e subdivididos em mais de 410 grupos. O segredo da Igreja Católica permanecer em comunhão, a meu ver, é a Eucaristia.

Temos que agradecer muito a Deus. Segundo o Cura D’Ars, São João Maria Vianney, padroeiro dos padres, ‘o maior presente que Jesus poderia dar à Igreja é um presbítero com o coração do Bom Pastor’. Pois, o padre é aquele que se dedica para animar as lideranças e sabe amar as pessoas. Por isso, precisamos amar muito os nossos padres. E, nós padres, precisamos amar muito nossas comunidades. Permaneçamos fiéis no Senhor.

Uma Igreja fiel não será destruída. E fará surgir muitas vocações ao sacerdócio. Continuemos rezando para que o Senhor chame muitos jovens a este santo ministério.”

Durante a celebração os padres renovaram seus compromissos presbiterais. D. Jacinto abençoou os “santos óleos” dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagrou o do Crisma. Ao final, os padres cumprimentaram os fiéis.

LARANJAL – MISSA VOCACIONAL E DO DÍZIMO

04 de abril de 2012. 19h. Após enfrentar um trânsito horrível e quase 40 quilômetros de estrada de chão, chegamos à comunidade de São Roque, de Laranjal.

A comunidade situa-se ao norte de Imaruí, mas pertence à paróquia de Nova Brasília. O seminarista José Luiz acompanhou o Pe. Auricélio. A comunidade já estava nos aguardando no interior e nas imediações da capela.

A Missa transcorreu normalmente, sempre com muita devoção. O casal Maria e Aleir nos convidou para fazermos um lanche com eles. Aceitamos e desfrutamos da hospitalidade de querido casal.

SEMINARISTAS ACOMPANHAM PE. AURICÉLIO À COMBEMTU

04 de abril de 2012. Novamente a educadora Janine, diretora da COMBEMTU, convidou o nosso Promotor Vocacional para levar uma mensagem pascal aos estudantes da instituição. Realizaram-se dois momentos: um pela manhã, às 11h; e outro à tarde, às 13:45h.

No período da manhã, os seminaristas propedêutas o acompanharam. Também o Judá, que está visitando o Seminário, nos acompanhou. No auditório do educandário o padre conversou com um grupo de crianças e adolescentes sobre o sentido da Páscoa. Cantamos. Foi apresentado um filme; e o clipe “Homem de Nazaré”. O Lucas leu um texto bíblico e o padre tocou violão.

À tarde, um outro grupo de estudantes. O padre seguiu praticamente o mesmo esquema. Eles sentaram-se no chão. Entendo que a gente não pode perder nenhuma oportunidade para evangelizar. E estar ali na COMBEMTU, foi muito bom! Foram semeadas muitas sementes do Reino do Céu.

ALUNOS DO COLÉGIO CORAÇÃO ALEGRE NO SEMINÁRIO


03 de abril de 2012. 14h. Professores e uma centena de estudantes do Colégio Coração Alegre, de Tubarão, vieram passar uma tarde especial em nosso Seminário.


Usaram as dependências esportivas de nossa Casa e se divertiram muito. Bem educados, sentaram na quadra de esportes para, primeiramente, fazer um piquenique.

Sejam sempre bem-vindo, crianças e adolescentes! Nosso Seminário está de porta aberta para acolher os visitantes!

ALTO TRAVESSÃO – MISSA VOCACIONAL E DE RAMOS

1º de abril de 2012. 8h. Neste Domingo de Ramos, nós acompanhamos o Pe. Auricélio na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Alto Travessão, na paróquia de Rio Bonito.

Iniciamos a Missa no estacionamento, junto ao Salão de Festas e, em seguida, subimos até à capela, passando em frente à gruta de Nossa Senhora.

Um ministério de Música animou a celebração: o pai e seus dois jovens filhos. O Padre apresentou os seminaristas à comunidade e fez o apelo vocacional.

SÃO JANUÁRIO – BRAÇO DO NORTE – MISSA VOCACIONAL

1º de abril de 2012. 17h. Esta comunidade de São Januário situa-se próximo ao trevo de Braço do Norte.

A vila ainda não possui uma capela, por isso se reúne no Salão de Festas. Todavia, tudo estava muito limpo e organizado. Iniciamos a celebração na frente da Escola do lugar.

Visto que a comunidade fica no alto dos montes, dali da rua tínhamos uma bela vista da região. Um grupo de cantores da matriz de Braço do Norte animou a celebração.

Nós, seminaristas do primeiro ano (o Sadionei, o Lucas, o Daniel e o Matheus), acompanhamos o Pe. Auricélio. Nos apresentamos à comunidade e dirigimos orações pelas vocações.

RIO SANTO ANTÔNIO – MISSA VOCACIONAL E DE RAMOS

1º de abril de 2012. 10h. A comunidade de Rio Santo Antônio, pertence à Paróquia de Rio Bonito e fica no interior de Braço do Norte. Sua capela revela os traços da cultura germânica, bem como a liturgia da celebração.

Iniciamos a Missa com uma procissão de Ramos desde a Gruta, ali próximo, até à igreja. Um grupo de cantores da comunidade animou a celebração. Nós, propedêutas, e mais o Sadionei, seminarista de Rio Bonito, acompanhamos o Pe. Auricélio e fomos muito bem acolhidos. Nos apresentamos à assembleia e deixamos nosso recado vocacional.

Ao final, antes de retornarmos para Tubarão, fomos levar os sacramentos a um casal de idosos da comunidade.

BELA VISTA – BRAÇO DO NORTE – MISSA VOCACIONAL

1º de abril de 2012. 8h. Neste domingo de Ramos, abrindo a Semana Santa, iniciamos uma tournée pela paróquia de Rio Bonito, em Braço do Norte. Nós, seminaristas propedêutas, acompanhamos o Pe. Auricélio.

Rezamos com a comunidade de Bela Vista, no ginásio de Esportes da comunidade. Sim, a vila ainda não construiu a sua capela que será dedicada à Beata Albertina. Um ministério de música animou muito bem a celebração, que iniciou na frente do ginásio.

Ali houve a bênção dos ramos. Nós deixamos nosso recado vocacional. Tudo estava muito bem organizado.

BELA VISTA – BRAÇO DO NORTE – MISSA VOCACIONAL

1º de abril de 2012. 8h. Neste domingo de Ramos, abrindo a Semana Santa, iniciamos uma tournée pela paróquia de Rio Bonito, em Braço do Norte. Nós, seminaristas propedêutas, acompanhamos o Pe. Auricélio. Rezamos com a comunidade de Bela Vista, no ginásio de Esportes da comunidade. Sim, a vila ainda não construiu a sua capela que será dedicada à Beata Albertina. Um ministério de música animou muito bem a celebração, que iniciou na frente do ginásio. Ali houve a bênção dos ramos. Nós deixamos nosso recado vocacional. Tudo estava muito bem organizado.

TERMAS DE GRAVATAL – MISSA VOCACIONAL E DE RAMOS

31 de março de 2012. 19:30h. O Pe. Valdir Piazza Borges por muitos anos se dedicou à construção da Igreja em Gravatal. Hoje, quase aos 80 anos, ele carrega as consequências de uma vida dedicada ao povo de Deus aliadas ao peso da idade longeva.

O atual reitor do Santuário do Coração de Jesus é o Pe. Paulo Rodrigues. Visto que o seu auxiliar, Pe. Valdir, está adoentado, pediu-me de ajudá-lo rezando em Termas de Gravatal. Eu e os propedêutas fomos, aproveitando a oportunidade para uma celebração vocacional com aquela comunidade.

A celebração começou numa praça próxima à bela capela. Dalí saiu a procissão de Ramos até o interior da igreja. Muitos turistas que visitam o paraíso das águas termais participaram da celebração, inclusive um coral que veio do Rio Grande do Sul. Trata-se do Coral São José, de Dois Irmãos, na Diocese de Novanburgo. O padre também cantou algumas de suas canções e, com os seminaristas, fizemos a motivação vocacional.

1º ENCONTRÃO VOCACIONAL DE 2012 – FESTA VOCACIONAL

31 de março de 2012. 8h. Havia muita expectativa em toda a nossa comunidade seminarística, especialmente entre os seminaristas mais novos. Todos sabemos da importância deste tipo de Encontro: dar a conhecer nosso estilo de vida no Seminário, despertar e cultivar vocações, e incentivá-los no seguimento de Jesus Cristo. Tudo foi preparado com muito carinho.

O tema especial foi “Jesus Cristo é o Senhor” (Fil 2,11). A partir das 8h eles foram chegando e sendo acolhidos alegremente pelos anfitriões. Pela manhã houve a acolhida e reflexão do Pe. Pedro, nosso Reitor.

Em meio a muita animação, refletimos sobre o tema proposto. O seminarista Jonas deu a sua contribuição refletindo sobre “Vocação”. Foi realizado um trabalho em equipes, a partir de textos bíblicos. Logo a seguir, na capela da CEDA, rezamos a Santa Missa, que eu presidi.

Após o almoço o pensamento deles era um só: os esportes! Todo mundo se divertiu muito! O Encontro só terminou às 16h! E já ficou marcado o próximo Encontrão: será dia 14 de julho!!!

PE. ANDRÉ DIRIGE PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA DOS SEMINARISTAS

29 de março de 2012. 14h. Nesta tarde o nosso Diretor Espiritual, Pe. André Oenning, fez o seu primeiro encontro com nossa comunidade neste ano. É que, devido a um acidente, ele não pôde estar conosco.

Ele ainda se prepara para receber uma intervenção cirúrgica, mas veio ajudar-nos a bem nos prepararmos para a Páscoa. Dirigiu uma conferência espiritual e, em seguida colocou-se à disposição para atendimento de confissões.

A última atividade da tarde foi a Santa Missa, que ele presidiu.

PROPEDÊUTAS REZAM COM O PRESBITÉRIO DE TUBARÃO

29 de março de 2012. 8:30h. A Páscoa está se aproximando! Por isso, como é de praxe, o presbitério da Diocese se reuniu nesta manhã, na Casa de Encontros (CEDA), para a sua preparação para a Páscoa.

Após a Liturgia das Horas (Laudes) em conjunto, o Pe. Sérgio Jeremias, nosso Administrador, dirigiu uma bonita reflexão a partir da Carta que o Santo Padre escreveu aos sacerdotes para a Quinta-feira Santa deste ano. Disse, citando São Paulo: “prestemos atenção uns aos outros para nos estimularmos nas boas obras”. E mais: “Devemos ter os olhos fixos em Jesus! Ele é a nossa meta escatológica, segundo o Papa, é a nossa utopia de vida! Assumamos nossa vocação cristã!

Jesus é a nossa meta, nosso diferencial. Temos co-responsabilidade uns com os outros. Caim questionou a Deus: ‘sou eu o guarda de meu irmão?’Temos que aprender com Jesus. Ele nos manda ‘prestar atenção ao próximo’, numa atitude positiva, isto é, ‘cuidar dele’. O mesmo verbo é usado noutra passagem, quando Jesus diz ‘olhai as aves do céu’; é uma atitude de contemplação. Ou ‘prestem atenção à trave no olho’, que significa ‘zelar por si, auto-examinar-se’. Hebreus exorta: ‘preste atenção e considere Jesus’.

Não devemos ser indiferentes com nossos irmãos. Olhemos os olhos com os olhos de Jesus, sem miopias e nem ilusões. Indiferença e desinteresse podem ser frutos do egoísmo disfarçado de respeito. Somos irmãos; temos o mesmo destino. Somos tão poucos; precisamos nos cuidar. O melhor amigo de um padre é um outro padre.

O nosso mundo está doente. Há uma crise de fraternidade. Busquemos sempre o bem sob todos os aspectos: físico, moral e espiritual. É preciso ajudar o outro a crescer. É preciso perceber as riquezas na pessoa do outro, valorizando o bem que nele há.

O Papa fala-nos sobre ‘anestesia espiritual’; isto é, aquilo que nos cega diante do sofrimento do outro, como na parábola do Bom Samaritano: o sacerdote ‘passa ao largo’. Naquela do Rico Avarento, o homem não presta atenção à situação do pobre Lázaro.

A ‘saciedade material’ pode nos cegar. O contrário da indiferença é a ‘consciência da minha limitação’. Juntos nós somos bons. Sozinhos são somos melhores e nem indispensáveis. A Bíblia diz ‘pensa na morte e vive o dia de hoje’. Devemos aprender a viver e a envelhecer com segurança. Aprendamos a ‘solicitude espiritual’ para com os outros.

O Papa lembra que ‘profecia’, na essência da palavra, significa querer o bem do outro. É o mesmo verbo para ‘corrigir os que erram’ com misericórdia. Como disse João Paulo II ‘o que mais faltou a um padre que desistiu do ministério foi a presença de um outro padre amigo’.

O Papa Bento retoma o tema da Santidade: é preciso voltar às primeiras motivações que nos levaram a querer ser padres. Isso dá um aspecto sobrenatural à nossa vocação. É preciso ‘avançar’, pois quem não avança, recua (espiritualmente). O Papa conclui ‘Admoestai-vos!’”.

Em seguida rezamos a Via-sacra e adoramos o Senhor na Eucaristia. A Celebração Eucarística concelebrada foi presidida pelo Administrador.

IMARUÍ, TERRA DO SENHOR DOS PASSOS

25 de março de 2012. Em espírito de romaria, eu e os seminaristas José Luiz, Jonas e Lucas Bittencourt fomos para a Festa de Passos em Imaruí. A primeira parada foi para a Santa Missa na matriz de Nova Brasília. Pe. André, já um pouco melhor de sua enfermidade, convidou o Pe. Auricélio a concelebrar e fazer a homilia. A partir das leituras do dia, destacou o sentido da Festa de Passos, sempre apresentando a motivação vocacional. Ainda mais que o Evangelho mostrava o desejo dos gregos em conhecerem Jesus.

Dali rumamos para Imaruí. Tomamos café na residência do casal Menga e Cida, pais do seminarista Thiago. A “Pequena Jóia do Sul” estava tomada de fiéis. A primeira Missa do dia, às 6:30h, presidida pelo nosso reitor Pe. Pedro, teve a participação de muita gente que quase não coube dentro do templo.

A segunda Missa foi presidida pelo Pe. Avelino e, a terceira, pelo Pe. Eloir (de Criciúma). Aquela foi animada pelo Irineu Calegari e sua equipe, de Gravatal; esta outra pela Grupo Tons de Deus, de Imbituba. Eu e os seminaristas visitamos o “camelódromo”, a praça da matriz e o espaço religioso da Festa. Percebemos que uma multidão fazia fila para embarcar no Ferry-boat para contemplar a beleza da cidade por outro ângulo.

Admiramos a bela cruz de madeira que foi levantada na praça, entre a Casa Paroquial e a igreja. Foi inaugurada ontem, benta pelo Pe. Sérgio Jeremias, nosso Administrador, como símbolo da preparação para Jornada Mundial da Juventude do próximo ano. Visitamos a Sala dos Milagres, a Sala dos Bolos, a Sala das Opas do Senhor dos Passos.

No caminho, encontramos muita gente conhecida e disposta a bater um bom papo. Gente simples!... gente boa! O almoço foi lá com a família do seminarista. À tarde, os propedêutas foram dar mais uma volta na praça. Aliás, dado o intenso calor do dia, mesmo com o alentador vento nordeste, o povo se concentrava sob as árvores da praça. Alguns tomavam suas refeições ali mesmo; outros se esticavam para tirar aquela soneca.

Após a Missa dos Romeiros, presidida pelo Pe. Édison, e animada pelo Ministério da RCC da Passagem (Tubarão), teve início a procissão solene. A praça da matriz ficou tomada pelos fiéis. O pároco apresentou as personagens da Semana Santa que estavam representadas por penitentes do lugar.

A Banda Unidos de Imaruí, cujos músicos estavam trajando uniformes brancos, colocou-se à postos, sob a regência do Maestro Cascão. A Denise, do Coral Raízes, interpretou o Cântico de Verônica. Grande cantora lírica, deixou todos emocionados com sua inquietante interrogação.

O lenço que trazia nas mãos e revelava o rosto da imagem de Imaruí foi pintado pelo professor Rudney Marinho, escritor local e residente em Jaraguá do Sul. Os organizadores decidiram fazer uma experiência, permitir que o trio-elétrico acompanhasse o cortejo. Não obstante os perigos desta empreitada, tudo correu bem; lamentável as constantes falhas de transmissão e corte no som. Mas ajudou bastante! Talvez dois pequenos carros de som, sintonizados na emissora de rádio, teriam dado um resultado melhor; pois, em alguns pontos da procissão, não se percebia o som do trio-elétrico.

A procissão parou nos Sete Passos (capelinhas) ao longo do trajeto. Ali se cantava o “Misereri” e se fazia orações e reflexões orientadas pelo pároco. As famílias que acolheram as Capelinhas estavam emocionadas. “Conversei com D. Zoê, esposa do Seu Toninho. Ainda, sem me reconhecer, deixou-me fotografar seu altar: ‘Preparei tudo com tanto carinho. É uma graça de Deus que nós possamos participar assim da procissão!’.

D. Zaira Alves, outra senhora que acolheu um Altar de Passos em sua residência, estava visivelmente emocionada. Acompanhada das filhas e amigos, quando terminou a oração defronte à sua residência, encostou-se no muro e ficou espreitando, orante, o povo que passava.

Certa vez, bem me lembro, ela teceu um tapete (“trilho”) para acolher o Senhor dos Passos. Muitos devotos estavam pagando promessas. Para aliviar o calor do sol, algumas famílias ofereceram água aos caminhantes. Foi o que vimos – e já se repete há muitos anos! – nas residências do casal de médicos Renato e Jaciara, bem como na casa ao lado da Capelinha de Passos.

Lá na praça, sob forte sol e debaixo do arvoredo, o povo ouviu o cântico da Verônica pela terceira vez (a segunda foi na Capelinha de Passos) e o Sermão do Encontro. Neste ano, foi convidado a falar o Pe. Mário José Reynoldi, pároco de Ingleses, na Ilha de Florianópolis. O jovem sacerdote começou lendo sobre o sentido da Festa e, deixando de lado seus apontamentos, passou a discursar olhando para as imagens e para a multidão ali reunida. Disse: “Não se pode imaginar a força deste Amor. Somente com profunda mística se pode rezar. Só quem ama pode dar a vida”. O tema principal da sua reflexão foi “Faça de sua cruz uma vitória”. E terminou assim: “Que a Beata Albertina nos ensine a viver na pureza para seguirmos os Passos do Senhor Bom Jesus”! Enquanto discursava, as imagens foram se aproximando, causando grande emoção em todos.

Pe. Mário foi aplaudido pelos ouvintes. Além dos presentes em Imaruí, muitos ouviram o Sermão do Encontro pela Rádio Litoral e pela web-tv de Imbituba. Aliás, acho que pela primeira vez, a RBS-TV transmitiu a Missa das dez horas para toda a região e, à noite, reprisou momentos da Festa no “Programa Santa Catarina”. Após a despedida do povo, sendo anunciada a próxima Festa em 17 de março de 2013, fiquei cumprimentando os amigos e conhecidos.

Missão cumprida, a Paróquia de Imaruí, bem como todo o município, irão dormir em paz. Retornamos para casa já bem tarde, depois de algumas visitas, felizes e renovados na fé. Concluímos nossa romaria! Obrigado, Bom Senhor! A bênção, Mãe querida!

PROCISSÃO DE PASSOS EM TUBARÃO REÚNE MULTIDÃO

25 de março de 2012. 15h. Hoje é um dia muito especial para os católicos de toda a região: solenidade de Passos e da Senhora das Dores! Milhares de pessoas vieram à Catedral de Tubarão para participar da procissão. Também os nossos seminaristas, acompanhados do Pe. Pedro De Biasi. Rezaram, observaram as manifestações de fé do nosso povo, ouviram o sermão do Pe. Sérgio e rezaram com o Pe. Joel durante o trajeto. Voltaram contentes e cheios de novas histórias para contar.

PROCISSÃO DE PASSOS EM TUBARÃO REÚNE MULTIDÃO

25 de março de 2012. 15h. Hoje é um dia muito especial para os católicos de toda a região: solenidade de Passos e da Senhora das Dores! Milhares de pessoas vieram à Catedral de Tubarão para participar da procissão. Também os nossos seminaristas, acompanhados do Pe. Pedro De Biasi. Rezaram, observaram as manifestações de fé do nosso povo, ouviram o sermão do Pe. Sérgio e rezaram com o Pe. Joel durante o trajeto. Voltaram contentes e cheios de novas histórias para contar.

SEMINARISTAS PARTICIPAM DE TRANSLADAÇÃO EM TUBARÃO

24 de março de 2012. 19h. Nesta noite os seminaristas participaram da Missa na Catedral diocesana, seguida da transladação da imagem de Passos do Hospital para a Catedral.

Alguns aproveitaram a oportunidade para se confessar e, assim, estarem mais bem preparados para festejar dignamente a Páscoa. Todos voltaram muito contentes com a celebração do rico momento de fé popular.

Agradecemos o grande gesto de carinho do seu Toninho, da Panificadora Panikok, que ofereceu lanche aos seminaristas após as atividades religiosas.

P. VOCACIONAL DO VALE DO BRAÇO DO NORTE FAZEM REUNIÃO


24 de março de 2012. 14h. Nesta tarde aconteceu a reunião da PV das paróquias do Vale do Braço do Norte. Estavam presentes membros do Serviço de Animação Vocacional de Rio Bonito, São Ludgero, Grão Pará, Orleans e Braço do Norte. Apenas Rio Fortuna não compareceu.


Pe. Lenoir, o pároco local, veio cumprimentar a equipe. Também a Ir. Brígida, das Irmãs do Coração de Jesus (Serviam), veio participar de uma parte do encontro. Vários temas foram encaminhados e o pessoal parece bem motivado em suas iniciativas de animação vocacional.

Ao final, após a bênção invocada pelo pároco, cantamos “Parabéns” à Nina, de Braço do Norte, que estava aniversariando. Muito gentil, ela ofereceu uma deliciosa torta e outros saborosos quitutes a todos.

REITOR E SEMINARISTAS DO SEFISC VISITAM NOSSO SEMINÁRIO

24 de março de 2012. 10:30h. Nesta manhã tivemos a alegria de receber as visitas do reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina, SEFISC, o Pe. Adenir Rochi.

Acompanhado dos seminaristas Ariél e Michel, ele foi recepcionado pelos padres e, em seguida, na capela, dirigiu algumas palavras aos seminaristas. Foram palavras de incentivo na caminhada vocacional.

Disse que espera todos, cada um na sua época, no Seminário Maior, pois a Igreja vê os seminaristas com muita esperança. Recordou que o SEFISC está comemorando 30 anos de existência e parabenizou a Diocese pela seriedade para com a formação dos futuros presbíteros. Elogiou muito nossa comunidade por encontrá-la em oração, na Via-sacra.

SEMINARISTAS FAZEM MANHÃ DE CULTIVO ESPIRITUAL

24 de março de 2012. 8:30h. Como havia sido previsto, nesta manhã da Quaresma, preparando-nos para a Festa de Passos e as demais datas solenes que se aproximam, organizamos uma manhã de cultivo espiritual.

Eu coordenei a Leitura Orante da Bíblia, usando o texto da Solenidade de Ramos. Os seminaristas fizeram a Via-sacra pelos jardins de nossa Casa.

A manhã foi concluída com a Santa Missa, por mim presidida. Dia 29, à tarde, o Pe. André virá presidir uma tarde de espiritualidade.

SOB CHUVA ACONTECE A NOVENA DE PASSOS EM IMARUÍ

23 de março de 2012. 20h. Foi com muita alegria que recebi o convite para presidir a novena solene da Festa de Passos, antecedendo a Procissão do Silêncio. Toda a população da região estava feliz neste dia porque, depois de grande estiagem, voltava a chover.

Evidentemente que, para quem precisava deslocar-se de sua residência para ir à matriz de Imaruí, não era nada fácil. Chovia torrencialmente. Alguns dos romeiros que caminham das localidades vizinhas até Imaruí foram surpreendidos pela enxurrada. Mas, mesmo assim, a igreja de São João Batista ficou repleta de devotos do Sr. dos Passos e da Senhora das Dores. Não fosse a tempestade, ficaria hiper-lotada.

Iniciei a celebração na hora marcada, até porque a Rádio Litoral estava transmitindo o evento. A animação foi da Associação Coral Senhor do Bom-fim, de Cangueri Quadro da Capela, do interior do município. À frente dos cantores, o maestro Toninho Costa. A novena foi cantada em Latim, como de costume.

Na pregação recordei os pontos principais da devoção aos santos e o lugar das imagens na nossa fé. Contei a história da chegada da veneranda imagem de Passos. Os seminaristas Lucas Bittencourt, José Luiz e Jonas me acompanharam e me auxiliaram na Adoração. Também o seminarista Thiago Francisco, filho de Imaruí, estava acolitando.

As Irmandades de Passos e da Sra. das Dores deixaram os andores bem arrumados. Toda a cidade já está respirando ares de Festa de Passos. Nas noites anteriores aconteceu uma série de eventos na igreja. O pároco nos acolheu e, terminada a celebração, nos ofereceu um lanche em sua residência.

Mas, e a tal Procissão do Silêncio? Bem, visto que a chuva torrencial não deu trégua alguma, a Irmandade achou por bem aguardar o momento oportuno para não colocar em risco tão preciosa imagem. Isso o povo entende bem. Logo se iniciou mais um momento de orações e cânticos na matriz.

O povo aguardava pelo início da procissão. Especialmente os romeiros que vieram de outras cidade e até de outros Estados. O pároco pediu que eu ajudasse a preparar a comunidade para a Procissão. Aproveitei para ler o que eu mesmo escrevi no meu livro “Imaruí do Senhor dos Passos” sobre o sentido desta procissão que, visto que não temos outro conhecimento, só acontece nesta terra santa. Terminei convidando a comunidade a cantar “Ó meu Jesus Amado”.

A assembleia transformou-se num grande e maravilhoso coral para homenagear o Senhor Bom Jesus. Tivemos que retornar para Tubarão. Já era quase 24h. No caminho percebemos que a chuva aliviara, mas, infelizmente, acabamos nos envolvendo num acidente automobilístico nas proximidades da capela de São Sebastião, na Estiva dos Pregos (Capivari de Baixo). Apenas danos materiais.

Depois viemos a saber que, exatamente naquela hora, os Irmãos de Passos decidiram transladar a imagem, aproveitando o tempo favorável. Passada a tempestade, perceberam até estrelas brilhantes no céu. Algumas poucas pessoas ainda estavam na matriz para acompanharem a preciosa imagem à sua Capela de Passos, no outro lado da cidade, na margem da lagoa. E lá ela ficou sob os cuidados dos Guardiões e sendo venerada pelos devotos. Somente ao anoitecer daquele dia é que ela seria transladada de volta para a matriz, numa solene e concorrida procissão.

RIO D’OESTE – ENCONTRO REGIONAL DA PASTORAL VOCACIONAL

21-22 de março de 2012. 12h. O Serviço de Animação Vocacional em Santa Catarina é muito vivo e diversificado. Cada uma das dez Dioceses do Regional (Estado) tem iniciativas muito bonitas da Pastoral Vocacional. Apenas Florianópolis não pôde participar do encontro em Rio D’Oeste, no Centro de Formação D. José Balestiere.

Estavam presentes, portanto, representantes de Rio do Sul, Chapecó, Lages, Caçador, Joaçaba, Joinville, Blumenau, Criciúma e, evidentemente, Tubarão. Eu fui com o José Luiz e a Léia, casal coordenador da PV de Criciúma. Encontramo-nos em Lauro Muller. A Ir. Irmgart (Ingrid), da Divina Providência, daqui de Tubarão, acompanhou-nos.

Após uma viagem de seis horas e meia chegamos ao nosso destino. Simpática cidade esta Rio D’Oeste, com uma igreja e um Centro de Formação maravilhosos! Pe. Marcelo Martendal, nosso Coordenador Estadual, nos acolheu fraternalmente, bem como os demais companheiros que já estavam sorvendo o precioso mate. Após o almoço, demos início aos trabalhos.

Revimos as reflexões e decisões do último Encontro, em Lages, no ano passado. Lamentamos que o assessor de então, o Pe. Reginaldo, com apenas 40 anos de idade, veio a falecer no final de 2011. Refletimos sobre a caminhada da animação vocacional no país, e no Estado.

A partilha foi muito enriquecedora. D. Irineu Andreaza, Bispo de Lages e nosso Bispo Referencial, presidiu a Missa no final do dia. À noite, fizemos um momento de confraternização.

No dia seguinte eu presidi a Missa com os participantes. O Encontro terminou com o almoço. Chegamos à Tubarão pelas 19:30h. Ainda tiramos um tempinho para visitar o Pe. Valmor Della Giustina, lá em Lauro Muller, e experimentamos o seu “leite de alpiste”!

XVI SEMANA DE EVANGELIZAÇÃO – SERTÃO DOS CORREIAS

20 de março de 2012. 19:30h. Já está virando uma linda tradição na comunidade de Sertão dos Correias a Semana de Evangelização. Esta iniciativa do seu Valmor e encampada pelo Walter está tendo, agora, a sua décima quarta edição. Padres, leigos pregadores e ministérios de música estão envolvidos em oportunizar à comunidade momentos fortes de evangelização. A pioneira iniciativa em nossa cidade (quiçá, diocese) precisa ser mais bem conhecida.

Todas as noites da Semana a bonita capela da comunidade fica lotada de fiéis para os encontros. Há algumas Missas previstas, mas também bênçãos de objetos, venda de artigos religiosos, campanha de alimentos, oportunidade de confissão individual e orientação espiritual.

Coube à mim dirigir a reflexão neste dia 20, terça-feira, à noite. Levei comigo um grupo de seminaristas, para animarem ainda mais o sentido vocacional de minha presença. A animação foi por conta do Ministério Irmãos na Fé, com o Véve, a Luciane, o Rafael e o Bruno. E fizeram muito bem o seu papel. A comunidade participou com sua concentração e animação.

Durante a reflexão os seminaristas sentaram-se nos degraus da escadaria que dá acesso ao altar e, ali no chão, fizemos um momento de partilha vocacional. Os depoimentos vocacionais do Jean e do Daniel Willemann enriqueceram a reflexão. Antes de terminar, fizemos um bonito momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Alguns clipes musicais projetados no telão também foram valiosos. Após a bênção, pude conversar com as pessoas, especialmente com o pessoal da animação. Descobri que o Rafael e a Luciane são compositores e os incentivei para continuarem a compor, vislumbrando um possível CD do ministério, para a glória de Deus!

ENCONTRO DIOCESANO DA CAMPANHA DA MÃE PEREGRINA

18 de março de 2012. 8:30h. A igreja matriz de Jaguaruna estava tomada de missionários e devotos da Mãe Peregrina. O Encontro Diocesano dos Missionários da Campanha da Mãe Peregrina teve início pela manhã, às 8:30h.

Os participantes foram recepcionados com o café da manhã e levados para a matriz ao som da Banda Municipal Amos à Pátria, numa emocionante procissão. Além da Ir. Helena, Secretária Regional da Obra de Shöenstatt, usaram da palavra os padres Avelino e Pedro de Oliveira e o seminarista Marcelo Buss.

A presença do SAV de Jaguaruna foi marcante: na acolhida, na oração inicial e ao longo de todo o dia. Chegamos à tarde, após o Rosário de Flores, para a Santa Missa. O Pe. Nilo Buss, Administrador Paroquial, concelebrou comigo. Fiquei muito impressionado com a organização e com a animação dos participantes. Além de estarem em grande número, estavam muito atenciosos.

Ministério de Música São Paulo Apóstolo, de Paulo Cruz, Jaguaruna, animou maravilhosamente o encontro e a celebração. Os seminaristas Fernando e Jonas me acompanharam na celebração e participaram da celebração, na qual os apresentei à comunidade.

VILA SANTO ANTÔNIO – MISSA VOCACIONAL E RENOVAÇÃO DA ALIANÇA

18 de março de 2012. 10h. Novamente tivemos a oportunidade de rezar com a comunidade de Vila Santo Antônio. Há alguns anos atrás um jovem desta comunidade foi nosso companheiro de seminário.

Hoje, à pedido do Pe. Eduardo, celebramos a Missa do Dízimo e da Renovação da Aliança com a Mãe Rainha. Um grupo de cantores coordenado pela Zezéca, conhecido músico local, animou a celebração. Foi muito bom rezar com estas pessoas cheias de fé e testemunho cristão.

Os seminaristas me acompanharam e também usaram a palavra ao final da celebração. O intuito é sempre cultivar o espírito vocacional nas comunidades, pedir orações e despertar novas vocações para a vida de especial consagração.

Evidentemente que estas presenças nas comunidades das várias paróquias ajudam em muito no discernimento vocacional de nossos jovens seminaristas.

MISSA VOCACIONAL NA MATRIZ DE IMBITUBA

18 de março de 2012. 8h. Coube ao Movimento de Irmãos da matriz animar esta Missa dominical. A igreja ficou tomada de fiéis, que participaram devotamente da celebração.

Durante a celebração o Pe. Auricélio cantou “Jesus, Sol eterno”. A celebração foi transmitida pela Rádio Bandeirantes-AM local e, experimentalmente, pela rede mundial de computadores.

As Irmãs Beneditinas da Divina Providência, do Hospital São Camilo, estavam presentes e lhes fiz uma saudação especial. Ao final, os seminaristas Lucas e José Luiz deixaram suas mensagens vocacionais à comunidade.

GUAIÚBA – MISSA VOCACIONAL NA FESTA DE SÃO JOSÉ

17 de março de 2012. 19:30h. A comunidade de Guaiúba está festejando seu padroeiro São José. Por isso, nesta noite de sábado, fomos convidados a celebrar com a juventude. A capela estava repleta de pessoas.

Muitos jovens estavam presentes; e também pessoas vindas de outras comunidades. A animação foi do Ministério de Boa Vista que, aliás, ajudou em muito para que a celebração ficasse bem participada. Parabéns aos jovens cantores e instrumentistas, especialmente à Léia e aos seus filhos violeiros Leonardo e Rafael!

Os seminaristas propedêutas acompanharam e ajudaram o Pe. Auricélio na liturgia. Eles dirigiram palavras à comunidade, refletindo sobre Vocação e sobre Maria. E receberam muitos elogios pelas belas mensagens que transmitiram.

MISSA VOCACIONAL EM MORRO DO MIRIM – IMBITUBA


17 de março de 2012. 18h. Novamente o nosso Promotor Vocacional, Pe. Auricélio, e os seminaristas propedêutas, fomos à comunidade do Mirim.


Rezamos com a comunidade na bonita capela que, graças ao esforço de todos, foi inaugurada em 2009. A celebração transcorreu normalmente, sendo animada pelo coral da comunidade.

Os seminaristas deixaram seu recado vocacional, causando muita alegria nos fiéis.

COMARCA DE LAGUNA REALIZA REUNIÃO DA PV-SAV

17 de março de 2012. 15h. Nesta bela tarde de sábado, na cidade balneária de Imbituba, no norte da Diocese, aconteceu a reunião da PV da Comarca de Laguna. Vieram representantes de Nova Brasília, Laguna e Magalhães, além dos animadores de coroinhas de Imbituba. Sentimos as ausências dos representantes de Cabeçuda e Imaruí.

O Pe. Eduardo, pároco local, dirigiu palavras de acolhida e incentivo. O Diácono Virgílio, residente na paróquia, estava presente. Os seminaristas Ronério e Eliano, da Teologia, que fazem trabalhos pastorais na região, deixaram sua contribuição. Acompanharam-me os seminaristas propedêutas.

Refletimos sobre o objetivo da animação vocacional e da importância do trabalho com coroinhas. Falamos das atividades do SAV na diocese: Romaria Vocacional, reuniões de articulação, Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Estágios, Encontrões Vocacionais, Mês de Agosto... e encaminhamos o Encontro Comarcal de Coroinhas que acontecerá, neste ano, em agosto, em Imbituba.

LANÇAMENTO DO CATECISMO DA CATEQUESE INTERMEDIÁRIA

17 de março de 2012. 8:30h. A Diocese de Tubarão, no tempo de D. Jacinto Bergmann, decidiu alterar a idade para os níveis de Catequese e criou uma nova etapa de formação: a Catequese Intermediária. Ela congrega catequizandos que fizeram a Eucaristia, mas que ainda não tem idade para ingressar na Catequese de Perseverança e, posteriormente, na do Crisma.

As paróquias se ressentiam de saber o que fazer com esta galerinha; e contavam com a criatividade dos catequistas. Outras pastorais, como o Movimento de Irmãos, deram um grande auxílio neste trabalho.

Nós da Animação Vocacional estivemos promovendo encontros vocacionais com este pessoal em quase todas as paróquias. Quase sempre os seminaristas participam destas iniciativas. Agora, a Coordenação Diocesana de Catequese conseguiu elaborar um Catecismo para a Intermediária, que poderá ser usado em toda a Diocese, uniformizando os conteúdos e direcionando algumas atividades comuns.

Os Encontros são previstos para acontecerem um por mês. Parabéns à D. Maristela, coordenadora Diocesana de Catequese e ao Pe. Edinei Ouriques, seu Assessor. Este fato interessa para o Serviço de Animação Vocacional, pois estes adolescentes estão entre os que mais conseguimos atingir com nosso trabalho.

ENCONTRO DE PARTILHA SOBRE MISSÃO

17 de março de 2012. 8:30h. Uma reunião com pessoas que já participaram do COMIDI de Tubarão aconteceu no CEAC – Catedral, das 8:30h às 10:30h, visando reestruturar este trabalho tão importante.

Dez pessoas compareceram, outras justificaram suas ausências, mas demonstraram desejo de participar. A Ir. Lily partilhou suas experiências missionárias, especialmente na Bolívia. A Ir. Rose Cardoso destacou sua missão em nossa Diocese, em Porto Alegre, na Bolívia e na Alemanha, com imigrantes portugueses.

O seminarista Rafael Uliano partilhou sua recente experiência na Amazônia. O seu testemunho foi muito importante, pois é necessário despertar nos seminaristas uma consciência missionário. Os “leigos” Fátima, Rafael Medeiros, Solange e Rejane partilharam suas atividades pastorais.

Fez-se a memória de muitas atividades animadas pelo COMIDI em anos passados, como os Congressos Missionários dentro e fora da Diocese, até em outros países da América Latina; das missões nas paróquias e em Mato Grosso (Rondonópolis); das Equipes Missionárias Leigas (com os sem-terra e na Bolívia); o Projeto Igrejas-Irmãs com a Bahia, Mato Grosso, com a Guiné-Bissau... Muita saudade!... e muita coisa boa pra recordar!

A conversa foi tão rica que decidimos promover um outro encontro a fim de pensarmos no presente-futuro de nossa Diocese. Será no dia 12 de maio, às 8:30h, no CEAC-Catedral. Para participar, entre em contato conosco!

COMUNIDADE REVIVE EXPERIÊNCIA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS

16 de março de 2012. 20h. A comunidade de Morro do Mirim, em Imbituba, às margens da BR 101, prepara-se para a festa de seus padroeiros: Nossa Senhora do Carmo e São Pedro. Os festeiros estão inovando na forma de festejar: eles promovem novenas nas casas das famílias do bairro.

Neste dia 16, sexta-feira, Pe. Auricélio e os seminaristas propedêutas foram à residência do jovem casal Guilherme e Thaís. Lá aconteceu a Santa Missa. A animação ficou por conta do Grupo Vida Nova, da Vila Nova Alvorada. Aliás, o grupo polifônico encantou a todos!

Na ocasião os seminaristas usaram da palavra para fazerem um apelo vocacional. Após a celebração, permanecemos com a comunidade para um belo momento de convivência. Todos estavam muito alegres, conversando animadamente, jogando binguinho e se deliciando com os quitutes oferecidos; especialmente um tal peixe no palito!

Esta experiência de confraternização em família recordou-nos a vida dos primeiros cristãos. Nossa Igreja nasceu nas casas e, com o advento dos novos tempos, perdeu um pouco este contato direto com as pessoas. Numa comunidade menor, é muito mais fácil de se conhecer as pessoas e conversar com elas.

SEMINARISTAS VISITAM O PE. ANDRÉ

15 de março de 2012. 17h. O Pe. Auricélio convidou os seminaristas Jean, Gabriel e Daniel para o acompanharem numa celebração em certa comunidade de Nova Brasília.

Chegando naquela matriz, fomos recebidos pelo Pe. André e pelo seminarista Thiago Francisco. E ficamos sabendo que houve um equívoco no agendamento desta celebração. Então, aproveitamos o tempo para conversar com nosso Diretor Espiritual que está convalescendo de um problema de saúde e aguarda cirurgia.

Ele nos ofereceu um delicioso café, que aceitamos alegremente. Percebemos que ele está bem tranquilo e contente por já poder realizar algumas funções pastorais. Inclusive, definiu que virá visitar o nosso seminário no próximo dia 29 para fazer a nossa preparação pascal.

Dali fomos à Imaruí. Fizemos uma breve parada na Gruta da Mãe Rainha, onde renovamos nossa consagração à Deus. Ao longo do caminho, especialmente por Taquaraçutuba, Prainha e Praia da Rosa, fizemos algumas paradas para apreciar o pôr-do-sol e fazer fotos. Do alto do Morro do Hospital pudemos ter uma visão panorâmica da simpática cidade.

Visitamos a igreja matriz, que está se preparando para a tradicional Festa de Passos na semana vindoura. Na praça da matriz, ainda encontram-se deitadas no chão, duas grandes hastes de eucalipto que comporão uma grande cruz, a ser inaugurada no próximo domingo.

Após uma visita à mãe do seminarista Thiago, retornamos para nosso Seminário.

PROPEDÊUTAS CELEBRAM DIA DE ESPIRITUALIDADE

12-15 de março de 2012. Para preparar e solenizar o início do uso do livro Liturgia das Horas pelos propedêutas, foi promovido um dia de oração. O Pe. Auricélio dirigiu os estudos e orações. O encontro aconteceu na casa de praia da família do Pe. Pedro, em Balneário Arroio Corrente, na Jaguaruna.

Os seminaristas saíram na noite de terça-feira, 15, após as aulas da ESTEL. Visitaram o gelado mar e seguiram para a residência. No dia seguinte houve um momento de leitura orante do evangelho do 4º domingo da Quaresma e estudo de textos do Pe. Valeriano Costa sobre Liturgia das Horas.

A experiência de estudar e rezar foi muito interessante. E percebemos o riquíssimo valor da Liturgia das Horas para santificar as horas de todo o dia. Os trabalhos domésticos foram divididos entre todos.

O encontro terminou às 11h do dia 15, quinta-feira, com o seguido retorno para o Seminário. Aqui, o Pe. Pedro e os companheiros nos esperavam e nos acolheram afetuosamente.

PRESBÍTEROS DO REGIONAL CELEBRAM NA CEDA

12 de março de 2012. 19:30h. Doze sacerdotes, representando a Pastoral Presbiteral nas dez dioceses de Santa Catarina, passaram dois dias de Encontro na nossa CEDA – Casa de Encontros Dom Anselmo, em Tubarão.

Pe. Rafael e Pe. Nivaldo, de nossa Diocese, os acolheram. Neste dia 12, segunda, eles participaram da Missa Vocacional na capela da CEDA, com a participação dos seminaristas e da comunidade em geral.

Pe. Amarildo, de Caçador, foi quem presidiu a celebração. Os seminaristas cuidaram da liturgia e animação. Pe. Auricélio concelebrou. O Pe. Pedro, nosso reitor, passou o dia em Brusque, junto com nossos irmãos seminaristas de Filosofia. Durante a celebração os padres se apresentaram.

Pe. Daniel Pagani, vigário paroquial de Sombrio, na Diocese de Criciúma, e ex-seminarista de nosso Seminário, na homilia, usou da palavra para animar os seminaristas em sua caminhada. Contou sobre o seu itinerário vocacional, das dificuldades encontradas, das alegrias vividas e da força que o impulsionava: desejo de servir a Deus como sacerdote.

Após a Santa Missa, as pessoas puderam cumprimentar os sacerdotes e partilhar os pãezinhos bentos.
"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)