sábado, 24 de dezembro de 2011
TEM INÍCIO PERÍODO DE FÉRIAS DOS SEMINARISTAS
MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS ENCERRA NOSSO ANO SEMINARÍSTICO
23 de dezembro de 2011. Estes últimos dias no Seminário, aqui em Tubarão, foram de muito trabalho, fraternidade, ansiedade e alegria. Os compromissos escolares foram terminando. Nossas atividades pastorais fora do Seminário foram concluídas.
Nossos formadores promoveram um encontro pessoal com cada seminarista para avaliar a caminhada vocacional do ano e refletir sobre as perspectivas para o ano de 2012.
Procuramos fazer um mutirão de limpeza para deixarmos nossa Casa em ordem, depois das correrias deste final de ano. Mesmo sob o forte calor do sol destes dias de verão, tentamos deixar nossos jardins bem limpos. Também preparamos nossas “malas” para o retorno para junto de nossos familiares.
Somente hoje, após a Missa de ação de graças, às 15h, é que pudemos iniciar oficialmente nossas férias.
Todavia, para quem é cristão e quer ser um futuro sacerdote, as férias não significa ausência da comunidade ou distância da vida de oração e dos livros de formação.
Nosso retorno ao Seminário já está marcado: dia 11 de fevereiro, um sábado. Estamos muito ansiosos para receber nossos novos colegas de caminhada e rever nossos companheiros também.
Desejamos boas férias aos demais seminaristas e um abençoado Natal do Senhor Jesus!
RÁDIO TUBÁ – ENTREVISTA COM PE. PEDRO E PE. AURICÉLIO
NOSSOS FORMADORES NA TUBÁ
21 de dezembro de 2011. 12h. À convite da dupla de jornalistas Magda Martins e Antônio Bento, ícones do programa Jornal das Doze, da rádio Tubá, nossos formadores Pe. Auricélio e Pe. Pedro De Biasi concederam uma entrevista.
Durante uma hora foram sabatinados prazerosamente pelos apresentadores. Abordaram vários assuntos, especialmente sobre nossa caminhada no Seminário e o jubileu do Pe. Pedro. O Promotor Vocacional falou sobre a Animação Vocacional e o seu trabalho com música religiosa.
Muitas pessoas participaram por telefone, e-mail e mensagem de celular. Os seminaristas também fizeram a sua participação através de um recadinho pelo celular. Que Deus abençoe os radiouvintes e benfeitores que sempre nos apóiam em nossa missão!
HOMILIA DE PE. PEDRO EM SUA MISSA JUBILAR
“QUERO ME ESFORÇAR PARA SER UM PADRE MELHOR SEMPRE”
20 de dezembro de 2011. 19:30h. “Sou um padre muito grato a meus pais. A minha mãezinha que está aqui não compreende o que eu gostaria de lhe dizer. Mas vou falar mesmo assim. Obrigado! Sou muito grato à minha família.
Minha história começou quando a de um outro Pedro começou. O irmão que nasceu antes mim morreu nos primeiros meses de vida, justamente no dia de Natal. O filho seguinte, que fui eu, recebeu o mesmo e belo nome: Pedro!
Tenho muita gratidão para com a minha comunidade. Aqui eu nasci e cresci. Fui batizado e, aos quatro anos, nesta capela, crismado . Participei dos trabalhos com a juventude, especialmente das encenações teatrais.
Entrando no Seminário, não me desliguei de minha comunidade. E, aqui, celebrei a minha primeira Missa, justamente no dia 21, aniversário de minha mãe. Aqui eu sempre tive todo o apoio necessário. Sempre venho aqui, quando possível, para servir a comunidade como padre, pois é um privilégio para mim.
Minha gratidão se estende ao tempo que passei nos seminários: Tubarão e Florianópolis. Fiz muitos colegas, fortaleci meu discernimento vocacional. Tenho profunda gratidão aos padres, aos mestres que tive ao longo da caminhada (duas delas estão aqui: Terezinha Bento e Ester).
Em meu trabalho pastoral fui muito bem acolhido. Só tenho que agradecer. Lembro do povo de Biguaçú, de Imaruí, da catedral de Tubarão e, nestes últimos anos, do Seminário de Tubarão.
Tenho procurado ser fiel ao lema de minha Ordenação: ‘Ai de mim se eu não evangelizar’! Procurei fazê-lo o lema de toda a minha vida e não somente para a Ordenação. Entendo que há desafios pastorais e sociais muito grandes tanto no mundo da cidade quanto no mundo do interior. Meu alimento sempre foi a Eucaristia.
Outra força encontro na pessoa de Maria, a Mãe de Jesus. Ela me é uma força especial na missão sacerdotal. O sim de Maria mudou a vida de muita gente. Um ‘sim’ a Deus, dado com amor, exige muita humildade; e é como eu procuro viver a minha vida.
Em minha existência eu já fui Pilatos, fui João Batista, fui Judas Iscariotes também. Fui Pedro, aquele que negou a Jesus, mas que O amou tanto a ponto de morrer por Ele. Sempre tenho olhado para a figura de Maria que, aqui nesta comunidade, aprendi a amar.
Muitas pessoas que vieram a mim nestes 25 anos de padre esperavam mais de minha pessoa. Quero me esforçar para ser um padre melhor sempre. Vale a pena ser padre! Sei que minha vida e meu testemunho falam muito.
Por isso, jovens e adolescentes aqui presentes, se chamados, não tenham medo de abraçar esta vocação. Se mil vidas eu tivesse, mil vezes gostaria de ser sacerdote. Reconheço que não sou ainda o que Deus espera que eu seja, não o padre que Deus quer. Que Ele me ajude nesta grande tarefa que Ele me confiou.”
SANTA CRUZ – JUBILEU DO PE. PEDRO DE BIASI
SEMINARISTAS ANIMAM MISSA FESTIVA EM TREZE DE MAIO
20 de dezembro de 2011. 19:30h. Foi uma noite memorável! O Pe. Pedro, nosso Reitor, merecia uma homenagem assim... e muito mais! O dia estava muito quente, mas a chuva esperada não chegou.
Chegamos aliviados à capela de Santa Cruz, no interior de Treze de Maio. Foi ali que nasceu e se criou o nosso Reitor. Por isso, ao celebrar os 25 anos de presbiterado, ele desejou realizar a Missa de Ação de Graças nesta comunidade. As pessoas largaram seus afazeres mais cedo para poder celebrar a vocação de seu filho mais querido e mais importante. A capela estava bem enfeitada e ficou repleta de fieis.
Vários amigos de outros municípios também se fizeram presentes. Além do jubilando, mais doze sacerdotes compareceram. Coube aos seminaristas a animação da celebração; e o fizeram muito bem.
Durante a sua homilia, Pe. Pedro refletiu sobre a sua vocação e convidou a comunidade a olhar o testemunho de Maria.
Ao final da Missa, uma senhora da comunidade dirigiu algumas palavras ao Pe. Pedro. Disse: “Parabéns, Pe. Pedro, pelo seu sacerdócio. O senhor renunciou a muitas coisas para abraçar esta vocação. O padre é um especialista nos segredos de Deus; o padre é um homem de oração. Suscita alegria por todo lugar e desperta a esperança. É um pastor que cuida do rebanho. Estamos muito felizes com o seu jubileu. Nossa comunidade de Santa Cruz lhe parabeniza e reza pelo seu ministério.”
Pe. Sérgio Jeremias, Administrador Diocesano, também parabenizou o reverendo, destacando-lhe algumas virtudes, especialmente sua incapacidade de dizer ‘não’ quando lhe é solicitado algum trabalho, mesmo que isto lhe custe muito. Pe. Nivaldo, o Pároco, parabenizou o jubilando e anunciou que, terminada a missa, seria partilhado um bolo de aniversário gigante.
Após a celebração, diante da capela, o sacerdote jubilar foi homenageado através de um serviço de telecar, e recebeu vários cumprimentos, inclusive do time de futebol local, sagrado campeão da liga regional deste ano. Sua mãe Santina, alquebrada pela enfermidade, amparada pelas filhas, participou da cerimônia e homenagens.
Em seguida, num restaurante de São Gabriel, foi oferecido um delicioso jantar aos convidados. Momento de muita fraternidade e descontração. Pe. Pedro estava muito feliz e acolhia cada um com seu largo sorriso.
JUDÁ E ANDRÉ APROVADOS NO VESTIBULAR
PARABÉNS AOS NOVOS SEMINARISTAS MAIORES DE NOSSA DIOCESE
19 de dezembro de 2011. 15h. O si te da Faculdade São Luís, de Brusque, publicou, nesta tarde de dezembro, a relação dos aprovados no Vestibular deste ano. E lá constam os nomes de nossos colegas seminaristas Judá e André.
Por isso, queremos desejar que eles sejam muito felizes em sua caminhada vocacional. bons estudos de Filosofia! Deus lhes abençoe!
SEMINARISTAS BRINCAM DE “AMIGO SECRETO”
TARDE ESPECIAL NO SEMINÁRIO
19 de dezembro de 2011. 16h. O Gabriel, do Departamento Social do Seminário, organizou uma brincadeira de “Amigo secreto”. Estipulou-se uma base de valor para a partilha dos prêmios.
Convidou-se o seminarista Ronério e as tias Adriana e Fernandina para participarem da brincadeira. Todos aceitaram o convite. Embora de férias, os seminaristas Judá e André Arthur vieram participar. Também contamos com as visitar alegres do seminarista Michel e do vocacionado Fernando.
Em clima de suspense e muita diversão cada um foi apresentando características sobre seu “amigo”. A revelação era sempre acompanhada de salva de palmas. Esta brincadeira deve levar-nos a cultivar verdadeiras amizades sempre.
JOVEM VOCACIONADO FAZ ESTÁGIO ESPECIAL
FERNANDO VEIO CONVIVER COM NOSSA COMUNIDADE
16 de dezembro de 2011. Foi com alegria que nossa comunidade acolheu o jovem Fernando, da comunidade de Revoredo (Paróquia de Santa Terezinha, Tubarão). Veio passar uns dias conosco e discernir melhor sua vocação.
Estamos torcendo para que lê venha a fazer parte de nossa comunidade e inicie concretamente o seu itinerário vocacional. o Senhor Jesus continua chamando jovens para o serviço do presbiterato.
Que o apelo de Jesus encontre muitos corações generosos! Bem vindo, Fernando!
“A IMPORTÂNCIA DO NATAL”
SEMINARISTA GABRIEL PARTILHA SUAS REFLEXÕES SOBRE O NATAL
Eis que fica esta pergunta em mim e, certamente, em você, meu irmão e minha irmã: será que não estamos nos esquecendo de Jesus neste Natal? Jesus que nasceu em Belém é o mesmo que morreu na cruz por nós.
Ao pensar sobre isto recordo uma frase que muito gostei: “não foram os pregos que sustentaram Jesus na cruz, mas o amor d’Ele por você e por todos nós”. Talvez nós pudéssemos viver melhor nossa fé e sermos anunciadores da Boa Nova do Reino, como reconhecimento por tanto amor.
A cada Natal temos nos preocupado em enfeitar bem a casa, armar uma árvore de Natal, presentear pessoas queridas e celebrar a festa do Papai Noel. Acabamos nos esquecendo do grande Aniversariante, Jesus! O nascimento que celebramos no Natal é o de Jesus; Ele que é a Cabeça da Igreja; Ele que se fez pão vivo; Ele que morreu e ressuscitou por nós!
Tenho percebido como cresce anualmente o consumismo na época de Natal. Os shoppings centers se tornaram um sinal eloquente desta inversão de valores, instigados pelos meios de comunicação (mass media). Precisamos parar com isso! Precisamos acordar deste sono funesto e recolocar Jesus no centro de nossa vida, em Primeiro lugar!
Que esta festa do Natal nos leve a receber Jesus em nossos corações e fazermos “essencial” para nossas vidas. Ele traz o amor infinito e aquela Paz que só termina no céu. Tudo o mais é passageiro.
Que neste Natal Ele seja acolhido em cada família. E O amemos mais e mais, reconhecendo o duplo gesto de amor: encarnar-se e doar-se na Cruz. Desejo que você tenha um abençoado e feliz Natal de Jesus!
Gabriel Serafim Amaro – 1ª série
SEMINÁRIO FAZ AVALIAÇÃO DA CAMINHADA DE FORMAÇÃO
15 de dezembro de 2011. 15:30h. Nesta quinta-feira, já em clima de preparação paras férias (que nunca chegam!), nossa comunidade seminarística se reuniu para avaliar alguns pontos cruciais da nossa caminhada formativa.
Dividimos a avaliação em três momentos: primeiramente nos reunimos por turma de escola e refletimos sobre nossa caminhada como grupo. O segundo momento foi uma reflexão individual sobre o aproveitamento do ano, segundo as dimensões da formação do futuro presbítero.
Por fim, fizemos um plenário sobre o primeiro trabalho. Sempre num clima de respeito e fraternidade, percebemos muito esforço de todos e que muitas graças de Deus foram derramadas sobre nossa comunidade. Também fizemos várias sugestões para melhorar nossa caminhada no ano vindouro.
Terminamos nossos trabalhos com muita gratidão no coração: gratidão à Deus, evidentemente, mas também aos formadores e a cada companheiro de jornada.
PROFESSORA ESTER É HOMENAGEADA NO SEMINÁRIO
SEMINARISTAS DEMONSTRAM GRATIDÃO À PROFESSORA ESTER
15 de dezembro de 2011. 15h. Após o café da tarde, recebemos a visita da querida professora Ester. Ela leciona Literatura e Língua Portuguesa aos seminaristas do propedêutico e do terceirão. Devido ao seu jeito expansivo de ser, ela ganhou a amizade e o respeito dos demais seminaristas também.
Por isso, nesta tarde, todos nos sentamos com ela para agradecer-lhe toda a dedicação neste ano (e nos últimos anos!). os padres Pedro e Auricélio comentaram sobre a presença e a rica contribuição da professora à formação integral dos seminaristas. O seminarista André falou em nome da comunidade, enaltecendo a erudição e o afeto da educadora.
O seminarista Gabriel, em nome de todos, entregou à Professora um pequeno presente. E o Judá, juntamente com os outros violeiros da casa, entoaram uma canção.
Muito agradecida, a professora falou do seu papel de educadora no Seminário, da sua fé cristã e do carinho que recebe dos seminaristas.
SEMINARISTA JEAN PRESTA HOMENAGEM AO PE. PEDRO
MENSAGEM MANIFESTA O CARINHO DE NOSSA COMUNIDADE AO NOBRE REITOR
12 de dezembro de 2011. 19:30h. Eis o teor do discurso proferido pelo seminarista Jean Marcos durante homenagem ao Pe. Pedro, durante Missa festiva na CEDA.
1. Boa noite a todos!
2. Olá, Pe. Pedro! 25 anos de vida sacerdotal! Parabéns!
3. Padre, gostaria de lhe fazer uma pergunta: o senhor recorda o texto da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, no capítulo 9 e versículo primeiro? Eu vou ler este texto pro senhor: “Acaso não sou livre? Não sou apóstolo?”. Bem, estas interrogações de São Paulo me levaram a refletir que o senhor, Pe. Pedro, nasceu livre e entregou a sua liberdade a Deus, para se tornar um pastor, um apóstolo! Desta forma, doando a vida no sacerdócio, o senhor se tornou “cefas”, isto é, “pedra firme” para guiar e sustentar o rebanho na fé em Jesus Cristo.
4. No versículo 16, deste capítulo, São Paulo revela seu compromisso com o Evangelho: “Ai de mim se eu não evangelizar!”. Anunciar a Boa Nova para si mesmo, diz o apóstolo, não há mérito algum. Mas quem evangeliza pensando em edificar o Reino de Deus receberá como recompensa o Céu.
5. O senhor, Pe. Pedro, certamente foi descobrindo a grandeza de sua missão ao longo destes 25 anos de ministério. Sempre bem disposto a obedecer a vontade de Deus através da Igreja, o senhor, recém ordenado diácono, foi enviado a semear a Palavra de Deus nas terras da Beata Albertina, de São João Batista e do Senhor dos Passos: terras de Imaruí.
6. Após dois anos, deixando aquele povo com muita saudade, o senhor veio trabalhar na paróquia da Catedral, aqui em Tubarão. Desta vez, por um espaço de 18 anos, o senhor se dedicou intensamente e totalmente ao trabalho pastoral, inclusive evangelizando pela rádio e pela televisão.
7. Neste tempo todo, o senhor tem semeado a Palavra de Deus no coração de milhares de pessoas; e estas sementes germinaram e frutificam ainda pelas nossas paróquias e por todo lugar. O senhor está sempre fazendo o bem!
8. Mas, caro padre, um homem de Deus está sempre pronto a atender ao chamado do Mestre. Por isso, em 2007, o senhor foi enviado a trabalhar neste nosso Seminário. Já se vão quase cinco anos de total dedicação a nós, seminaristas! Nós reconhecemos o seu carinho e o seu esforço para que possamos viver bem aqui e fazermos nosso discernimento vocacional.
9. O senhor continua fiel ao seu lema sacerdotal: “Ai me mim se não evangelizar”. O senhor é muito importante para a Igreja... para Tubarão... e para todos nós. Por isso gostamos de lhe dar alguns títulos especiais: o senhor é o nosso Nobre Reitor, é Cefas, é Petrus, é o Magnífico e Reverendíssimo Pe. Pedro, nosso companheiro, nosso irmão e pai; enfim, o senhor é nosso Amigo!
10. Por fim, Pe. Pedro, neste dia do seu Jubileu de Vida Presbiteral, queremos lhe dizer: nós o amamos muito, lhe somos muito gratos por tudo e estamos muito felizes de poder celebrar esta data com o senhor. Receba o abraço de nossa família seminarística! Parabéns!
EM NOITE FESTIVA CELEBROU-SE O JUBILEU DO PE. PEDRO
PROPEDÛTAS SE DESPEDEM DO SEMINÁRIO
12 de dezembro de 2011. 19:30h. A capela da Casa de Encontros D. Anselmo ficou lotada nesta segunda, 12, para a Missa Vocacional. algumas motivações especiais nos motivavam a celebrar a Eucaristia.
Estávamos comemorando (antecipadamente) o jubileu de prata de Ordenação Presbiteral do Pe. Pedro, nosso Reitor; estávamos encerrando as Missas Vocacionais e Novena de Nossa Senhora de Fátima deste ano; e estávamos marcando a despedida dos propedêutas Judá e André Arthur de nosso Seminário Menor.
Vieram concelebrar com o jubilando os padres Avelino (pároco de Morrotes), Pedro Paulo (Reitor do SETT), André (Pároco de Nova Brasília e nosso Diretor Espiritual), Pe. Josemar (Reitor dos propedêutas da Arquidiocese de Florianópolis – que estava acompanhado de seus três seminaristas) e o Pe. Auricélio, nosso Promotor Vocacional.
Algumas religiosas estavam presentes, bem como vários familiares dos seminaristas e do Pe. Pedro, representantes da Pastoral Vocacional (inclusive de Jaguaruna, Gravatal e Pedras Grandes) e do Movimento Serra, além de outros benfeitores e amigos. Uma professora representou o Colégio Henrique Fontes.
O Pe. Pedro De Biasi presidiu, emocionado, a celebração e, em sua homilia, juntou todas as motivações da noite em torno de sua caminhada vocacional, iluminando-a com a Palavra de Deus que fora proclamada. A Pastoral Vocacional de Jaguaruna fez uma surpresa a todos: assumiu a liturgia da celebração e convidou o Ministério Vozes do Espírito para animar a Missa.
Após a novena, o seminarista Gabriel conduziu o momento de homenagens ao Pe. Pedro, cedendo a palavra, primeiro, aos propedêutas. Falou o André e foi muito aplaudido. Em seguida discursou o Jean, dirigindo-se pessoalmente ao sacerdote jubilar. Foi muito feliz. O Judá cantou uma canção vocacional enquanto os seminaristas e sacerdotes e coroinhas vinham, um a um, abraçar o reverendo.
Também as Equipes Vocacionais vieram trazer-lhe presentes. E cantou-se “Parabéns a você”. Uma linda e emocionante festa! Após a celebração, os convidados foram recepcionados no hall da CEDA, onde foi servido um coquetel. Benfeitores trouxeram presentes também para os seminaristas.
SEMINARISTAS VÃO AO CIRCO
11 de dezembro de 2011. 16h. “Hoje tem marmelada? Tem, sim, senhor!” Pois é, nesta tarde de domingo – uma maravilhosa tarde de verão – e os seminaristas foram ao circo!
Está em nossa cidade o Circo Amarillo, com o espetáculo “Experimento Circo”, com encenações, música, dança, técnicas circenses, malabarismo, trapézio, palhaços... A apresentação foi no ginásio de SESC.
O espetáculo acabou mais cedo devido a um problema técnico. Contudo, o que foi apresentado valeu a pena. Os seminaristas voltaram cheios de histórias para comentar ao longo da semana!
DOIS JOVENS FAZEM ESTÁGIO VOCACIONAL DIFERENCIADO
LUCAS E MARCOS PAULO CONVIVEM COM SEMINARISTAS
10 de dezembro de 2011. Nesta manhã chegaram os dois jovens de Braço do Norte que desejam conhecer melhor nosso Seminário. O Lucas já foi coroinha por muito tempo; seu primo faz a sua primeira experiência de conviver num Seminário.
Passaram aqui três dias convivendo com os seminaristas e padres, participando das atividades e buscando ter um maior discernimento sobre a vontade de Deus em suas vidas.
Que o exemplo destes dois colegas desperte o desejo de mais jovens de conhecerem o Seminário e buscarem saber qual o desejo de Deus para suas vidas!
SEMINARISTAS PRESTAM EXAMES DE VESTIBULAR
JUDÁ E ANDRÉ ARTHUR SÃO CANDIDATOS À FILOSOFIA
10 e 11 de dezembro de 2011. Neste sábado, 1o, os nossos colegas propedêutas seguiram viagem à Brusque onde, na Faculdade São Luis, prestariam exames de Vestibular, visando alcançar uma cadeira na Faculdade de Filosofia. O seminarista Eduardo se colocou à disposição para levá-los até aquela cidade.
Antes de chegarem ao SEFISC, no trevo de Itajaí, tiveram um incidente envolvendo o automóvel. Tudo superado, os rapazes foram bem acolhidos no Seminário e fizeram as provas do Vestibular.
Confiantes de êxito no pleito, retornaram para nosso Seminário de Tubarão na segunda-feira. De fato, embora o resultado das provas ainda não tenha sido divulgado, temos certeza de que nossos colegas serão aprovados para o estudo da Filosofia. Sucesso!
“UNILUZ” ABRE FESTEJOS NATALINOS EM TUBARÃO
SEMINARISTAS PRESENTES NO UNILUZ-2011
04 de dezembro de 2011. A já tradicional abertura do Natal em Tubarão foi muito especial: mais uma edição do UNILUZ! Nesta noite, a universidade (UNISUL) acolheu centenas de pessoas para assistirem aos shows artísticos.
Foi montado um palco gigante, com espaço coberto para o público, e fantásticos aparatos de luz e som. A população foi incentivada a doar alimentos não perecíveis para o Natal Solidário.
A primeira atração artística foi um espetáculo do Grupo de Teatro da Unisul, apresentando o “Nascimento de Jesus”. Em seguida o Grupo de Dança da universidade apresentou um número. Também duas cantoras emocionaram a platéia: Ana Liberato interpretou “Imagine” e Nara Buss, uma canção do Guns N’Roses. A dupla Filhos de Gravatal, que já gravou alguns CD’s, cantou “Ando devagar porque já tive pressa”.
A Banda Ativa e o Coral Universitário deram continuidade ao espetáculo. Então houve a chegada do Papai Noel, que falou o tempo todo sobre o nascimento de Jesus e o que Ele espera de nós.
Para coroar a noite teve início a apresentação do cantor meso-contralto Edson Cordeiro, brasileiro que reside na Alemanha. Suas canções e suas respectivas interpretações deixaram atônitas todas as pessoas. Misturou músicas clássicas e populares, do Brasil e do mundo, de várias épocas. Do repertório constavam três canções em homenagem a Nossa Senhora.
Foi feito um intervalo em seu show para a apresentação do Coral Lírico da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. Sua maestrina, também cantora lírica, compôs um dueto maravilhoso com Edson Cordeiro. O gran-finale, acompanhado do Coral Universitário, Edson interpretou algumas canções de disco-music que puseram todos para dançar. Foi uma grande noite!!!
GUSTAVO E ALBERTO COMEMORAM ANIVERSÁRIO
A VIDA É DOM PRECIOSO DE DEUS
Neste dia 07 de dezembro esteve aniversariando o seminarista Gustavo. Seus dezesseis anos foram festejados por nossa comunidade. Domingo, dia 11, foi a celebração da vida de Alberto. Também ele comemorou os dezesseis anos de vida. Ambos são provenientes da comarca de Laguna: um de Imaruí, e o outro de Cabeçuda. Estão concluindo a segunda série do Ensino Médio. Nós lhes desejamos muitas felicidades e agradecemos a Deus pelos dons de suas vidas.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
SEMINARISTAS ACOMPANHAM PE. ADEMIR EM RETIRO ESPIRITUAL
ANDRÉ E JUDÁ PASSARÃO ALGUNS DIAS JUNTO AOS MONGES TRAPISTAS
04 de dezembro de 2011. Neste domingo, logo após o almoço, nossos colegas seminaristas André e Judá deixaram nossa comunidade, acompanhados do Pe. Ademir Vandecy Borges, nosso Professor de Espiritualidade, para passarem alguns dias no monastério trapista.
Tal retiro espiritual acontecerá na Trapa, em Campo do Tenente, no sul do Paraná. Desejamos que tenham ótima viagem e aproveitem bem esta oportunidade de encontro com o Senhor Jesus.
CASAIS PROMOVEM CONFRATERNIZAÇÃO EM NOSSO SEMINÁRIO
SEMINARISTAS RECEBEM PRESENTES E HOMENAGENS
04 de dezembro de 2011. Um grupo de casais do Movimento de Irmãos da Catedral decidiu encerrar suas atividades como Grupo Ahyo (que significa “irmão”) junto de nossa comunidade. Eles prepararam o almoço. Antes, porém, participaram da Santa Missa em nossa capela.
Ao final da celebração, falaram dos seus trabalhos ao longo do ano e da importância do sacerdote em suas vidas e na vida da Igreja. Além de encerrar o ano, queriam manifestar seu incentivo à nossa comunidade vocacional.
Antes da refeição (de primeira qualidade!), o André Arthur dirigiu algumas palavras de gratidão e reconhecimento aos visitantes. Após o almoço, cada seminarista foi brindado com um presente dos casais.
Mais tarde, chegou o casal Beto e Beta, de outro Grupo do mesmo Movimento de Irmãos, trazendo presentes para nosso grupo: bolas, agendas, coletes esportivos e blocos para rascunho.
Ficamos muito contentes com tantas manifestações de apreço. Que Deus os recompense também!
ADRIANA E TARCÍSIO – BODAS DE NOSSOS BENFEITORES
SEMINARISTAS FESTERAM O JUBILEU MATRIMONIAL
03 de dezembro de 2011. 20:30h. O casal Adriana e Tarcísio estava radiante durante a Santa Missa de Bodas de Prata Matrimonial.
A celebração aconteceu na capela São João, da Margem Esquerda, sob a presidência do Pe. Avelino (compadre do casal), concelebrada pelos padres Joel e Bantu.
Ao término da cerimônia, o Gabriel, nosso colega seminarista, leu uma mensagem em homenagem aos jubilares. A “tia” Adriana é funcionária do nosso Seminário e sempre nos dispensa muita atenção e carinho.
Os nossos formadores não puderam estar na Missa: um estava convalescendo e o outro estava num Encontro Vocacional em Jaguaruna.
O Pe. Auricélio veio, com os seminaristas que lhe acompanhavam, para as comemorações no Salão de Festas da comunidade. Foi um rico momento de confraternização e de valorização da vocação matrimonial e familiar.
SAV DE JAGUARUNA PROMOVE ENCONTRO VOCACIONAL
SEMINARISTAS PARTICIPAM DE ENCONTRO EM GAROPABA DO SUL
03 de dezembro de 2011. 17h. O Serviço de Animação Vocacional de Jaguaruna promoveu mais um Encontro Vocacional. Desta feita, aconteceu na comunidade São Brás, de Garopaba do Sul.
Participaram adolescentes e coroinhas e jovens de várias comunidades. Também nossos seminaristas propedeûtas e do terceirão deram a sua colaboração. O Judá refletiu sobre Oração.
O André sobre Vocação e Eucaristia. O José Luiz ajudou na animação; e o Jonas na Espiritualização – que foi realizada à beira da bela Lagoa do Camacho.
Após o lanche, por volta das 19:30h, houve a Santa Missa presidida pelo Pe. Auricélio e animada pelo Valdir Nunes, do Ministério Vozes do Espírito. Durante a celebração, a Rozania, coordenadora do SAV, agradeceu sua equipe pelo empenho, aos coroinhas e demais participantes do Encontro.
SEMINARISTAS PARTICIPAM DO “HOSANA, BRASIL”
ALBERTO E LUCAR VIAJAM PARA SÃO PAULO
02 de dezembro de 2011. Nossos colegas seminaristas Lucas e Alberto viajaram para São Paulo, na Canção Nova, para participar do Hosana Brasil. Tal evento é promovido pela Canção Nova e reúne pessoas (especialmente jovens) do nosso país e de outros países também.
O evento é marcado por muita música e palestras. Eles se uniram à caravana que saiu de Oficinas, aqui em Tubarão. Também o pai do Alberto, o professor Laércio, e a mãe do Lucas, D. Emiliana, acompanharam os filhos. Boa viagem para eles e bom proveito!
SHOWS CATÓLICOS EM SÃO LUDGERO
SEMINARISTAS PARTICIPAM DE EVENTO NATALINO
02 de dezembro de 2011. 20h. Nesta noite de sexta-feira, em São Ludgero, aconteceu uma bonita festa religiosa na praça da matriz. Estando os jardins muito bem enfeitados e iluminados com enfeites natalinos, foi montado um enorme toldo, sobre o qual instalaram um palco.
Ali, por volta das 20:30h, teve início a Santa Missa, presidida pelo Pe. Domingos Dorigon, o pároco, e concelebrada pelo Pe. Ezequiel Dal Pozzo, de Caxias (RS), que haveria de fazer um show após a celebração.
A animação foi por conta do famoso cantor e missionário católico Antônio Cardoso. Munido de seu violão, cantou várias canções. Ele também apresentou uma canção em homenagem a São Ludgero. Após a Missa, o Coral Infantil da Incoplast, sob a tutela do maestro Lourenço Muller, entoou vaias canções de natal.
Uma delas, acompanhado pelo Antônio Cardoso, agradou tanto que o artista convidou publicamente o coral para gravarem juntos, como um presente para o Natal de 2012.
Logo em seguida teve início o show do novo talento da música religiosa do país, o Pe. Ezequiel. Cantor e compositor, entoou canções dos seus dois CD’s e anunciou o lançamento do seu novo trabalho para março vindouro. Ao final, conversamos com os artistas e tomamos sus autógrafos.
02 de dezembro de 2011. 20h. Nesta noite de sexta-feira, em São Ludgero, aconteceu uma bonita festa religiosa na praça da matriz. Estando os jardins muito bem enfeitados e iluminados com enfeites natalinos, foi montado um enorme toldo, sobre o qual instalaram um palco.
Ali, por volta das 20:30h, teve início a Santa Missa, presidida pelo Pe. Domingos Dorigon, o pároco, e concelebrada pelo Pe. Ezequiel Dal Pozzo, de Caxias (RS), que haveria de fazer um show após a celebração.
A animação foi por conta do famoso cantor e missionário católico Antônio Cardoso. Munido de seu violão, cantou várias canções. Ele também apresentou uma canção em homenagem a São Ludgero. Após a Missa, o Coral Infantil da Incoplast, sob a tutela do maestro Lourenço Muller, entoou vaias canções de natal.
Uma delas, acompanhado pelo Antônio Cardoso, agradou tanto que o artista convidou publicamente o coral para gravarem juntos, como um presente para o Natal de 2012.
Logo em seguida teve início o show do novo talento da música religiosa do país, o Pe. Ezequiel. Cantor e compositor, entoou canções dos seus dois CD’s e anunciou o lançamento do seu novo trabalho para março vindouro. Ao final, conversamos com os artistas e tomamos sus autógrafos.
ADMINISTRADOR DIOCESANO VISITA NOSSO SEMINÁRIO
PE. SÉRGIO JEREMIAS VEIO ALMOÇAR COM NOSSA COMUNIDADE
01 de dezembro de 2011. Com alegria, nesta quinta-feira, recebemos o Pe. Sérgio Jeremias, recém eleito Administrador Diocesano. Pe. Sérgio é nosso parceiro e sempre nos recebe muito bem em sua paróquia, por ocasião das festas da Beata Albertina, de cuja Causa ele é o Vice-Postulador.
Pe. Pedro, nosso Reitor, dirigiu-lhe palavras de acolhida. Por sua vez, ele manifestou contentamento em estar conosco.
Nossa comunidade está em oração pelo novo Bispo, que ainda não foi nomeado. E reza pela boa administração do Colégio de Consultores, do qual o Pe. Pedro também faz parte. Bem-vindo sempre, Pe. Sérgio!
CATEQUESE VOCACIONAL EM SÃO JUDAS TADEU
SEMINARISTAS PARTICIPAM DE ENCONTRO VOCACIONAL
30 de novembro de 2011. 18h. Mais uma vez neste ano, nossa comunidade foi convidada a animar uma Catequese Vocacional com os catequizandos de São Judas Tadeu, na paróquia de Humaitá, Tubarão. E fomos com muita alegria!
Devido a um evento no Colégio Dehon, ali perto, muitos catequizandos foram envolvidos naquela atividade. Por isso, um pequeno grupo pôde participar de nossa Catequese. Mas foi tudo muito animado.
Pe. Auricélio coordenou as reflexões vocacionais a partir de clipes musicais com mensagens propícias. Os seminaristas José, Daniel e Judá cuidaram da animação com seus violões e cânticos.
Após o evento, foi-nos oferecido um coquetel no Salão de Festas. Os catequizandos também doaram alimentos para o seminário.
MISSA VOCACIONAL NO SERTÃO DA JARARACA
PE. PEDRO PRESIDE MISSA NA GRUTA DA SENHORA APARECIDA
25 de novembro de 2011. 19:30h. Um grupo de seminaristas acompanhou o Pe. Pedro, nosso reitor, à comunidade de Sertão da Jararaca, paróquia de Morrotes, em Tubarão. Lá na bela gruta da comunidade aconteceu a Santa Missa Vocacional.
D. Maria, uma das lideranças da comunidade, quase que anualmente, promove uma Missa com os seminaristas e lhes oferece um coquetel. Não deu outra. Terminada a celebração, todos foram convidados a participar do lanche no salão de festas da comunidade.
Os seminaristas deixaram seus agradecimentos e a comunidade ficou muito feliz, pois valoriza os sacerdotes e reza muito pelas vocações. Típico de uma comunidade Mariana!
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
NATAL - CELEBRAR A ESPERANÇA
Lá na casa de meus pais a vida ficou mais cheia de esperança! Nasceu Rafaela, terceiro rebento do amor de Rafael e Angelita. Foi lá que ela viu, pela primeira vez, a luz do dia, bem na Festa de Cristo Rei, acolhida com o afeto de toda a família. O Natal chegou mais cedo lá em casa!
O lar de José e Maria ficou repleto de luz quando nasceu Jesus, naquela venturosa noite de Natal. Festa em Belém! Deus fez-se Emanuel!... e veio “armar sua tenda” entre nós! Já podemos notar as nossas cidades recebendo novas decorações, que as deixam ainda mais bonitas. Lâmpadas de todos os tamanhos e cores, bonecos que recordam aquela noite em Belém e até outros personagens estranhos, mas mimosos. É Natal!
Para nós cristãos, marcados para ser testemunhas de que Jesus é o Senhor, eis um tempo especial para comemorarmos o Seu aniversário e celebrá-Lo vivo entre nós. Mais do que nunca, somos chamados a celebrar o verdadeiro sentido do Natal, já tão desfigurado pelo consumismo que “endeusou” o Papai Noel. E muitos de nós acabamos confirmando esta degeneração do sentido natalino, reforçando-o em nossas festas.
Já não podemos esperar nada do “bom velhinho”, pois ele nada pode nos dar. Não tem vida em si, não existe, é fantasia. Nossa esperança não é fantasia. A pessoa do Menino Deus (esta, sim!) é apaixonante, encantadora e real! A Sua história pode mudar vidas, revolucionar mentes e corações e toda a sociedade! É uma história de amor que alimenta os sonhos e a vida de seus discípulos.
O Natal está chegando. E com ele a oportunidade de contemplarmos o presépio de Belém; de renovarmos nossas esperanças de que um novo mundo é possível. O nascimento de Jesus é fruto de um SIM maior: do Filho ao projeto do Pai, e de uma jovem, Maria, que acolheu o Espírito Santo.
Também eu e você podemos viver um Santo Natal, acolhendo esta presença divina em nossas vidas. Podemos acolher aquele anúncio dos anjos em Belém: “Hoje nasceu para vocês (para mim!) o Salvador”.
A festa do Natal renova em nós a certeza de que Deus continua a pensar e a confiar em nós. Por isso, somos chamados a envidar todos os esforços para vivermos bem nosso batismo, “para que o mundo creia” em Jesus. Precisamos renovar nossa fé e semear as sementes de esperança nos corações das pessoas. Natal é tempo de esperança! Por isso cantemos alegres: “Natal é vida que nasce! Natal é Cristo que vem! Nós somos o Seu presépio; e a nossa casa é Belém!”.
Nossa Diocese vive um advento especial: aguarda a nomeação e a chegada do novo Bispo! Este é um tempo especial para revermos nossa caminhada eclesial e retomarmos nossos compromissos de evangelização. Não estamos perdidos: contamos com a força do Espírito Santo, com a abnegação dos padres e lideranças leigas e um Plano de Pastoral que nos orienta. E uma certeza: o Senhor Jesus nunca nos desamparou, caminha junto de nós, fazendo Natal todos os dias em nossas famílias e comunidades.
Portanto, assim como em minha família a esperança se renova com a chegada da menina Rafaela, desejo que o Natal de Jesus encha a sua vida (e toda a humanidade) de muita felicidade. FELIZ E SANTO NATAL DE TODOS OS DIAS!
Pe. Auricélio Costa
Lá na casa de meus pais a vida ficou mais cheia de esperança! Nasceu Rafaela, terceiro rebento do amor de Rafael e Angelita. Foi lá que ela viu, pela primeira vez, a luz do dia, bem na Festa de Cristo Rei, acolhida com o afeto de toda a família. O Natal chegou mais cedo lá em casa!
O lar de José e Maria ficou repleto de luz quando nasceu Jesus, naquela venturosa noite de Natal. Festa em Belém! Deus fez-se Emanuel!... e veio “armar sua tenda” entre nós! Já podemos notar as nossas cidades recebendo novas decorações, que as deixam ainda mais bonitas. Lâmpadas de todos os tamanhos e cores, bonecos que recordam aquela noite em Belém e até outros personagens estranhos, mas mimosos. É Natal!
Para nós cristãos, marcados para ser testemunhas de que Jesus é o Senhor, eis um tempo especial para comemorarmos o Seu aniversário e celebrá-Lo vivo entre nós. Mais do que nunca, somos chamados a celebrar o verdadeiro sentido do Natal, já tão desfigurado pelo consumismo que “endeusou” o Papai Noel. E muitos de nós acabamos confirmando esta degeneração do sentido natalino, reforçando-o em nossas festas.
Já não podemos esperar nada do “bom velhinho”, pois ele nada pode nos dar. Não tem vida em si, não existe, é fantasia. Nossa esperança não é fantasia. A pessoa do Menino Deus (esta, sim!) é apaixonante, encantadora e real! A Sua história pode mudar vidas, revolucionar mentes e corações e toda a sociedade! É uma história de amor que alimenta os sonhos e a vida de seus discípulos.
O Natal está chegando. E com ele a oportunidade de contemplarmos o presépio de Belém; de renovarmos nossas esperanças de que um novo mundo é possível. O nascimento de Jesus é fruto de um SIM maior: do Filho ao projeto do Pai, e de uma jovem, Maria, que acolheu o Espírito Santo.
Também eu e você podemos viver um Santo Natal, acolhendo esta presença divina em nossas vidas. Podemos acolher aquele anúncio dos anjos em Belém: “Hoje nasceu para vocês (para mim!) o Salvador”.
A festa do Natal renova em nós a certeza de que Deus continua a pensar e a confiar em nós. Por isso, somos chamados a envidar todos os esforços para vivermos bem nosso batismo, “para que o mundo creia” em Jesus. Precisamos renovar nossa fé e semear as sementes de esperança nos corações das pessoas. Natal é tempo de esperança! Por isso cantemos alegres: “Natal é vida que nasce! Natal é Cristo que vem! Nós somos o Seu presépio; e a nossa casa é Belém!”.
Nossa Diocese vive um advento especial: aguarda a nomeação e a chegada do novo Bispo! Este é um tempo especial para revermos nossa caminhada eclesial e retomarmos nossos compromissos de evangelização. Não estamos perdidos: contamos com a força do Espírito Santo, com a abnegação dos padres e lideranças leigas e um Plano de Pastoral que nos orienta. E uma certeza: o Senhor Jesus nunca nos desamparou, caminha junto de nós, fazendo Natal todos os dias em nossas famílias e comunidades.
Portanto, assim como em minha família a esperança se renova com a chegada da menina Rafaela, desejo que o Natal de Jesus encha a sua vida (e toda a humanidade) de muita felicidade. FELIZ E SANTO NATAL DE TODOS OS DIAS!
Pe. Auricélio Costa
3º ESTÁGIO VOCACIONAL – MOMENTO DE DECISÃO
JOVENS SÃO CONVIDADOS A INGRESSAR NO SEMINÁRIO
19-20 de novembro de 2011. O terceiro e último Estágio Vocacional deste ano aconteceu nestes dias 19 e 20 de novembro, no nosso Seminário Nossa Senhora de Fátima.
Pe. Pedro De Biasi, Pe. Auricélio e os seminaristas acolheram os onze jovens que vieram participar. Ao todo, sete paróquias estavam representadas através de seus vocacionados.
Após as boas-vindas e a mensagem vocacional do Reitor, fez-se um momento de espiritualização. Logo em seguida ao lanche, o Pe. Auricélio dirigiu uma reflexão sobre o lema deste Estágio: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14,6). Utilizou um texto de D. Hilário, nosso bispo emérito: “Histórias de vocações: qual vai ser a sua?”.
Antes do almoço houve um momento de oração na capela. A parte da tarde foi marcada pelos momentos de trabalhos e esportes. Sempre num clima de muita fraternidade e alegria, rezamos a Santa Missa no final da tarde.
À noite, após o jantar, foi apresentado o filme “Maria Madalena”. O dia terminou com o momento de Adoração.
No domingo, Solenidade de Cristo Rei, tivemos a ajuda do seminarista Ronério que, a partir do filme “Caminhos abertos”, ajudou os estagiários a aprofundar suas reflexões. Enquanto isso, os padres conversavam particularmente com cada vocacionado. A Missa foi presidida pelo Pe. Pedro, no encerramento dos trabalhos matutinos.
O término do Estágio deu-se às 16h, com o café da tarde. Alguns vocacionados ficaram em nossa Casa até mais tarde, aproveitando o espaço alegre que construímos. Os padres anunciaram que convidaram cinco jovens para ingressarem no próximo ano em nossa família seminarística.
Alguns dos outros participantes irão continuar seu discernimento em casa, junto de suas comunidades, e participando dos próximos Estágios. Que Deus ajude estes futuros seminaristas em suas caminhadas vocacionais.
19-20 de novembro de 2011. O terceiro e último Estágio Vocacional deste ano aconteceu nestes dias 19 e 20 de novembro, no nosso Seminário Nossa Senhora de Fátima.
Pe. Pedro De Biasi, Pe. Auricélio e os seminaristas acolheram os onze jovens que vieram participar. Ao todo, sete paróquias estavam representadas através de seus vocacionados.
Após as boas-vindas e a mensagem vocacional do Reitor, fez-se um momento de espiritualização. Logo em seguida ao lanche, o Pe. Auricélio dirigiu uma reflexão sobre o lema deste Estágio: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14,6). Utilizou um texto de D. Hilário, nosso bispo emérito: “Histórias de vocações: qual vai ser a sua?”.
Antes do almoço houve um momento de oração na capela. A parte da tarde foi marcada pelos momentos de trabalhos e esportes. Sempre num clima de muita fraternidade e alegria, rezamos a Santa Missa no final da tarde.
À noite, após o jantar, foi apresentado o filme “Maria Madalena”. O dia terminou com o momento de Adoração.
No domingo, Solenidade de Cristo Rei, tivemos a ajuda do seminarista Ronério que, a partir do filme “Caminhos abertos”, ajudou os estagiários a aprofundar suas reflexões. Enquanto isso, os padres conversavam particularmente com cada vocacionado. A Missa foi presidida pelo Pe. Pedro, no encerramento dos trabalhos matutinos.
O término do Estágio deu-se às 16h, com o café da tarde. Alguns vocacionados ficaram em nossa Casa até mais tarde, aproveitando o espaço alegre que construímos. Os padres anunciaram que convidaram cinco jovens para ingressarem no próximo ano em nossa família seminarística.
Alguns dos outros participantes irão continuar seu discernimento em casa, junto de suas comunidades, e participando dos próximos Estágios. Que Deus ajude estes futuros seminaristas em suas caminhadas vocacionais.
PADRES DA CIDADE SE REÚNEM NO SEMINÁRIO PARA REZAR
ORAÇÃO DAS LAUDES É FEITA NO SEMINÁRIO
18 de novembro de 2011. 7:30h. Como é costume, nesta sexta-feira, os padres das paróquias da cidade de Tubarão estiveram reunidos aqui no Seminário para a Oração da Liturgia das Horas.
Os seminaristas Judá e André Arthur, do Propedêutico, também participaram. As Laudes foram dirigidas pelo Pe. Joel, da Catedral.
Após as orações, o Pe. Raimundo, também da Catedral, conduziu as leituras e reflexões dos textos bíblicos da liturgia da Festa de Cristo Rei, do próximo domingo. Em seguida, o Pe. Pedro, nosso Reitor, convidou a todos para um delicioso café da manhã.
CATEQUIZANDOS DE ARMAZÉM VISITAM NOSSO SEMINÁRIO
SEMINARISTAS ACOLHEM COROINHAS E CATEQUIZANDOS
15 de novembro de 2011. 14h. Conforme combinado, um grupo de coroinhas e catequizandos da Paróquia São Pedro, de Armazém, veio visitar o nosso Seminário. Ao chegarem foram acolhidos pelo Pe. Auricélio e pelos seminaristas.
No Auditório houve um momento de grande animação e apresentação dos participantes. Na capela da comunidade o José Luiz dirigiu um momento de espiritualização.
Depois, ansiosos, foram conhecer a Casa e se divertir através dos esportes. De despediram de nós por volta das 17h. Ficamos muito felizes com esta visita e já renovamos o convite para retornarem no próximo ano.
PE. PEDRO DE BIASI PARTICIPA DE POSSE DE D. WILSON
FLORIANÓPOLIS RECEBE SEU NOVO ARCEBISPO
15 de novembro de 2011. 10h. Muitas pessoas de nossa Diocese foram participar da Missa de “posse” de D. Wilson como Arcebispo de Florianópolis, neste dia 15, feriado nacional.
Representando nossa comunidade, foi o Pe. Pedro, nosso Reitor. Contou-nos que a cerimônia foi muito linda e significativa para a Igreja da Arquidiocese. Mais de cem diáconos; mais de 130 padres; todos os bispos do Regional e outros visitantes e uma multidão de fiéis lotaram o ginásio onde ocorreu a celebração.
Através de sua pessoa, o Arcebispo mandou cumprimentos aos nossos seminaristas. Desejamos que o pastoreio de D. Wilson seja muito fecundo!
Assinar:
Postagens (Atom)
"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)