domingo, 13 de novembro de 2011

CATEQUIZANDOS DE MORRO GRANDE VISITAM NOSSO SEMINÁRIO


TARDE DE LAZER E FORMAÇÃO

13 de novembro de 2011. 14h. Os catequistas da matriz da Paróquia São João Batista de Morro Grande vieram fazer um passeio no Seminário. Os acolhemos por volta das 14h. Os reunimos na Sala de Palestras, onde cantamos e rezamos.

O Pe. Auricélio apresentou os objetivos da casa e sobre o desafio vocacional. O seminarista Jonas falou sobre as atividades que se realizam na Casa. O seminarista André dirigiu um momento de oração.

Os seminaristas Daniel e Judá trouxeram seus violões e animaram a conversa. Após eles foram conhecer o Seminário e se divertir nas áreas de lazer do Seminário.

SEMINARISTAS REALIZAM SEU RETIRO ESPIRITUAL


IR. ROSE – ANDAR NA PRESENÇA DE DEUS

Durante os dias 11 e 12 de novembro nós seminaristas menores da Diocese de Tubarão estivemos na cidade de Braço de Norte, mais precisamente na comunidade de Represa São José, no Instituto das Irmãs do Coração de Jesus. Lá se realizou o nosso retiro espiritual anual.

Chegamos ao local por volta das 15:30h e lá conhecemos a pregadora do Retiro, Ir. Rosemeyre Cardos, por todos chamada de Ir. Rose. De forma maravilhosa, ela nos introduziu ao tema “Caminhar na presença de Deus”, através de uma dinâmica que envolvia a todos. Se precisar grande retórica, as reflexões eram feitas com dinâmicas, textos bíblicos e outros textos de espiritualidade.

Houve bastante oportunidade para reflexão individual visando ajudar-nos a percebermos como anda o nosso relacionamento com Deus.

Ao final do dia a Irmã nos orientou para uma caminhada luminosa até à Gruta de Nossa Senhora de Fátima que se situa no jardim do Instituto. O repouso aconteceu na Casa de Campo das Irmãs, ao fundo do terreno.

No dia seguinte, sábado, nos levantamos por volta das 7:15h e tomamos o café da manhã. A Ir. Rose deu continuidade às reflexões, sempre com dinâmicas interativas. A Tia Adriana, nossa cozinheira do Seminário, veio até Braço do Norte preparar-nos o almoço. Seu marido Tarcísio a ajudou nesta tarefa.

Após a reflexão vespertina, concluímos o Retiro com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Pedro De Biasi, nosso Reitor. Na celebração, as Irmãs que moram no Instituto partilharam suas vidas e seus testemunhos de fé. Percebemos muita doação pelo Reino de Deus e, agora, já idosas e doentes, conservam uma dinamicidade espiritual interior muito vivas.

Conhecemos as Irmãs Veronilda e Bernadete, missionárias em Moçambique, África.

Para todos nós, este Retiro foi muito precioso, pois conseguimos nos interiorizar no caminho espiritual. Isso aumentou nosso discernimento vocacional e podemos, realmente, testemunha que desejamos continuar caminhando na presença de Deus!

Jean Marcos Felisberto - seminarista da 1ª série

PE. PEDRO COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA


COMUNIDADE CELEBRA ANIVERSÁRIO DE PE. PEDRO

10 de novembro de 2011. Às 6:50h, antes de irem para o Colégio, os seminaristas e o Pe. Auricélio dirigiram-se à porta do quarto do Pe. Pedro De Biasi, nosso nobre reitor, para cantar-lhe “Parabéns à você” nesta data tão querida de seu aniversário.

Pe. Pedro chega aos 52 anos de idade com uma vitalidade qu põe inveja em qualquer jovem por aí. Seu entusiasmo, seu dinamismo e sua alegria vêm de uma fonte inesgotável: a sua fé no Deus na vida, ao qual consagrou toda a sua existência.

Durante o dia ele recebeu muitos cumprimentos de amigos e ex-paroquianos. O almoço foi na CEDA, onde o Pe. Nilo Buss, outro aniversariante do dia também foi homenageado.

À tarde a nossa comunidade lhe homenageou com um lanchinho especial e um presente. O Gabriel, em nome de todos, leu uma bela mensagem dedicada ao aniversariante.

À noite ele recebeu visitas, a exemplo da noite anterior, quando um grupo de amigos veio lhe fazer uma serenata. Parabéns, Pe. Pedro! E obrigado pela sua presença entre nós!

MISSA DE LANÇAMENTO DO CD “PESCADOR DO CÉU”


PE. AURICÉLIO APRESENTA SEU NOVO CD

07 de novembro de 2011. A capela da CEDA, em Tubarão, ficou repleta de fieis para a Santa Missa Vocacional. Escolhi este momento para apresentar o meu novo CD “Pescador do Céu”, e agradecer a Deus pelo dom do novo trabalho de evangelização. Sim, eu acredito que, através da música, consigo falar de Deus e ajudar a pessoas a ouvirem Sua voz.

Meus pais, alguns parentes e meu irmão Rainério, com sua esposa Adriana, vieram prestigiar este momento. O Ministério Poder da Canção veio animar a celebração. As meninas cantoras estavam muito nervosas e ansiosas. Fiquei feliz por elas.

Na hora da homilia eu preparei algumas canções do novo repertório e fiz a meditação dos textos bíblicos auxiliado pelas músicas. Cantei “Asas de águia”, “Coração missionário”, “Albertina amou Jesus” e “Pescador do Céu”. Ao longo da celebração o ministério entoou as canções que eles gravaram comigo: “Jesus, Emanuel”, “Aqui viemos celebrar” e “Gratidão a Jesus e a Maria”.

Após a novena e a bênção dos pães, dirigi algumas palavras de gratidão e incentivo ao Ministério Poder da Canção. Pedi às cantoras Mônica, Edilene e Andréia que partilhassem seus sentimentos sobre o trabalho que realizaram. Andréia, emocionada, começou falando que foi a realização de um sonho e aumentou ainda mais o desejo de cantar as coisas de Deus e servi-Lo pela música religiosa.

Edilene, também tomada de emoção, agradeceu a presença e o apoio dos familiares, especialmente seus pais. E lembrou a dedicação dos membros do Ministério.

Após a Celebração, no hall de entrada da CEDA, foi montado um stand onde eu autografei CD’s e atendi as pessoas. Ali mesmo concedi uma entrevista à TV-Unisul, que registrou o evento e fez entrevistas comigo, com a comunidade e o pessoal do Ministério.

Tendo despedido o povo, fomos ao Refeitório do Seminário onde foi oferecido um coquetel para o Ministério, os seminaristas e alguns convidados.

Pe. Auricélio - formador

PAROBÉ – PASSEIO DOS SEMINARISTAS


TARDE ABENÇOADA NO INTERIOR DE LAGUNA

06 de novembro de 2011. Por volta das 14h, após a sesta que se seguiu ao saboroso almoço preparado pelos benfeitores de Nova Brasília, nossa comunidade seminarística saiu em passeio.

Fomos em direção ao Distrito de Ribeirão Pequeno, no interior do município de Laguna, com o intuito de visitarmos a minha família e de conhecermos um pouco da região. Ao sairmos da BR 101, na altura de Bananal, enfrentamos estradas precárias. Todavia, nos impressionava a belíssima visão da natureza do lugar, principalmente a vista, ao longe, do outro lado da lagoa, da Laguna de Santo Antônio dos Anjos.

Fizemos uma primeira parada na comunidade de Figueira, na frente da capela. Descansamos, brincamos no trapiche, fizemos fotos... e prosseguimos viagem. Logo chegamos em Parobé, na casa de meus pais Laércio e Albertina, que nos receberam carinhosamente. Também minha avó e minhas irmãs nos receberam alegremente. Conversamos bastante, rimos, todos puderam conhecer aonde eu cresci e partilhar um pouco do calor de minha família.

Enquanto a mãe ficou preparando um café, fomos visitar a capela e a pracinha do lugar. Rezamos na igreja e prosseguimos viagem até a sede do Distrito, em Ribeirão Pequeno.

Lá conhecemos a capela e conversamos animadamente na pracinha. Ali visitamos o monumento que a comunidade erigiu para homenagear o querido Pe. Carlos Wecki, filho da terra (que atualmente trabalha na Diocese de Criciúma). Decidimos retornar para Parobé, pois queríamos conhecer a famosa cachoeira.

Deixamos o carro à meio caminho e fomos à pé até um pedaço de paraíso formado por árvores, pedras e a deliciosa água da tal cachoeira. Ali pudemos tomar banho, brincar nas geladas águas, rir das travessuras dos colegas e até fazer “guerra de coquinho” com cachos dos coqueiros que encontramos.

Mais tarde retornamos para a casa de meus pais onde o café já estava posto na mesa. Ninguém estava sem apetite. Foi uma festa! Pais e mãe se esforçavam para bem atender a todos. Também a vó quis participar da refeição à mesa conosco.

Por volta das 19:30h nos despedimos e iniciamos a viagem de retorno ao Seminário. Foi uma tarde muito especial para todos nós seminaristas, como também para a minha família.

Alberto Bonomi Oliveira – seminarista da 2ª série

COMUNIDADE DE CABEÇUDA FESTEJA N. SRA. DAS GRAÇAS


SEMINARISTAS DEIXAM RECADO VOCACIONAL

05 de novembro de 2011. 20:30h. A pequena e vibrante comunidade de Morro Grande, no interior da Paróquia de Cabeçuda, Laguna, está festejando sua padroeira Nossa Senhora das Graças.

Por isso, nesta noite, aconteceu uma Missa Vocacional com o povo do lugar. A celebração começou com a acolhida da imagem que veio trazida num andor, sobre a carroceria de um caminhão, rodeada de crianças vestidas de anjinho.

Após o tradicional foguetório, demos início à celebração que foi animada pela comunidade. Os seminaristas Adson, Gabriel, Jean e Daniel participaram da celebração e deixaram seu recadinho vocacional.

Após a Missa, as lideranças nos agradeceram e nos convidaram para saborearmos o cachorro-quente que está sendo servido na festa.

ARMAZÉM – ENCONTRO COM ADOLESCENTES DA CATEQUESE


05 de novembro de 2011. 14h. A encalorada tarde de sábado não foi empecilho para a realização do Encontro Paroquial da Catequese Intermediária de Armazém.

Cerca de 70 catequizandos e mais uma dezena de catequistas participaram do evento, que contou, ainda, com a presença dos seminaristas Daniel, Adson, Jean, Gabriel e Gustavo. Eu, Pe. Auricélio, coordenei o Encontro.

A palavra de abertura ficou com a coordenadora Madalena. Também o Pe. Geraldo, o pároco, deixou a sua mensagem. O evento correu tranqüilamente. Às 16h, na matriz São Pedro Apóstolo, houve a Missa, inclusive com a presença da comunidade.

Após a celebração, foi oferecido aos participantes do Encontro um delicioso e farto lanche.

ENCONTRO VOCACIONAL EM HUMAITÁ


SEMINARISTAS REALIZAM ENCONTRO COM ADOLESCENTES

05 de novembro de 2011. 15h. Hoje nós, seminaristas do 3º ano do Ensino Médio (Lucas, José Luiz e Jonas) e do Propedêutico (Judá e André), estivemos animando um belo encontro da Catequese Intermediária da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Humaitá.

O evento aconteceu no Centro de Pastoral da matriz. 20 catequizandos se fizeram presentes, provenientes de diversas comunidades da paróquia. Foi uma tarde muito gratificante! Além das tradicionais músicas de animação (com dancinhas e tudo!), aconteceram duas palestras.

Uma delas tratou do tema “Vocação e Eucaristia”, proferida pelo seminarista André Arthur. A outra falou sobre “Vocação” e foi ministrada pelo Judá. Os trabalhos em grupos a partir de textos bíblicos enriqueceram o Encontro. Ao final, após os agradecimentos e a oração, os catequistas ofereceram a todos um lanche de confraternização.

Nossa gratidão ao Pe. Itamar Faísca, que esteve presente; e aos dedicados catequistas, coordenados pela Helena, pelo convite que nos fizeram. Somos muito gratos a Deus por mais esta maravilhosa oportunidade de anunciar o Seu Reino!

D. WILSON SE DESPEDE DA DIOCESE COM MISSA E JANTAR


NOSSA COMUNIDADE PARTICIPA DAS HOMENAGENS A D. WILSON

03 de novembro de 2011. 20h. Pouco mais de quatorze meses e nossa Diocese já está novamente sem bispo. Sim, o arcebispo nomeado de Florianópolis, D. Wilson, hoje se despediu de sua Diocese de Tubarão.

A Missa de agradecimento e despedida aconteceu na Catedral. Muitos fieis vieram manifestar seu carinho ao Bispo que tanto lhes marcou. De fato, o bispo esteve sempre muito junto do povo, esforçando-se (quase se bilocando) para estar presente em todos os eventos. Quase todos os padres da Diocese estavam presentes.

A celebração foi marcada pela presença das coordenações pastorais e pela esfuziante alegria dos jovens, que tanta atenção receberam de D. Wilson. Nos ritos iniciais da celebração, o Pe. Nilo, Vigário Geral, dirigiu umas palavras ao Bispo, recordando sua presença e sua ação junto à Diocese, ressaltando tantos campos de ação do prelado.

E terminou dizendo: “Vá, D. Wilson, com o seu cajado de pastor a outras plagas onde outro povo espera ansioso pelo seu pastor. Muito obrigado!”.

Em sua homilia, D. Wilson agradeceu as palavras do Pe. Nilo, assim se expressando: “Quero saudar os presbíteros aqui presentes, todo o povo de Deus e, particularmente, os jovens. Inspirado no Evangelho de hoje, quero refletir com vocês. A mulher tira do lugar dentro de sua casa; estabelece uma nova ordem das coisas para poder viver melhor. Mudança é assim mesmo; ensaia-se tudo de novo.

Quero agradecer o rico tempo que vivi aqui. A fé de vocês entusiasma a gente. Recebi muito carinho, quase que permanentemente. Agradeço muito a Igreja de Tubarão. A vida se transforma quando a gente agradece. Devemos agradecer até pelas dificuldades encontradas. Pois é nestas ocasiões que Deus se manifesta muito presente. Nós vivemos para Cristo.

Como diz o meu lema de ordenação episcopal, amar é dar a vida pelos amigos. Eis o que queremos construir: o corpo de Cristo. A Diocese é construída quando cada um doa um pouco de si por causa de Cristo. Aqui eu vivi intensamente; e gostei muito de estar aqui com vocês. É por isso que eu agradeço muito!”.

Ao final da celebração D. Wilson recebeu um presente da comunidade: uma imagem da Beata Albertina. O povo aplaudiu de pé, muito emocionado. E o bispo disse: “Eis o modelo para alguém que deseja doar sua vida por amor. Levo o testemunho dela e de vocês comigo para sempre. E logo-logo ela será declarada Santa da Igreja!” (e foi muito aplaudido novamente).

Terminada a celebração, no Salão de Festas de Oficinas aconteceu o jantar comemorativo. Várias pessoas usaram a palavra para agradecer os trabalhos de D. Wilson. Também o Bispo aproveitou o ensejo para renovar suas manifestações de gratidão ao povo de nossa Diocese.

MISSA DE FINADOS EM RIO DO POUSO


SEMINARISTAS VISITAM CEMITÉRIO E CELEBRAM A ESPERANÇA

02 de novembro de 2011. 9h. A comunidade estava reunida na capela de Santa Terezinha, em Rio do Pouso, Tubarão. Muitas pessoas ainda estavam no cemitério, que fica nos fundos do terreno da igreja.

O Pe. Auricélio presidiu a celebração. Os seminaristas participaram da Missa e, no final, fez-se uma motivação vocacional, quando foram apresentados. Após a Missa, fomos todos ao cemitério para fazermos nossas orações individuais.

Ao retornarmos para o Seminário encontramos nossos colegas Lucas e Gabriel já com o almoço praticamente pronto. Estava uma delícia!

JARDIM SÃO CRISTÓVÃO PROMOVE MISSA VOCACIONAL


PE. PEDRO E SEMINARISTAS VISITAM A GRUTA DE NOSSA SENHORA
01 de novembro de 2011. 19h. Nesta noite o Pe. Pedro De Biasi presidiu Missa na comunidade de Jardim São Cristóvão, junto à gruta de Nossa Senhora, em Tubarão. Um grupo de seminaristas o acompanhou.

O padre os apresentou à comunidade e alguns seminaristas deixaram bonitas mensagens aos fiéis. O Adson agradeceu a acolhida e as orações pelas vocações. O Beto deu seu testemunho vocacional e motivou a comunidade a continuar a rezar pelas vocações.

Após a celebração, foram recepcionados na residência de uma liderança da comunidade, onde tomaram um lanche.


JARDIM SÃO CRISTÓVÃO PROMOVE MISSA VOCACIONAL


PE. PEDRO E SEMINARISTAS VISITAM A GRUTA DE NOSSA SENHORA
01 de novembro de 2011. 19h. Nesta noite o Pe. Pedro De Biasi presidiu Missa na comunidade de Jardim São Cristóvão, junto à gruta de Nossa Senhora, em Tubarão. Um grupo de seminaristas o acompanhou.

O padre os apresentou à comunidade e alguns seminaristas deixaram bonitas mensagens aos fiéis. O Adson agradeceu a acolhida e as orações pelas vocações. O Beto deu seu testemunho vocacional e motivou a comunidade a continuar a rezar pelas vocações.

Após a celebração, foram recepcionados na residência de uma liderança da comunidade, onde tomaram um lanche.


MISSA VOCACIONAL EM PORTINHO – LAGUNA


SEMINARISTAS PARTICIPAM DE FESTA EM LAGUNA

01 de novembro de 2011. 20h. A festa do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora Aparecida foi a ocasião para o Pe. Auricélio e os seminaristas serem convidados para uma celebração vocacional.

Antes da Missa, porém, fomos visitar os molhes da barra da Laguna. Foi muito bonito contemplar o pôr-do-sol naquele lindo lugar. Fomos muito bem acolhidos pela comunidade, assim que chegamos.

A comunidade está reformando o telhado da capela, por isso a festa está acontecendo no Salão Paroquial. Para enriquecer ainda mais a animação vocacional, estavam presentes duas religiosas da Divina Providência, as Irmãs Edilsa e Bernadete Rech.

Durante a Missa o presidente falou sobre vocações e apresentou os seminaristas Jonas, Lucas e José Luiz. Após a cerimônia, ofereceram aos visitantes um delicioso lanche.

EVENTO REUNIU 200 JOVENS EM TREZE DE MAIO


SEMINARISTA JOSÉ LUIZ PARTICIPA DE “LEVANTA JOVEM”

29 de outubro de 2011. 15h. Ocorreu, neste dia, no Salão Paroquial da matriz de Treze de Maio, o encontro “Levanta Jovem”. O evento foi organizado pelo Grupo de Jovens local, chamado Inspiração Jovem.

O início deu-se com a Santa Missa animada pelo Grupo Eterna Aliança, que também animou todo o Encontro. Cerca de 200 jovens prestigiaram o Levanta Jovem. O clima era bem alegre e festivo, intercalados com momentos de oração.

Houve também uma palestra com o professor José Matiola, diretor do Colégio Dehon, de Tubarão. Ele chamou a atenção dos jovens tratando de assuntos atuais que dizem respeito a todo jovem. Em seguida, o Movimento de Irmãos ofereceu um lanche aos participantes.

Mais um outro testemunho de vida emocionou a todos, fazendo com que, certamente, pudessem rever seu jeito de viver. Sempre com muita animação, foi apresentado um teatro. O encontro encerrou-se com os agradecimentos e a oração final.
Seminarista José Luiz – 3ª série.

PE. PEDRO RECEPCIONA CATEQUIZANDOS DE CAPIVARI DE BAIXO


SEMINARISTAS VISITAM SUAS FAMÍLIAS

29 de outubro de 2011. 14:30h. A saída dos seminaristas para poderem visitar seus familiares neste final de semana foi decidida meio abruptamente.

Tendo em vista os compromissos dos próximos finais de semana, a única alternativa foi reservar este final de semana para uma merecida “folga”. E nada melhor do que poder visitar a família!

Contudo, havíamos agendado uma visita dos catequizandos de Perseverança e Crisma da comunidade de Três de Maio, de Capivari, ao nosso Seminário. Por isso, o Pe. Pedro, nosso Reitor, aguardou, acolheu e agradou aos quase cem adolescentes que vieram nos visitar.

Conversaram, rezaram, conheceram a Casa e se divertiram nos nossos ambientes. O lanche foi servido no nosso refeitório. Por volta das 17h eles retornaram para a boa terra de Capivari.

MORROTES PROMOVE “MISSA PELA PAZ”


SEMINARISTAS PARTICIPAM DE ADORAÇÃO E MISSA PELA PAZ

26 de outubro de 2011. À convite do Pe. Avelino, nós, seminaristas, participamos da Missa pela Paz, em Morrotes. Dias antes, o pároco veio brindar-nos com uma camiseta do evento.

Fomos todos de branco, com nossas camisetas novas. Dirigimos a Adoração às 18h e participamos da Celebração às 19h. quase três mil pessoas estavam presentes, de modo que o Salão e o pátio ficaram repletos de fieis. Muita animação e muita oração marcaram o evento.

Esta promoção está em sintonia com outro grande evento pela Paz, a Jornada de Reflexão, Diálogo e Oração pela Paz e Justiça no Mundo, que ocorreu hoje em Assis, na Itália, à convite do Papa Bento XVI. Esta Jornada teve por lema “Peregrino da Verdade, Peregrinos da Paz!”.

SEMINÁRIO PROMOVE NOITE DE PARTILHA DE LEITURAS


SOCIALIZAÇÃO DE LEITURA É FORTE MOMENTO DE FORMAÇÃO

26 de outubro de 2011. 19:45h. A nossa comunidade se reuniu nesta noite na Sala de Estudos para um momento muito especial e aguardado com carinho: a partilha das leituras de livros.

Cada seminarista apresentou um dos livros de formação que leu nestes últimos meses. Além dos livros pedagógicos, orientados pelos professores da Escola, os seminaristas também lêem livros de formação humana e espiritual. Há também incentivo para que se leia outras obras literárias. Estipulou-se um certo tempo para cada explicitador e, após cada apresentação, permitiu-se fazer comentário e questionamentos acerca da obra, do tema ou das impressões do leitor.

Assim sendo, o José Luiz apresentou a obra “Pai Nosso”, de Mauri Herdt e Pe. Paulo de Coppi (registramos que o Mauri é ex-seminarista de nosso Seminário). O André Arthur apresentou “Antropomorfismo”, um tratado sobre heresiologia. O Gabriel trouxe o livro “Presbíteros Hoje”, de D. Walfredo Tepp. O Adson leu e apresentou “Por que sou católico?”, do professor Felipe Aquino.

O Gustavo trouxe o livro bíblico de Jô. “Aparições de Nossa Senhora” (de Ernesto), foi apresentado pelo Jean. O Alberto comentou “Raul Follerau”, de Teresio Bosco. O Lucas apresentou “Pe. Pio – crucificado por Amor”. O Daniel leu e apresentou “O que faz aqui esta flor?”, sobre Albertina e Hugo Bernedt, de João Helmann.

O seminarista Judá apresentou “Cristãos de atitude”, segundo o itinerário espiritual de D. Bosco, de Pe. Mário Bonati. O Jonas comentou sobre “O poder do silêncio”, de Anselm Gruen; e “Ton Dooley”, da Coleção Construtores da Justiça e da Paz. O encontro terminou pouco antes das 23h, com um momento de oração.

CATEQUIZANDOS DE SANGÃO VISITAM SEMINÁRIO

SEMINARISTAS RECEBEM ADOLESCENTES

22 de outubro de 2011. 14h. Acompanho de seus catequistas, um grupo de adolescentes catequizandos de Sangão veio visitar o nosso Seminário. Foram acolhidos pelo Pe. Pedro e pelos seminaristas.

Depois de um momento de apresentação, animação e oração, os adolescentes visitaram as dependências da casa. Tomado o lanche, puderam desfrutar dos espaços de lazer de nosso Seminário.

A tarde estava linda, ensolarada e agradável, propícia para se jogar vôley na grama, futsal no ginásio... mas a turma gostou muito foi do snooker, tênis de mesa e do pacau!

Por volta das cinco horas da tarde o grupo se despediu dos seminaristas e retornou para sua paróquia. Deus os abençoe!Boa caminhada catequética, seguindo sempre os passos de Jesus!
"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)