sexta-feira, 30 de setembro de 2011

D. WILSON ESTÁ DE MALAS PRONTAS NOVAMENTE

28 de setembro de 2011. Depois que a gente acolhe a vocação de Deus e lhe diz “Eis-me, aqui! Envia-me!”, nunca mais conhece acomodação. É assim a vida de todo vocacionado: é uma entrega constante, diária. Na vida do padre não é diferente e tampouco na vida do bispo. Por isso, sem que pudéssemos esperar (embora os rumores fossem fortíssimos nas últimas semanas), eis que, nesta manhã, às 8h, a Santa Sé divulgou a nomeação de D. Wilson Tadeu para o arcebispado de Florianópolis.

Diante de um episódio tão radical (pois envolve não somente nossa Diocese, mas todo o Regional Sul IV da CNBB), os sentimentos ficam confusos dentro do coração da gente. Dizemos “Parabéns, Sr. Arcebispo”, mas também nos perguntamos: “partir, já?”. Torcemos pelo êxito de seu pastoreio na nova missão.

Agradecemos-lhe pela dedicação intensa e total à nossa Igreja Particular. Lamentamos que sua presença entre nós tenha sido tão breve (pouco mais de um ano!). Mas reconhecemos suas capacidades pastorais, administrativas e relacionais.

Certamente, como da última vez em que a sé diocesana ficou vacante, os sacerdotes, especialmente os do futuro Colégio de Consultores, continuarão empenhados, em comunhão com nossas lideranças e nosso povo em geral, para que a missão da Igreja avance. E já começamos a rezar para que o Senhor prepare e envie para nós, o quanto antes, um Pastor conforme o divino coração.

Pe. Auricélio

PROFESSORA MARIAZINHA PROFERE PALESTRA NA ACATUL

SEMINARISTAS RECEBEM LIVROS DA ACATUL

28 de setembro de 2011. Dentro da série de atividades da Academia Tubaronense de Letras – ACATUL – neste dia 27, às 19:30h, no Restaurante do SESC, em Tubarão, aconteceu mais uma reunião de partilha de conhecimentos, chamada de “Café Literário”. O evento é aberto ao público.

A professora Marilene trouxe alunos do Curso de Nutrição da Unisul. Eu fiz-me acompanhar de um grupo de seminaristas – seis no total. A palestrante foi a professora Maria Felomena Souza Espíndola, a querida Professora Mariazinha, da Unisul. Ela é acadêmica e tem por patrona Cecília Meireles.

Falou sobre “A crônica: vislumbres de origens na contemporaneidade”. Explicou a origem do gênero “crônica” e utilizou textos dos acadêmicos Edgar Nunes e Arary Bittencourt. O tema foi muito interessante e os recursos utilizados também.

Ao final, o pessoal da Nutrição ofereceu a todos um delicioso e saudável lanche. Muito gentis, os membros da Academia doam a cada seminarista o livro “Dez Primeiros Passos”.

JAGUARUNA PROMOVE ENCONTRO VOCACIONAL

ANDRÉ ARTUHR E PE. AURICÉLIO ANIMAM EVENTO

24 de setembro de 2011. 14h. Em mais uma atividade de animação vocacional promovido pelo SAV de Jaguaruna, cerca de cem pessoas participaram do evento. A maioria dos participantes era crianças e adolescentes. Uma dezena de jovens e mais outra de adultos também estiveram presentes.

O Encontro aconteceu na matriz N. Sra das Dores. Eu coordenei as atividades, auxiliado pelo seminarista André Arthur e pelo pessoal do SAV. A Fernanda e o Evaldinho, jovens da comunidade, dirigiram a Oração inicial e cuidaram da acolhida.

Houve muita animação e reflexão sobre o chamado de Deus a cada ser humano. Ao final, a coordenadora Rozânia agradeceu a presença de todos e os convidou para um lanche no Salão de Festas. Lá as crianças encontraram muita fartura e espaço para correr e brincar.

O lanche foi oferecido pela paróquia, que tem à sua frente os padres Nilo Buss e Rogério Ramos (aos quais agradecemos) e preparado por uma equipe de voluntários de vários setores de pastoral (Caritas, Vicentinos, Grupos de Famílias, Catequistas, RCC...).

COLÉGIO PROMOVE PALESTRAS SOBRE EDUCAÇÃO PARA A PAZ


“UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL! É PRECISO EDUCAR PARA A PAZ!”

23 de setembro de 2001. O Colégio Henrique Fontes, na pessoa do seu Diretor Prof. Amilton de Bem, convidou o Pe. Auricélio, nosso formador, para dirigir algumas reflexões sobre o tema”Educação para a Paz”, que vem sendo trabalhado interdisciplinariamente em algumas turmas.

Pela manhã, das 10 às 11h, ele palestrou para cerca de 60 alunos das duas turmas de 8ªs séries. À tarde, das 16:15h às 17:15h, o encontro foi com cerca de 350 alunos, das onze turmas de 5º ao 9º anos, no pátio coberto do educandário.

Os professores também participaram. Os encontros foram muito edificantes. Pe. Auricélio disse que percebeu um bom entrosamento do corpo docente com o seu Diretor (que, por sinal, estava aniversariando) e com os alunos. O padre usou vários recursos na sua reflexão: jornal local, revista nacional, violão, música, clipes...

Parabéns ao Colégio pela bela e cidadã iniciativa.

CONSELHO DE FORMAÇÃO SE REÚNE NO SEMINÁRIO

BISPO DE DEMAIS FORMADORES ALMOÇAM CONOSCO

20 de setembro de 2011. 8:30h. Sob a presidência do Sr. Bispo D. Wilson Tadeu, nesta terça-feira, no Seminário de Tubarão, aconteceu mais um encontro do Conselho Diocesano de Formação. Estavam presentes os padres: Pedro De Biasi, Lino, Nilo Buss, André e Pe. Auricélio.

Num clima de fraternal acolhida e abertura, D. Wilson conduziu a reflexão sobre uma série de assuntos pertinentes à formação dos futuros presbíteros da Diocese. Há muita esperança em cada formador.

Percebe-se muito esforço da parte dos 29 seminaristas em fazer um sincero discernimento vocacional. O Bispo exortou os padres a continuarem firmes e empenhados em sua missão.

Após a reunião, por volta das 13h, aconteceu o almoço, do qual todos pudemos participar.

9ª PEREGRINAÇÃO DA FÉ ENALTECE O TESTEMUNHO DE ALBERTINA

NÃO HOUVE PRESENÇA DE SEMINARISTAS NA CAMINHADA

18 de setembro de 2011. Após algumas iniciativas paroquiais de peregrinação ao túmulo de Albertina (como Treze de Maio, de ônibus, em 2000; e Capivari, à pé, em 2001- a Caminhada da Fé; entre outras), em setembro de 2001 Imaruí promoveu uma Peregrinação até São Luís e convidou as demais paróquias vizinhas.

Pretendia-se divulgar melhor a retomada do processo de canonização da Serva de Deus (mérito de D. Hilário – pressionado/incentivado por D. Eusébio, arcebispo de Florianópolis) e resgatar o protagonismo de devoção do povo imaruiense.

No ano seguinte a iniciativa ganhou o nome de Peregrinação da Fé, juntando os dois eventos (Capivari e Imaruí) numa mesma data (simbolicamente perto da primavera) e tornando-a diocesana.

Cerca de três mil pessoas participaram desta 9ª Peregrinação. O momento forte foi a Missa das 10h, presidida pelo Pe. Sérgio, Reitor do Santuário e Vice-postulador da Causa da Beata. Concelebraram, além do nosso Promotor, Pe. Auricélio, os padres Eduardo e Realdo.

Todos os seminaristas participaram da celebração. Todavia, neste ano, não foi possível que alguns seminaristas pudessem acompanhar o grupo de caminheiros de Capivari. O Beto, o José Luiz e o Daniel estavam dispostos à caminhar até o Santuário. Percebemos que já se encontram bem adiantados os trabalhos para a capeamento asfáltico do acesso à São Luís, via São Martinho. O Santuário estava muito lindo e tudo muito bem organizado.

Após o almoço (gentileza da paróquia local), fomos visitar a Gruta do Martírio e o Recanto da Natureza. Aliás, neste Recanto os seminaristas puderam andar por todos os lugares bonitos: piscinas naturais, ilhas artificiais, jardins... e tive a alegria de reencontrar meu amigo Antônio Carlos, de Imaruí. É um poeta romântico, sindicalista, militante petista, sonhador, utópico e realista que não perde a ternura. Estava acompanhado com sua querida família pescando num dos açudes e encantando-se com as travessuras da pequena netinha.

Dali fomos para Vargem do Cedro, um encantador Distrito de São Martinho. No Flus Haus brincamos com os peixes no rio que vara a casada mãe do Pe. Vilmar e irmã da Beata Albertina. Batemos fotos das avestruzes, dos pavões, dos jardins... do Fritz e da Frida. Nosso passeio foi muito lindo e tranquilo. Mais uma graça alcançada por nossa Santinha!

SEMINÁRIO SEDIA REUNIÃO DO CONSELHO DE PASTORAL

PASTORAL VOCACIONAL APRESENTA SEU OBJETIVO GERAL

17 de setembro de 2011. 8:30h. Neste dia 17, sábado, pela manhã, aconteceu mais uma reunião do Conselho Diocesano de Pastoral. A reunião ocorreu no Auditório do Seminário Nossa Senhora de Fátima, Tubarão. D. Wilson não pôde estar presente. Coube ao Pe. Lino Brunel, Coordenador Diocesano de Pastoral, a coordenação do evento.

Cerca de trinta pessoas participaram. Entre tantos assuntos importantes, cada pastoral, movimento ou organismo de pastoral apresentou o seu objetivo geral para constar no Plano Pastoral do próximo ano.

Assim sendo, o Pe. Auricélio apresentou o Objetivo da Pastoral Vocacional Diocesana. É o seguinte:

Possibilitar o surgimento e o encaminhamento de todas as vocações na Igreja: leigas, ao ministério ordenado, religiosas e missionárias, dando particular atenção às vocações de especial consagração, evangelizando à luz da Sagrada Escritura, em vista da construção do Reino de Deus.

Após a reunião, todos participaram do delicioso almoço, na companhia do Pe. Pedro, nosso Reitor, e dos seminaristas.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

DIA DA PADROEIRA DA DIOCESE É CELEBRADO COM ORAÇÃO E ESTUDO

SEMINARISTAS FAZEM MANHÃ DE ESTUDO

15 de setembro de 2011. O Lucas dirigiu as preces matinais neste dia de Nossa Senhora da Piedade. A imagem da padroeira de Tubarão foi colocada num altar especial, adornado com orquídeas selvagens.

A comunidade iniciou o dia festivo louvando a Deus e homenageando a Mãe do Senhor com cânticos e orações. Após o café, na Sala de Estudos da 1ª série, a comunidade voltou a reunir-se para continuar o estudo sobre a Encíclica Verbum Domini. Todos puderam participar das reflexões que perduraram até perto do meio-dia.

Os pais do seminarista Jean Marcos, Deocir e Maria, acompanhados de mais um casal benfeitor, vieram preparar a refeição para nós. Após o descanso do almoço, às 14h, promovemos uma tarde de esportes na nossa quadra coberta. Voleibol e futsal fizeram todos suar muito.

Ao final da tarde a comunidade participará da procissão e da missa de Nossa Senhora da Piedade na Catedral.

SEMINARISTAS VISITAM A ILHA DE FLORIANÓPOLIS

EXCURSÃO CULTURAL FOI PROMOVIDA PELO COLÉGIO HF

12 de setembro de 2011. Promovida pela professora Carla, de Artes, os estudantes da primeira e terceira séries do turno matutino do Colégio Henrique Fontes fizeram uma excursão cultural. O destino escolhido foi a Ilha de Florianópolis.

Saíram cedo de Tubarão neste dia 12 de setembro. Segunda-feira. Na capital visitaram a Catedral Nossa Senhora do Desterro, que está sofrendo por uma ampla reforma. Passearam na Praça Quinze e foram à Beira-mar Norte.

O museu do MASC estava fechado, mas visitaram um outro ateliê de certa famosa artista plástica catarinense. E também chegaram até a bucólica e fascinante Santo Antônio de Lisboa, pequena comunidade praieira do norte da Ilha.

O passeio foi considerado maravilhoso por todos. Nossos seminaristas retornaram muito satisfeitos e trazendo muitas histórias vividas num dia especial.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

2º ESTÁGIO VOCACIONAL REÚNE 18 JOVENS NO SEMINÁRIO


“TENDE EM VÓS OS MESMOS SENTIMENTOS DE JESUS CRISTO!”

10 e 11 de setembro de 2011. Dezoito rapazes vieram participar do Estágio Vocacional. A chuva deu uma trégua e o clima foi muito favorável. Os seminaristas, coordenados pelos padres Pedro e Auricélio, deixaram tudo pronto para acolher os participantes.

Num clima de muita alegria e fraternidade, o evento reuniu jovens que desejam ser padres ou que estão querendo discernir sua vocação. O tema escolhido para nortear o encontro foi: “TENDE EM VÓS OS MESMOS SENTIMENTOS DE JESUS CRISTO!”.

Pela manhã houve estudo e oração. Recebemos a presença do Sr. Bispo, D. Wilson, que refletiu sobre o testemunho de São Paulo. Suas palavras foram muito significativas.

“Um dos trabalhos mais importantes da Diocese é a promoção vocacional. Gostaríamos muito que alguns de vocês se tornassem padres. Precisamos muito e confiamos em vocês. Esta fase da vida é muito importante para escutar a voz de Deus que chama. E procurar colocar a vida de acordo com a resposta que precisa ser dada ao chamado. Começa-se agora a dar tal resposta.

O tema do Estágio nos remete a São Paulo, que vivia em Tarso, uma importante e florescente cidade. Estudou profundamente a Toráh e era extremamente zeloso e observante de sua religião; e era admirado por todos. Depois da experiência no caminho à Damasco, ele passou a viver exclusivamente para Jesus. Tudo o mais se tornou menos importante.

Vocês também são chamados para terem este ardor por Jesus e Seu Evangelho. Jesus precisou de Paulo e quer precisar de você. Deixe-se entusiasmar por Ele! Como Paulo disse: ‘o resto é lixo. Meu viver é Cristo!’”.

À tarde, pequenos trabalhos e esportes. Após a Missa e o jantar, foi exibido o filme “O Evangelho segundo João”. A última atividade do dia foi o momento de Adoração Eucarística. No dia seguinte, domingo ensolarado, houve um momento de reflexão e o Painel com os Seminaristas.

Após a Missa, foi servido o almoço preparado pela Equipe Vocacional de Santo Antônio, Catedral. À tarde, houve uma série de atividades até o desfecho final às 16h. Muito alegres, todos voltaram para suas casas, desejosos de retornar para o próximo Estágio dias 19 e 20 de novembro. Que voltem!

JOAÇABA – SEMINARISTAS RETORNAM FELIZES DE ENCONTRO

JUDÁ E ANDRÉ ARTHUR SÃO ACOLHIDOS EM NOSSO SEMINÁRIO

09 de setembro de 2011. Tudo correu bem durante a viagem de volta do evento em Joaçaba. Pe. Auricélio, Judá e André Arthur chegaram por volta das 18h e foram acolhidos pelos colegas seminaristas.

Após o jantar, cada um passou a contar como foi a sua semana e colocou-se as informações em dia.

Os propedêutas tinham muito que falar, mas também os seminaristas secundaristas, que passaram uma semana na companhia do Pe. Pedro, nosso Reitor. A verdade é que uns estavam com saudades dos outros!

2ª SEMANA PROPEDÊUTICA CATARINENSE TEM INÍCIO EM JOAÇABA

PROPEDÊUTAS DE TUBARÃO PARTICIPAM DE EVENTO ESTADUAL

06 de setembro de 2011. Quase 40 jovens seminaristas propedêutas de Santa Catarina estiveram reunidos em Joaçaba. Foi a 2ª Semana Propedêutica Catarinense, provenientes das Dioceses de Criciúma, Florianópolis, Lages, Rio do Sul, Tubarão, Caçador e Joaçaba. Blumenau não possui propedêutas e as dioceses de Chapecó e Joinville não puderam participar.

Pe. Edenilso, de Joaçaba, acolheu todos os participantes no Centro de Formação João Paulo II, na periferia da cidade; um belo e novo edifício construído para este tipo de evento. D. Mário Marquêz presidiu a Missa de abertura no dia 9, terça-feira.

No dia seguinte, pela manhã, Pe. Josemar, de Florianópolis, refletiu sobre “Bíblia”. Em seguida o Pe. Auricélio fez uma conferência sobre “A Identidade do Presbítero Diocesano”. À tarde, todos fomos para o Colégio Frei Rogério, dos Irmãos Maristas, onde praticamos esportes durante todo o período. Muita alegria e descontração entre os jovens. À noite, Pe. Edenilso dirigiu estudo sobre o tema da Romaria da Terra deste ano.

No dia seguinte, recebemos D. Irineu Andreazza, de Lages, que refletiu sobre “Espiritualidade”. À tarde, com o bispo, saímos em romaria ao Santuário da Senhora Aparecida, em Campos Novos. Chovia muito. Notícias de inundações vinham de todos os lados do Estado.

Após o momento penitencial (com oportunidade para confissões) houve a Santa Missa. Dali partimos para o interior do município para visitarmos a Vinícola Panceri, onde existe o Museu da Vitivinicultura de Santa Catarina.

No dia seguinte, Pe. Almedo, de Luzerna, dirigiu a reflexão sobre “Afetividade”. O encontro só terminou no domingo, 11, com a Romaria da Terra e da Água, em Irani. Mas nós, de Tubarão, precisamos retornar na sexta, 9, pela manhã, pois tínhamos compromissos com o Estágio Vocacional.

Agradecemos a ótima acolhida que tivemos em Joaçaba. Parabéns aos participantes, especialmente ao Pe. Edenilso, que nos acolheu, e ao Pe. Vânio, de Florianópolis, presidente da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos de Formação do Brasil) que coordenou o evento. A alegria e a boa vontade destes jovens enche nossos corações de esperança com o presente-futuro de nossa Igreja.

NOVA BRASÍLIA ACOLHE 400 COROINHAS DA COMARCA DE LAGUNA

SEMINARISTAS ANIMAM ENCONTRO COMARCAL

04 de setembro de 2011. Havia dez anos que não se fazia um evento comarcal para os coroinhas da comarca de Laguna. Por isso, o Encontro Comarcal deste dia 4, em Nova Brasília, estava cheio de expectativas. E todas foram superadas!

Quase 400 coroinhas das seis paróquias da comarca estavam presentes, e mais de uma centena de pais, animadores e organizadores e lideranças. Foi uma grande festa!

Pe. Auricélio coordenou o evento, auxiliado pelos seminaristas estagiários Ronério e Thiago Francisco, pelos seminaristas de Tubarão, pelo Serviço de Animação Vocacional local e, evidentemente, pelo Pe. André, o pároco de Nova Brasília.

O prêmio por tanto empenho foi ver o Salão Paroquial completamente lotado de crianças e adolescentes. Estavam rezando, brincando e se divertindo de maneira ordeira e cristã. Alguns padres das paróquias vizinhas estiveram presentes: Pe. Nilo Schlickmann, Pe. Marcos e Pe. Eduardo.

As paróquias trouxeram alguns números artísticos que levaram belas mensagens aos corações dos participantes. Depois, coordenada pelos seminaristas, aconteceu uma mini-gincana que levou os participantes muita vibração.

O lanche encerrou o belo evento. Parabéns a todos os promotores e organizadores e apoiadores. Valeu a pena!

EVENTO EM CAPIVARI REÚNE CENTENAS DE COROINHAS

COMARCA DE TUBARÃO PROMOVE ENCONTRO DE COROINHAS

03 a de setembro de 2011. À frente de todo o trabalho, de um lado, estiveram a Izilda, seu esposo Loro, o Pe. Adelino e uma competente equipe de Capivari de Baixo. De outro lado, a Pastoral Vocacional Comarcal, os animadores de coroinhas das paróquias, pais, padres e os coroinhas.

Eis os personagens e protagonistas da grande festa que foi o Encontro Comarcal de Coroinhas deste ano, realizado no Ginásio de Esportes de Capivari. A prefeitura cedeu o espaço (aliás, um lindo ginásio!).

Muitos benfeitores colaboraram com a realização do evento; por isso, não faltou nem água e nem lanche para todos os participantes. As paróquias trouxeram seus coroinhas e acólitos (os adolescentes e jovens que ajudam o padre no serviço do altar – e que não aceitam mais ser chamados de coroinhas).

Pe. Auricélio, juntamente com os seminaristas de Tubarão, cuidou da coordenação e animação do evento. Mas, em se tratando de coroinhas, a festa é garantida, pois o que não lhes falta é animação.

A oração inicial foi feita por Oficinas, com a ajuda do seminarista Eduardo Rocha. Esta paróquia também apresentou uma bela dança cuja coreografia visava despertar a consciência ecológica, dentro do espírito da Campanha da Fraternidade deste ano. Foi muito bonito. Também a dança apresentada pelos jovens de Capivari. Esta paróquia também apresentou uma encenação musical cômica.

A paróquia de Morrotes trouxe um grupo de coroinhas da Guarda-MD que montou um Ministério de Música e ajuda a animação litúrgica da sua comunidade.

Alguns padres fizeram-se presentes e deixaram seus recadinhos aos coroinhas: Pe. Édison, Pe. Paulo Rodrigues, Pe. Avelino, Pe. Carlos Henrique e, evidentemente, o Pe. Adelino, o pároco. As Irmãs Natália e Julina, do Instituto Coração de Jesus, também estavam presentes.

O pessoal do SESC-Tubarão orientou vários jogos com a garotada. Muita alegria e descontração o tempo todo! Parabéns aos coroinhas que celebraram seu dia no último dia 15 de agosto, Dia de São Tarcísio.

Parabéns aos organizadores! Foi um belo encontro! E, no próximo ano, o evento deve ter uma nova edição!

CORAL INFANTIL DAS IRMÃS BAHIANAS VISITAM SEMINÁRIO

58 PEQUENOS CORALISTAS SÃO RECEPCIONADOS PELOS SEMINARISTAS

03 de setembro de 2011. 8:30h. Cheios de entusiasmo e ansiedade os 58 cantores do Coral Infantil do Colégio Santíssimo Sacramento, das Irmãs Bahianas, de Tubarão, vieram visitar nosso Seminário. Os padres e os seminaristas acolheram tão ilustres visitantes.

Coube ao Lucas, em nome de todos, dirigir algumas palavras de boas-vindas. Pe. Pedro falou-lhes um pouquinho sobre o objetivo deste Seminário e o Pe. Auricélio lhes ensinou a música “Já chegou o Espírito Santo”, acompanhado dos seminaristas que ensinaram os gestos à criançada.

Após estas saudações, os coralistas foram levados à capela onde houve um momento de oração. Em seguida, os seminaristas os levaram para visitar o espaço físico de nossa Casa e puderam se divertir na Sala de Jogos, bem como no ginásio de esportes.

Agradecemos à Ir. Dilvânia e aos professores pela iniciativa de passar uma manhã conosco. O Seminário é um bem da Igreja e, por isso, deve ser ajudado e utilizado por todos.

Um passeio desta natureza ajuda a quebrar certas idéias errôneas sobre o Seminário. Para as crianças e adolescentes do Coral das Irmãs Bahianas é muito salutar tal visita porque pode ser despertado em seus corações o desejo da vida consagrada no encontro com os seminaristas e padres que vivem a alegria de seguir Jesus.

SEMINARISTAS VISITAM MUSEU EGÍPCIO ITINERANTE

VISITA À HISTÓRIA ANTIGA FAZ RELEMBRAR FATOS BÍBLICOS

01 de agosto de 2011. O Museu Egípcio Itinerante foi instalado no interior do Farol Shopping, em Tubarão. Dada a importância histórica e cultura, nossa comunidade se organizou para fazer uma visita ao espaço cultural.

Durante quase uma hora, visitamos as instalações do museu, tudo muito bem organizado e bem disposto. Além de podermos ler as placas indicativas, pudemos partilhar memórias sobre os estudos das aulas de História e da catequese.

Um show de luzes e som (com narração sobre o sentido das peças e a história religiosa do Egito) encerrou nossa visita. Foi muito interessante. Vários de nós compraram pedaços de papiros onde um artista desenhou nossos nomes.

PROPEDÊUTAS SE PREPARAM PARA JORNADA EM JOAÇABA

II SEMANA PROPEDÊUTICA REUNIRÁ 40 JOVENS DO ESTADO

30 de agosto de 2011. Terá início dia 6 de setembro a II Semana Propedêutica Catarinense. Será em Joaçaba e terá os eu término no dia 11, domingo, com a Romaria da Terra e da Água.

Judá e André Arthur irão acompanhados do Pe. Auricélio. Lá eles receberão palestras de formação e participarão dos momentos de oração, convivência e recreação. Cerca de 40 seminaristas propedêutas das Dioceses do Estado deverão estar presentes, com os seus formadores.

Este evento é promovido pela OSIB Regional, e dá continuidade ao processo iniciado aqui no nosso Seminário de Tubarão, no ano passado. Desde já, desejamos aos nossos colegas boas viagens e bom proveito.

SEMINARISTA JEAN MARCOS CELEBRA SEU NATALÍCIO

COMUNIDADE HOMENAGEIA JEAN

30 de agosto de 2011. Nesta terça-feira o nosso colega Jean marcos está completando 15 anos de vida. Nós nos alegramos com esta efeméride e lhe auguramos muitas felicidades sempre!

O Jean é um seminaristas dedicado, atencioso e sempre disposto a ajudar seus colegas. Seus pais Deocir e Maria lhe transmitiram os valores cristãos e ele os tem cultivado com empenho.

Parabéns, caro aniversariante! Que Deus lhe conserve firme na vocação e sempre muito fervoroso! Felicidades!

MAIS DE MIL COROINHAS REUNIDOS EM BRAÇO DO NORTE

SEMINARISTAS PARTICIPAM DE ENCONTRO VOCACIONAL

28 de agosto de 2011. 8:30h. O domingo prometia. O clima era ameno, o sol encoberto pelas nuvens. Mas só choveu à tarde. O 10º Encontro de Coroinhas da Comarca de Braço do Norte aconteceu na cidade de Braço do Norte, no Salão de Festas. Aliás, o Salão estava muito bem enfeitado.

A sonorização esteve à cargo do Miro e do seu ministério da Mãe Peregrina, desta paróquia. A coordenação do evento coube ao Pe. Auricélio, auxiliado pelo seminarista Ronério. Os coordenadores paroquiais de coroinhas trabalharam muito e trouxeram mais de mil coroinhas.

Houve café da manhã, organizado pelo Movimento de Irmãos. O almoço foi gentilmente oferecido pela paróquia anfitriã e foi preparado pela Campanha da Mãe Peregrina. O café da tarde foi organizado pelo Movimento de Cursilho paroquial. A alimentação foi de primeira e abundante.

A atenção dos coordenadores de Braço do Norte Têre, Nina e seus companheiros foi muito gentil. Cada paróquia apresentou um número artístico (exceto Rio Fortuna).

A missa aconteceu na matriz, com a participação de vários sacerdotes: Pe. Lenoir (o pároco de Braço do Norte) seu vigário, Pe. José; Pe. Silvio (São Martinho), Pe. Antônio H. (Rio Fortuna), Pe. Pedrinho Goulart (Rio Bonito) e Pe. Auricélio, que a presidiu.

Durante a procissão da Palavra os coroinhas de São Martinho fizeram uma bela coreografia. A animação foi por conta de um Ministério de Música constituída por coroinhas da matriz de Braço do Norte.

À tarde o Sr. Bispo D. Wilson esteve presente para saudar as crianças. Falou pouco e sentou-se no meio dos coroinhas para brincar com eles e assistir os números da gincana que os seminaristas organizaram.

À frente da mini-gincana estavam o Ronério e o José Luiz. O encontro terminou cheio de êxito, todos muito satisfeitos. O problema inicial, quando faltou energia elétrica por mais de uma hora, foi superado. Parabéns aos coroinhas e seus coordenadores, aos padres e a todos os participantes.

Ao final foi feito o anuncio do próximo Encontro: será em Grão Pará, possivelmente no início do mês.

SEMINARISTAS ACOMPANHAM PE. PEDRO A SANTO ANDRÉ

COMUNIDADE CELEBRA ANIVERSÁRIO DE SEMINARISTA COM MISSA VOCACIONAL

27 de agosto de 2011. 19:30h. É sempre uma ocasião especial poder visitar e rezar com a comunidade de um colega seminaristas.

Desta feita, dia 27, toda a nossa comunidade foi visitar a vila de santo André, onde residem os pais do seminarista Jean. A celebração foi presidida pelo Pe. Pedro, nosso reitor, e concelebrada pelo Pe. Antônio Damiani, vigário da Passagem. Os seminaristas ajudaram na Liturgia e animação a Missa.

Após a celebração, na casa do Jean, seus pais lhe ofereceram uma festinha de aniversário, com direito a bolo e tudo. Parabéns, Jean!!!

CATEQUIZANDOS DE TRÊS DE MAIO VISITAM SEMINÁRIO

SEMINARISTAS ACOLHEM CATEQUIZANDOS DE CAPIVARI

27 de agosto de 2011. 1Itálico4:30h. Mais de 70 catequizandos da Iniciação e Eucaristia da comunidade de Três de Maio, no Capivari de baixo, estiveram visitando o nosso Seminário neste dia 27. O

Pe. Auricélio os acolheu na Sala de Palestras. Depois os seminaristas vieram para ajuda-lo no controle da garotada. Os propedêutas fizeram um breve momento de oração. Cantou-se bastante e eles se divertiram muito.

Depois, na quadra, o José Luiz dirigiu uma brincadeira. Antes de voltarem pra suas casas, no refeitório, foi feito um lanche com os quitutes que cada um trouxe.

Obrigado a todas as catequistas que os acompanharam, dentre os quais estão a Denise e a Osmarina.

COORDENADORES VOCACIONAIS PREPARAM ENCONTRO COM COROINHAS

ENCONTRO EM CAPIVARI DEVE REUNIR CENTENAS DE COROINHAS

27 de agosto de 2011. 8:30h. Os animadores vocacionais da comarca de Tubarão estiveram reunidos neste sábado, 27, pela manhã, na CEAC para encaminharem os preparativos do próximo Estágio.

A Izilda dirigiu a reunião. Confirmou-se a agenda do Encontro Comarcal de Coroinhas, que será dia 3, no Capivari. Temos notícias de que todas as paróquias estão bem motivadas para levarem seus coroinhas ao Encontro.

Os nossos seminaristas também irão participar, com a ajuda dos seminaristas maiores Rodrigo e Sérgio Gomes.

JUDÁ E COLEGAS PARTICIPAM DE CIRANDA CULTURAL

ACADEMIA PROMOVE REFLEXÃO SOBRE PROJETO LITERÁRIO

25 de agosto de 2011. 19h. Nesta noite, no Restaurante do SESC, aconteceu mais um Café Literário, promovido pela Academia Tubaronense de Literatura.

O tema foi o projeto “Quem não lê, não escreve”, dirigido pela Profª. Marilene. Entre os seus objetivos está divulgar os trabalhos literários da Academia.

O Judá, nosso seminarista, foi chamado a compor a Mesa de trabalhos e cantou uma canção do projeto.

JUBILEU DE VIDA RELIGIOSA É CELEBRADO NA PASSAGEM

SEMINARISTAS PARTICIPAM DE MISSA FESTIVA

25 de agosto de 2011. 19h. Por cinco anos a Ir. Rose trabalhou ativamente na comunidade da Passagem, hoje matriz da Paróquia Santa Terezinha. Na época, ela residia na Casa das Irmãs, na Catedral.

Por isso, ao completar 25 anos de vida consagrada a comunidade pode homenagear a Ir. Rose. Desta forma, manifestou o carinho pela presença das religiosas do Instituto Coração de Jesus há décadas naquelas paragens.

A matriz estava lotada. O Pe. Édison, o pároco, presidiu a celebração, concelebrada pelo Pe. Auricélio, amigo e convidado da jubilar. Uma dezena de religiosas estavam presentes, bem como os nossos seminaristas. A animação foi feita por um grupo de cantos da comunidade, constituído por parentes do Pe. Auricélio, e que integram a RCC local.

Após a celebração, na Casa das Irmãs, ao lado da matriz, foi oferecido um coquetel a alguns convidados; dentre os quais estavam os seminaristas.

ENCONTRO CATEQUÉTICO-VOCACIONAL EM SÃO JUDAS TADEU

SEMINARISTAS ANIMAM ENCONTRO VOCACIONAL

24 de agosto de 2011. 18h. Cerca de 60 catequizandos de vários níveis de catequese da comunidade de São Judas Tadeu estiveram reunidos nesta tarde. A comunidade citada pertence à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Humaitá, Tubarão, e situa-se nas proximidades da UNISUL. As catequistas Maristela, Ester, Marta e outras organizaram o evento, motivando os adolescentes a participarem.

A primeira parte do Encontro Catequétivo-vocacionala aoncteceu na capela. Os seminaristas animaram o evento. O seminarista Ronério, que estava de visita, dirigiu a Oração inicial. Seminaristas e catequistas deram testemunhos vocacionais, durante a reflexão dorogoda pelo Pe. Auricélio. Houve um trabalho em grupos, dos quais os seminaristas também participara.

Depois, no Salão de Festas, o José Luiz dirigiu umas breves brincadeiras com a garotada. O lanche partilhado encerrou o evento. Os comes-e-bebes foram oferecidos pelos pais dos catequizandos, o que revelou um grande gesto de fraternidade.

IR. ROSE CELEBRA JUBILEU NA CAPELA DA CEDA

SEMINARISTAS HOMENAGEIAM RELIGIOSA JUBILAR

22 de agosto de 2011. 19:30h. “Anda na presença de Deus e sê perfeito”. Estas palavras da Sagrada Escritura inspiraram o lema e ideal de vida do Pe. Guilherme Meyer, fundador do Instituto Coração de Jesus – Serviam, na Alemanha.

As primeiras religiosas chegaram ao nosso país em 1950 e acompanharam o processo de criação de nossa Diocese, em 1955. Sua Casa Regional situa-se em Braço do Norte e suas religiosas estão espalhadas por várias comunidades de nossa Diocese, por outros estados e continentes.

Uma destas “filhas” de Pe. Guilherme chama-se Ir. Rosemeyre Cardoso, que é a atual Administradora da Casa Regional. Santista de São Paulo, ela está celebrando os seus 25 de vida consagrada. Por isso, juntamente com outras colegas de Instituto, veio celebrar seu jubileu em nossa Missa Vocacional, neste dia 22, aqui na CEDA.

Pe. Auricélio presidiu a Santa Missa, visto que o Pe. Pedro estava fazendo visita aos seminaristas de Brusque. Os seminaristas animaram a celebração, auxiliados pelo Cezinha, de Morrotes. Acompanhava a Ir. Rose, além de suas co-irmãs, uma jovem alemã, a Tereza, amiga do Instituto em Dorthmund.

Durante a Missa a religiosa explicou sobre a descoberta de sua vocação e como tem respondido ao chamado acolhido na juventude. O seu testemunho vocacional edificou a todos. Ao final da celebração, o seminarista Gabriel dirigiu umas palavras de saudação à religiosa e os seminaristas lhe entregaram alguns presentinhos. Por fim, tendo a Ir. Rose ao violão e a jovem Tereza com sua flauta doce, entoaram “A Barca”. Após os “Parabéns à você”, a Irmã recebeu os cumprimentos de toda a assembléia.
"Sempre que possível, dê um sorriso a um estranho na rua. Pode ser o único gesto de amor que ele verá no dia." ( Papa Francisco)